Contém spoiler de Vingadores: Ultimato e Vingadores: Guerra Infinita
O primeiro lugar atacado por Thanos em “Vingadores: Guerra infinita” foi a nave onde os cidadãos de Asgard estavam. Ele matou muitos, muito mais da metade, e entre eles Loki. Sua ida causou revolta e sede por vingança da parte de seu irmão, Thor, que anteriormente já havia perdido a mãe e o pai, tendo somente sua companhia e seu povo, mas após isso, ele perdeu quase tudo.
Na esperança e certeza de que conseguiria se vingar, Thor tenta matar Thanos, mas no momento em que o atinge com seu novo martelo, na verdade um machado, ele estala os dedos e 50% se vão. Mais tarde, em “Vingadores: Ultimato”, após a volta de Nebulosa e Tony, a equipe descobre onde o vilão se encontra e vai até lá para pegar as jóias, matá-lo e trazer tudo de volta em outro estalo, o que não foi possível porque o Titã já as havia destruído.
Depois de saberem que não há volta, cada um segue seu caminho e Thor some, só aparecendo novamente quando é necessário que todos se reúnam para executar a ideia de Scott e com a aparência completamente mudada - seu cabelo, que anteriormente tinha sido cortado, estava grande e descuidado, sua barba, grande e mal tratada, encontrava-se mais gordo e praticamente alcoólatra. Isso foi levado como brincadeira por muitas pessoas, até no filme parece ser piada, mas era e é um assunto de grande seriedade. O personagem entrou em depressão e teve ataques de pânico, e mesmo que a MCU tenha tentado tratar de maneira leve o assunto e feito certas cenas engraçadas, algumas piadas feitas por parte do público em relação a ele foram desnecessárias.
Podemos perceber com sua volta no tempo, quando ele reencontra a mãe, que seu sentimento é de insuficiência: sentia-se indigno. Quando alguém tinha de usar a luva para trazer todos de volta, ele queria fazer aquilo no intuito de “fazer uma coisa certa” , algo que não se soube abordar muito bem. No fim, ele sai pelo espaço com os guardiões da galáxia e parece ficar bem, porém ainda sim, sua dor foi tratada em parte e principalmente pelo público como piada. Eu espero - e acredito que outras pessoas também - que a Marvel em outras produções consiga fazer algum desenvolvimento melhor quanto a isso.
Autora: Marcela