Morre príncipe Phillip, marido da rainha Elizabeth II
Morre o Duque de Edimburgo. As causas são desconhecidas
Morre príncipe Phillip, marido da rainha Elizabeth II
Morre o Duque de Edimburgo. As causas são desconhecidas
Marcela Nibrali
Nesta sexta-feira, 9 de abril de 2021, a morte do príncipe Phillip, aos 99 anos, foi anunciada às 12 horas em Londres (8 horas no Brasil) e confirmada pelo Castelo de Windsor, não sendo divulgada a causa da morte. O duque, casado com Elizabeth II desde 1947, completaria, em 10 de junho, seus 100 anos.
Entre fevereiro e março, esteve internado durante 4 semanas em hospitais londrinos para realizar tratamento de uma infecção e passar por um procedimento cardíaco.
Ele havia recebido alta no dia 16 e veio a óbito depois de quase um mês.
“É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Phillip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor“ informou a família real britânica, em seu Twitter.
Em rápida entrevista coletiva, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, agradeceu a contribuição do príncipe aos países que formam o reinado. “Nós agradecemos como nação pela vida do príncipe Phillip”, disse ele.
Seu velório será realizado na capela de São Jorge, no Castelo de Windsor onde, a seu pedido, também será enterrado.
Não possuindo título de rei, sua morte portanto não afetou a sucessão ao trono britânico. Segundo as leis do Reino Unido, apenas herdeiros recebem o mais alto título da monarquia.
Filho do Príncipe André da Grécia e Dinamarca e da Princesa Alice de Battenberg, Phillip nasceu em 10 de junho de 1921 em Corfu, Grécia, mas foi expulso do país com os pais enquanto ainda criança. Era o mais novo de cinco filhos e o único filho homem de seus pais. Era, também, primo em terceiro grau de sua esposa, denominada Rainha Elizabeth II de 1947 a 2021, e assim como ela, tataraneto da Rainha Vitória. O príncipe serviu na marinha e na guerra e seus interesses eram cavalos, pássaros, voo, vela, meio ambiente, chegando até a escrever livros sobre alguns desses e outros assuntos.
Seu título completo era Sua Alteza Real o Príncipe Phillip, Duque de Edimburgo, Conde de Merioneth e Barão de Greenwich, Cavaleiro da Jarreteira, Cavaleiro do Cardo, Ordem do Mérito, Cavaleiro da Grã-Cruz da Ordem do Império Britânico, Companheiro da Ordem do Austrália, Companheira da Ordem de Serviço da Rainha, Conselheiro privado.
Sua esposa e ele se conheceram durante uma visita da realeza britânica à Real Escola Naval de Dartmouth, onde se formou como um cadete de destaque em sua turma, quando Elizabeth tinha 13 anos e Phillipe, 18. Com isso, começaram a trocar cartas com o consentimento do rei George VI. Eles se casaram em 1947 e Phillip passou mais de seis décadas à sombra da Rainha, sendo conhecido por cometer gafes. O apelido carinhoso com o qual se referia à esposa tornou-se público em 2006 no filme “The Queen” - ali, o príncipe é flagrado dizendo: ‘mova-se, repolho”. Em relação a seus filhos, o relacionamento com Charles, o mais velho, “nunca fora especialmente caloroso” e de acordo com o jornal “The Mail” chegou ao pior nível em 1995, quando os dois declararam guerra após o Duque decidir cortar 63 árvores de carvalho antigas no parque do Castelo de Windsor. Charles, à altura, o teria acusado de vandalismo, segundo o jornal.