Do conjunto do Jornal Extra Terrestre - JET
O Jornal Extra Terrestre é finalmente lançado. Após muita expectativa, por parte dos repórteres e jornalistas, mas também de toda a comunidade escolar do Terra e Cirandinha, o jornal on-line está em pleno funcionamento. Um motivo de muito orgulho para todos nós.
Nessa primeira edição, temos matérias para todos os gostos: reportagens sobre acontecimentos recentes, textos de opinião sobre os mais variados assuntos, notícias e entrevistas. Passamos pelos problemas dos animais de rua até os jogos e séries mais amados pelas crianças; tratamos de jogos e estudos, ciências e entretenimento. E, temos certeza, isso é só o começo.
Mas vamos ao jornal, para que todos possam compreender como funciona e navegar por todas as suas matérias, de acordo com seus interesses pessoais. Para isso, organizamos o jornal em cadernos. São eles: Para alegrar seu dia (com humor, tutoriais divertidos, coisas leves nesses tempos de pandemia); Notícias do Terra e da Terra (as principais notícias e reportagens tanto do mundo quanto do dia-a-dia de nossa escola); Entretenimento (um caderno muito apreciado por nossos alunos, com séries, filmes, música e jogos); Ciências (com ênfase em uma das disciplinas mais queridas da escola); Dicas Nerd (aqui se encontram as dicas dos alunos e dos professores sobre as matérias que estão estudando); e, finalmente, Muda mundo (o lugar para criticarmos e sonharmos com um mundo melhor). A Carta do leitor é o espaço para que vocês se comuniquem com a gente, sugerindo, criticando, opinando e nos dando ideias para as próximas matérias!
As notícias estarão todas na primeira página. Os cadernos são modos de se buscar especificamente temas de seu interesse. E entre a multiplicidade de nossa pauta podemos destacar: uma entrevista exclusiva com o cinegrafista da Rede Record, Jorge Zamarioli, em que ele nos conta como funcionam as pautas jornalísticas e também a pauta policial da televisão; outra entrevista concedida com exclusividade ao JET, com duas das responsáveis pela ONG Projeto Pandora para auxílio de animais abandonados; uma pesquisa DataJet, nosso instituto particular, feita com os alunos e que motivou algumas matérias sobre os gostos do nosso público; sugestões de jogos, expansões, séries, filmes; tirinhas de humor; resenhas sobre produtos culturais; e diversos textos de opinião, em que os alunos-repórteres expressam suas preferências, de modo muito bem articulado.
Estamos, portanto, muito orgulhosos. Este é o começo de nosso jornal, que esperamos seja um modo exemplar de comunicação de toda comunidade escolar: pais, amigos, parentes, alunos, professores e todo o corpo profissional da escola.
Seguiremos fazemos matérias de seu interesse, toda semana. Acompanhem nosso trabalho e nos diga, na Carta do leitor, quais suas preferências. Agradecemos a participação e desejamos a todos uma boa leitura.
Da equipe do Jornal Extra Terrestre