Algumas vezes, aparece um vírus no seu computador e automaticamente você pensa que os hackers são responsáveis. Agora vamos esclarecer algumas coisas sobre os hackers e então você verá se seu pensamento muda.
Por J.M. De Marco Fagundes
Para começar o assunto, primeiramente explicarei o que é um hacker: um hacker é uma pessoa com alto conhecimento em informática, capaz de usá-lo para invadir sites. Mas não pense que todo hacker é mal. Alguns usam esse conhecimento de forma boa e outros de forma ruim e ilegal, então os que o utilizam dessa forma ilegal são conhecidos como crackers, nome adicionado mais atualmente. O termo original, na verdade, é black hat, ou chapéu preto em português, e os que trabalham de forma legal e autorizada são os white hats, ou, em português, chapéu branco.
E agora vou explicar como os white hats utilizam seus conhecimentos de invadir, quebrar senhas, de maneira legal e autorizada. Eles são autorizados a invadir o sites de determinadas empresas que deram autorização para fazê-lo e, enquanto invade, escreve um relatório de melhorias que podem ser feitas no site para que ele não tenha problemas com black hats. Se o teste ocorrer bem, o hacker recebe um pagamento em dinheiro pelos serviços prestados.
Enquanto isso, os black hats invadem empresas sem autorização, podendo roubar informações confidenciais e às vezes até dinheiro da empresa.
Para se tornar um hacker profissional, você pode procurar por um curso que ensine melhor sobre hackers e programação de computadores. Em alguns anos, se tudo correr bem, você poderá ser um white hat brilhante que já testou a segurança on-line de várias empresas.