Gatos: habilidades, mitologia e datas comemorativas


Os gatos são seres arteiros, curiosos e encantadores, com suas habilidades de locomoção, seus meios de dar atenção entre diversos outros, por J. M. de Marco Fagundes  




A domesticação teria começado, segundo o artigo “Origins of domestic dogs”, entre 18.800 e 32.100 anos atrás, no período paleolítico, segundo teorias científicas. Aliás, acredita-se que a aproximação com os cães teria sido a primeira, começando graças aos restos de comida que pertenciam aos humanos e seriam dados aos lobos, que começaram a nos acompanhar e evoluir até o que são hoje. E, após a domesticação dos cães, os felinos seriam os próximos.

Em teoria, segundo o site Mundo estranho, os seres humanos acumulariam grãos que atraíram ratos: um alimento para os gatos que veriam ali uma oportunidade para aproximação.

Tal aproximação viria a ser representada também nas mitologias e religiões do mundo antigo, como no Egito e nas tribos nórdicas. No Egito, os gatos eram associados às deusas Ísis e Bastet. Portanto, matar um gato era estritamente proibido, e no caso de ocorrer, a família que seria a dona do Felis Catus ficaria de luto e rasparia as sobrancelhas. Quanto aos nórdicos, em sua mitologia os gatos eram frequentemente associados à deusa Freya.

E, hoje em dia, os gatos domesticados são capazes de nos conquistar com sua carinha e com suas impressionantes capacidades e habilidades, como, por exemplo, a habilidade de pular cinco vezes o tamanho do próprio corpo. Sua incrível agilidade de alcançar 49 km/h em curtas distâncias e sua habilidade de endireitamento do próprio corpo em quedas nos impressionam. Aliás, é com esta peculiaridade que conseguem se utilizar de movimentos rápidos do corpo e de sua percepção espacial, seu “sensor de equilíbrio”, para caírem sempre de pé, segundo o site Brasil Escola.      

Essas e outras habilidades surpreendentes, aliadas ao carisma desses bichanos, fizeram com que estabelecêssemos datas comemorativas como homenagem e para a proteção desses felinos. O dia mundial dos gatos é marcado em 3 datas oficialmente em alguns países: 17 de fevereiro; 20 de fevereiro; 08 de agosto. E, ainda para outros, na data de 20 de agosto.

Todas essas datas têm em comum importantes funções: homenagear os gatos e acabar com as superstições em relação ao azar e a bruxas, reduzindo os maus tratos. Apesar de não ser um dia muito conhecido, é de extrema importância para a evolução da relação de gatos e seus donos.

 



Links recortados e colados: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gatos_na_cultura_popular

https://www.the-scientist.com/news-opinion/origin-of-domestic-dogs-38399

https://www.natgeo.pt/animais/2018/06/os-gatos-domesticaram-se-eles-proprios

https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-50403569

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/voce-sabia-como-caes-e-gatos-foram-domesticados,3409da38d43da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/12/gatos-foram-domesticados-quando-iam-cacar-ratos-ha-mais-de-5-mil-anos.html

https://www.megacurioso.com.br/animais/70178-cientistas-debatem-se-os-gatos-realmente-sao-animais-domesticados.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gato