JET: Por que você escolheu a geografia e atuar como professor?


Professor Miller Savelli: Olha que legal. Eu seguia na área de engenharia, né? Então, quando eu voltei a estudar, eu estava estudando pra prestar astrofísica na UFSCar. E aí eu conheci um professor que dava aula de geografia, né? Fiquei muito contente em conhecê-lo, porque através da geografia que ele apresentou eu consegui enxergar que eu não iria mostrar só uma coisa extremamente fechada, assim, mas que a geografia ela mostrava o mundo, mostrava questões sociais, mostrava como funcionava o mundo, ela mostrava as desigualdades, ela mostrava como que funcionava o nosso planeta, vulcões, terremotos, a dinâmica atmosférica e aquilo me deixou encantado. E como me tocou profundamente, eu falei, poxa, eu posso trazer isso de alguma forma pros alunos também, essa visão de mundo, né? Geografia me encantou por conta disso, por trazer uma visão ampla do mundo. 


JET: Você tem algum objetivo com a sua profissão? 


Professor Miller Savelli: Como com geografia, eu também gosto de atuar e estou me especializando na área de geoprocessamento. Algo para conseguir fazer o mapeamento do solo através de drones, de visão mais superficial do solo. 


JET: E por que você resolveu atuar como professor, e não só atuar na sua área?


Professor Miller Savelli: Porque atuar só para mim, conhecer geografia só para mim, ter todo esse conhecimento dentro de mim… ao atuar com geografia dando aula, eu consegui trazer isso que está dentro de mim, todo esse conhecimento que foi trazido através da ciência pra jovens que são o futuro do mundo… Por exemplo, eu sozinho não vou mudar nada. Agora, se eu, pensando junto com os jovens, conseguimos pensar algo bem legal, a gente consegue modificar o mundo.


JET: Como está sendo sua experiência no Colégio Terra? e qual está sendo sua parte preferida de atuar como professor de geografia?


Professor Miller Savelli: Gente, estou adorando. Conhecer jovens como vocês, dedicados, compromissados, responsáveis. Eu acho que a escola ela oferece sim um campo pra gente conseguir trabalhar de forma bem aberta, de uma forma lúdica, eu acredito que a escola tem uma estrutura legal pra gente poder dar uma aula bacana, né? A gente tem slides, a gente tem projetores, a gente tem salas climatizadas, então eu acredito que tudo isso colabora pra gente ter uma aula bem agradável


JET: O que você mais gosta nas suas aulas? O que você gosta de fazer com os alunos, ou seja, como é a dinâmica das suas aulas?


Professor Miller Savelli: Eu gosto muito de escutar os alunos. Então agora eu estou assumindo algumas salas novas que estão pegando um pouco do meu perfil: eu pegando o perfil de vocês e vocês pegando um pouco do meu perfil. Mas a evolução que eu vejo é durante a aula de uma grande troca de informação. Normalmente nas minhas aulas, os alunos são bem participativos, quase não ficam dispersos e aí a gente consegue fazer uma discussão bem grande. Normalmente eu coloco os alunos pra fazerem pesquisas em casa, normalmente nas aulas eles vão e enriquecem a discussão. Então o que eu mais gosto, assim, de trabalhar nas minhas aulas são essas discussões dos alunos, a interação, né? A gente consegue esse somar de ideias, porque eu não acredito que a educação seja o professor ensinando, mas acredito que a educação seja um conhecimento sendo construído por todas as pessoas, né? Os alunos e os professores.