Editorial: Pelo amor e o cuidado entre as pessoas


Da Redação, com participação de Maria Júlia Gasparin, J. V. de Marco Fagundes, Maria Fernanda Fernandes, Marcela Nibrali, Maria Eduarda Fernandes, Carlos Eduardo Melo e Tiago Donoso


Tendo em vista os acontecimentos recentes em outras partes do país, nós do Jornal Extra Terrestre viemos enfatizar o amor ao próximo, o cuidado e a solidariedade que nos fazem humanos. Além disso, queremos demonstrar que nossa comunidade, sempre carinhosa e calorosa, está amplamente protegida - porque sempre cuidamos uns dos outros, e seguiremos fazendo-o.

Não é surpresa que informações enganosas podem gerar grandes comoções, principalmente tendo em mente a era tecnológica na qual vivemos, mas, por alguma razão, continuamos a espalhar informações mesmo sem conhecimento de sua procedência. Neste contexto, as fake news têm tido grande protagonismo na disseminação da incerteza e aflição em ambiente escolar, onde através das redes sociais ou até mesmo em conversas cotidianas, alunos e responsáveis, em meio ao pânico, continuam no ciclo vicioso contra a verdade. De certa forma, isso prejudica o ambiente em que estamos inseridos, pois, enquanto os medos e mentiras forem alimentados, as consequências continuarão nos atingindo negativamente.

Vale ressaltar que nossa comunidade vêm tomando medidas de segurança há algum tempo e, agora, ainda mais efetivamente. Além de novas cercas e grades, na intenção de barrar qualquer entrada irregular, a presença de policiais na entrada do colégio, bem como a de um segurança na primeira grade e outros protocolos como confirmação de dados (rg, cpf), manutenção constante de câmeras e alarmes, também são atitudes implementadas visando a proteção e integridade dos alunos e funcionários. Além disso, ao contrário de outros estabelecimentos de ensino, a escola tem, como é sabido, uma psicóloga que acompanha os alunos na fase complexa da adolescência - acompanhamento este que talvez seja a iniciativa mais importante tomada pelo colégio. Nas escolas públicas, o governo também vem tomando medidas necessárias, para que não haja mais vulnerabilidade.

Sendo assim, fazendo nosso papel, sendo solidários, barrando informações enganosas e exercendo o cuidado com o próximo, caminharemos para um período futuro de mais amor e fraternidade, com menos preocupações e angústias, onde poderemos nos sentir mais seguros e acolhidos.