Editorial de Agosto de 2021


Equipe do Jornal ExtraTerrestre


O Jornal ExtraTerrestre está de volta após as férias escolares. Embora não tenhamos parado completamente nossas atividades, diminuímos um pouco o ritmo, com o intuito de recarregar as baterias. Retornamos, agora a todo o vapor.

No mês de agosto já iniciamos com matérias importantes. Temos nossas resenhas críticas, nossas análises de produtos culturais como filmes, séries e games, com destaque para os textos sobre o seriado Loki, sobre o polêmico uso de cheats em jogos e, ainda, como não poderia faltar, sobre o esporte olímpico do momento: o skate. Ou seja, há textos para todos os gostos, e prosseguimos também com a série “SOS Animais sumindo”, que trata do importante tema dos animais em risco de extinção.

Um dos destaques mais recentes é a matéria, baseada em trabalhos da Revide e CidadeOn, sobre uma criança cujos pais buscam auxílio para o tratamento de sua doença rara: trabalho de Lorena Attili, de quem o pequeno João Guilherme é primo. Outros destaques são as tirinhas muito criativas do nosso multitalentoso repórter Eric e as fanfics, prestes a serem publicadas, de ao menos três autores: Eric, Lorena Boschini e Marcela Nibrali. A escrita desses repórteres-jornalistas está, aliás, cada vez mais impressionante: o domínio da linguagem os permite escrever desde textos analíticos, opinativos, a narrativas ficcionais com a mesma destreza, o que pode ser dito de outros dos nossos repórteres, como Lívia Botte e seu artigo sobre o skate; Mariana Frizelli e seu carismático texto sobre o filme “Pai em dobro”; Ana Carolina e seu comentário denso sobre o AI Dungeons, que explica com detalhes o game até para leigos; Felipe Furtado e João Miguel, com seus textos bem redigidos sobre youtubers e a Área 51 (este com excelente separação entre ficção e realidade); e, por fim, o texto de Lara Alves sobre o atleta olímpico Lucão e o curioso uso de máscara em quadra, curiosidade bem explicada e denotando faro jornalístico. E, claro, todos os outros textos e reportagens que ainda surgirão, neste e nos próximos meses.

Mas o mais importante ainda está por vir. A equipe do Jornal ExtraTerrestre está se preparando para a primeira edição do jornal impresso. Não podemos nos adiantar muito, mas é suficiente esclarecer que logo ele estará disponível nos corredores do Colégio Terra!

Enfim, muito trabalho, muita diversão e muita informação são os resultados desses meses, que você pode conferir no jornal on-line e, em breve, no jornal impresso. Fique atento! Muitas matérias excepcionais estão no forno, como a de Maria Julia, tratando das músicas no topo das paradas e a volta de textos de Laíse, duas autoras que agradam todos os nossos leitores.

Mantenha-se ajudando, dando sua opinião e sugestão para fazermos um jornal cada dia melhor. Aguarde as novidades e participe de nosso DATAJet, respondendo às perguntas de João Miguel sobre as carreiras profissionais. E, mais uma vez, muito obrigado pela leitura. Esperamos que estejam se divertindo, assim como todos nós estamos!