Caros leitores de mídia,
Hoje venho tratar de um assunto mundial que é sendo maior a cada minuto, o aquecimento global e o meio ambiente, que estão diretamente envolvidos no dia a dia da pessoa.
Ultimamente, fica cada vez mais nítido o quanto estamos regredindo em relação ao cuidado com o meio ambiente. Como já dizia Ailton Krenak "O futuro é ancestral e a humanidade precisa aprender com ele e a pisar suavemente na terra", dito isso, posso afirmar que por sermos uma sociedade capitalista, não adquirimos bons resultados em relação a esse tratamentos.
A partir disso, pesquisas e dados estatísticos sobre o desmatamento no mundo (uma das causas para o aquecimento global), 43% são responsáveis pelo Brasil, sendo o mais marcante em 2022.
No entanto, não é só a população brasileira a culpada de tudo. O consumo excessivo leva o descarte inadequado e o grande acumulo de lixo, causados na maioria das vezes pelas potências econômicas (ex: China), que só pensam em acumular capital, ou seja, dinheiro.
Mas agora, ao invés de pensar apenas no macro, vamos dar uma olhada no micro. Se cada pessoa fizesse a sua parte, poderíamos ter a resolução desse problema, e tudo isso com uma simples ação, como: desligar uma torneira, não consumir exageradamente, separar o lixo, usar fontes renováveis, entre outras.
Portanto, o governo e as próprias escolas deveriam investir em uma educação melhor para as crianças, aproveitando sua fase de crescimento para uma boa produção. Ser explicado, ou até mesmo debatido todos os dias esse assunto, para que as pessoas sejam conscientizadas e passem a tomar iniciativas sustentáveis.
Logo, arrisco dizer que isso também deveria ser introduzido para adultos e idosos, e não só por meio de campanhas e sim pelo próprio ensino. Para que não seja uma prática apenas por crianças.
Concluindo, solucionar esse desafio só depende de vocês. Então, vamos parar de ser egoísta e preservar nosso planeta Terra.
Ana Carolina Batista 9°B