Carrossel: bullying a todo o momento, será verdade?
A famosa novela da Netflix “Carrossel” pode estar demonstrando atos de bullying, incluindo agressão, física e mental, exclusão e preconceito
Por João Miguel
“Carrossel” é uma série muito popular na atualidade. Muitos de seu personagens são adorados e têm até fãs, porém na série é demonstrado que esses mesmos personagens sofrem e provocam a ação ilegal conhecida por bullying.
Para apresentar esses atos de violência mental ou física, onde as vítimas não podem se defender, convidamos uma fã da série, que concordou em dar a entrevista e autorizou colocarmos seu nome nessa entrevista.
JET: Em algum momento da série você notou essa violência, às vezes feita em sua maioria pelos próprios alunos?
Júlia: Sim.
JET: Você saberia dar exemplos de momentos em que esse ato ocorreu e por quem foi feito?
Júlia: Sim, pelo Jaime, agressões físicas principalmente no pescoço, Valéria, zoeiras de mal gosto, Paulo, zoeiras e xingamentos, Maria Joaquina, preconceito e discriminação social.
JET: Você poderia dizer quem na série sofria com o bullying e a reação dessas pessoas perante o mesmo?
Júlia: Sim, Cirilo, fica quieto no canto dele e não faz nada contra o bullying; Kokimoto, ele ri da cara de quem está sofrendo.
JET: Como se sente sabendo que alguns de seus personagens preferidos cometem bullying?
Júlia:Às vezes com raiva ou tristeza.
O Jet agradece a Júlia por autorizar que essa entrevista fosse feita.
Aqui vemos exemplos do bullying, mas, o que fazer se conhecer alguém que sofre ou estiver sofrendo você mesmo o bullying?
O mais correto a fazer seria aconselhar quem sofre a contar aos pais e responsáveis escolares, tais como diretor, coordenador e professor.
Não faça como os personagens de “Carrossel”: não normalize o bullying.
Denuncie se presenciar esse ato.
E com essa entrevista vemos exemplos de bullying que ocorrem em uma das séries mais adoradas da Netflix. Mesmo com esses atos, não deixa de ser uma série boa para se assistir se você gosta de novelas, confusão e zoeiras na escola. Apenas tenha em mente que essas ações não são corretas nem desejáveis.