As “trends”, que são as tendências em destaque nas redes sociais, surgem e desaparecem de forma muito rápida. Entre elas, estão os memes, que são conteúdos, geralmente imagens, vídeos ou textos, que se tornam virais e são compartilhados de forma humorística. A partir disso, investigamos os novos memes que estão viralizando nas redes sociais, chamados de “brain rot”. Esse novo meme, que, no português, tem uma tradução um pouco estranha, viralizou no tiktok e está sendo usado em diversos momentos. Apesar de ter chegado no Brasil só agora, a palavra “brain rot” foi considerada a palavra do ano de 2024, eleita pelo Dicionário Oxford de língua inglesa e, segundo o site de notícias G1, representa “a suposta deterioração do estado mental ou intelectual de uma pessoa, especialmente vista como resultado do consumo excessivo de material (principalmente conteúdo online) considerado trivial ou pouco desafiador”. Porém, o termo já era conhecido há muito tempo. O termo brain rot surgiu pela primeira vez em 1854, no livro Walden, de Henry David Thoreau, como uma crítica ao declínio intelectual e à desvalorização de ideias complexas na sociedade. Conheça alguns dos vídeos mais virais dessa trend:
Tralalelo tralala: o meme de um tubarão usando tênis nos pés foi um dos primeiros a se tornar viral entre jovens e crianças.
Bombardino crocodilo: Outro meme também bem conhecido, que representa um crocodilo em formato de avião voando no céu, e foi um dos primeiros a viralizar.
Ballerina capuccina: O primeiro Brain Rot apresentado como uma mulher viralizou um pouco depois, mas a menina bailarina com cabeça de xícara não fica para trás, e começou a viralizar a pouco tempo.
Capuccino assassino: um suposto copo de café com roupa de ninja que ganhou esse nome.
Apesar do teor humorístico, muitos pais precisam estar em alerta com os Brain Rot pois a maioria dos consumidores desse tipo de conteúdo são as crianças e, pelos memes serem de origem italiana e serem feitos em italiano, as crianças podem estar repetindo frases sem saberem a tradução e achando engraçado por conta da imagem mostrada, o que pode trazer prejuízos e mal entendidos.
Além disso, o Brain Rot, por ser uma imagem feita por Inteligência Artificial [IA] com uma frase supostamente engraçada, falando o seu nome com uma voz diferente, chama a atenção para o uso inconsciente e irresponsável desse tipo de tecnologia, tema que já apareceu na edição anterior do nosso jornal. Com isso, opiniões diversas surgiram como discussão dentro da redação do jornal. Como conclusão, concordamos que “é uma foto que, às vezes, é engraçada, mas como tudo tem um lado bom, também existem as consequências ruins”. Por isso, essa tendência “nos deixa um alerta importante para prestarmos atenção no tipo e também na qualidade do conteúdo que estamos consumindo, principalmente as crianças e adolescentes, por estarem em processo de desenvolvimento”. E você, o que acha dessa nova tendência de memes? Mande uma Carta do Leitor para o JET e deixe sua opinião!