Conheça a historia do gênio por traz da física quântica
Por João Miguel De Marco Fagundes
Albert Einstein nasceu na Alemanha no dia 14 de março de 1879 em Ulm. Filho de Hermann Einstein (1847-1902), um empresário judeu, e de Pauline Einstein (1858-1920), seguia a religião judia, e foi irmão de Maja Einstein (1881-1951), uma romancista alemã.
Albert foi com sua família para a cidade de Munique em 1880 devido a problemas com a empresa do pai, Elektrotechnische Fabrik Jakob Einstein & Cie, (os negócios da empresa não estavam indo bem). Após atingir seis anos de idade, recebeu incentivo da mãe e assim começou a estudar violino.
Aos 5 anos de idade, entrou em uma escola católica, e aos 8 se mudou para o Ginásio Luitpold. Após essa escola, foi para a Escola Cantonal Aargau, onde finalizou o ensino médio. Uma vez com o ensino médio finalizado, ingressou na Politécnica de Zurique (Suíça) em 1896, local onde alcançou a graduação em 1902.
Um boato que se espalhou foi o de que Einstein seria um aluno medíocre, visto que a maioria de suas notas estavam entre 5 e 6, e em algumas matérias 4; e, em francês, (uma matéria que Albert sempre teve grande dificuldade) 3. Mas uma coisa que não foi levada em conta, por quem criou e/ou espalhou esse boato, foi que o sistema de notas na Alemanha e na Suíça era diferente nessa época, onde 6 era a nota máxima e a “média” (valor mínimo para passar) era 4.
Após a graduação, o grande físico começou a trabalhar no Departamento de Patentes em Munique, até que em 1905 começou seu doutorado, e ainda no mesmo ano publicou quatro estudos, sendo eles, segundo o site Brasil Escola :
“Sobre um ponto de vista heurístico relativo à produção e transformação da luz”, este se trata da absorção da luz graças ao efeito fotoelétrico.
"Sobre o movimento de pequenas partículas em suspensão dentro de líquidos em repouso, tal como exigido pela teoria cinética molecular do calor" este explica por exemplo a movimentação de pequenos e leves objetos sobre uma superfície líquida estável, (como mencionado pelo Brasil Escola, “o movimento aleatório de pequenos grãos de pólen em suspensão num líquido é originado das minúsculas colisões moleculares”).
“Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento”, trabalho que iniciou a área física conhecida por relatividade restrita, para mais informações acesse o link: https://www.ime.usp.br/~rvicente/Einstein.pdf , um link sobre inteiramente a eletrodinâmica dos corpos em movimento.
"A inércia de um corpo depende do seu conteúdo energético?" É o artigo em que é apresentado a teoria da relatividade o E=MC2 ( e = mc ao quadrado).
Depois em 1909, aos 29 anos se tornou professor adjunto (professor associado ao Centro de História da Física); em 1911, se tornou professor de física teórica na universidade de Praga, na República Tcheca; e em 1912 foi professor teórico no Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Zurique.
Em 17 de outubro de 1933, o gênio foi aos Estados Unidos da América. Havia ido em visita para o país norte americano. Porém, enquanto estava no país, os ideais nazistas começaram a se espalhar pela Alemanha. Ainda enquanto estava em território estadunidense, Hitler chegou ao poder. Devido a isso, decidiu não retornar para a Alemanha.
Nos EUA, durante a Segunda Guerra Mundial, foi desenvolvido o Projeto Manhattan, feito para criar a bomba nuclear. No começo, o físico se mostrou contra a criação da bomba. Porém, depois de ver os avanços da Alemanha, do Japão e da Itália, acabou auxiliando em sua criação, inclusive, enviando cartas ao presidente, cobrando maior investimento no projeto. Em 1945, foi lançada a primeira bomba nuclear funciona em uma área de testes no Novo México. Depois da criação da bomba, em 6 de agosto de 1945, ocorreu a tragédia de Hiroshima com aproximadamente 90 a 160 mil mortos em Hiroshima, e 60 a 90 mil mortos em Nagasaki. O nome do cientista foi contado junto da notícia da bomba nuclear, mesmo este dizendo que não esperava que as bombas fossem usadas de tal forma.
Em 18 de Abril de 1955, Einstein morreu de aneurisma da aorta abdominal.
Duas curiosidades sobre Albert Einstein. Conhecido como grande fazedor de frases, sua mais famosa foi: “Existem duas coisas infinitas, o universo e a estupidez humana, mas sobre o universo eu ainda não tenho certeza absoluta”. Outra curiosidade foi seu último pedido: quis que seu corpo fosse cremado, para que seu túmulo não virasse um “ponto turístico”.
Fontes:
https://brasilescola.uol.com.br/biografia/albert-einstein.htm