PROGRAMAÇÃO


8h – 8h45: Credenciamento (entrada do câmpus)

O primeiro horário do evento está destinado ao credenciamento dos participantes. Neste será feito o controle da chegada do público bem como orientações sobre o evento.

8h45 – 9h: Abertura (auditório)

9h – 10h30: Mesa Redonda -

TEMA: Línguas e Literatura: reflexões pedagógicas (auditório)

A literatura como possibilidade de formação e reflexão - Profª. Dra. Eliane Aparecida Bacocina - Doutorado em Educação - área de Educação e Linguagem / Unesp - Rio Claro - Professora da área de Educação / Pedagogia - IFSP – Boituva

Desafios do ensino de Literatura em sala de aula: reflexões e proposições -Profa. Ms. Luciana da Costa Ribeiro - Mestranda Profissional em Letras - UENP - Cornélio Procópio.

Formação e semicultura a partir da teoria crítica de Theodor Adorno - Prof. Doutor Fernando Lopes de Aquino - Doutorado em Filosofia da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Mediador: Prof. Esp. Jean Carlos da Silva Roveri

10h30 – 10h45: Coffee Break (auditório)

10h45 – 12h30: Oficinas e minicursos

Minicurso 1 – A Análise do Discurso em três épocas: passado, presente e futuro – Profª Ma. Élida Cristina de Carvalho Castilho (IFSP) - Doutoranda em Estudos Linguísticos pela UFMS/Câmpus Três Lagoas.

Minicurso 2 - Novas tecnologias e a formação inicial do professor para o ensino de línguas – Profª Ma. Daiane Eloisa dos Santos – Mestrado em Estudos da Linguagem – UEL

Oficina 1 - Tempo, imagem e palavra: reflexões sobre História, Arte e Literatura - Prof. Dr. Emerson Calil Rossetti (FIRA) - Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Oficina 2 - Leitura de poesia e de poema: da teoria à prática em sala de aula - Profª. Ma. Cristiane Nascimento Rodrigues - Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura – PPGLIT/UFSCar.


14h – 16h: Sessões de comunicações

14h – 16h: “Cantinho da Leitura” (pátio ) - Camila Fernandes Rocha, Gabriela Zandona e Murilo do Amaral Pontes de Camargo – licenciandas do primeiro termo do curso de Letras/Espanhol do IFSP – Câmpus Avaré (apresentação e exposição de obras literárias aos participantes que preferirem não participar das sessões de comunicações).


16h – 16h15min: Coffee Break – (auditório)

16h30min – Encerramento (sorteio de brindes) - Auditório

O último intervalo de tempo do evento está destinado ao encerramento deste com agradecimentos, síntese da proposta e sorteio de brindes para os participantes presentes.