Orientações para submissão de trabalhos

1) Cronograma

  • - Prazo final para proposição de Sessões Coordenadas - 25/05/2018
  • - Publicações no site das propostas aprovadas – 30/05/2018
  • - Período para inscrição de resumos nas Sessões Coordenadas - 31/05/2018 a 10/08/2018
  • - Prazo para divulgação dos resumos aceitos pelos coordenadores de Sessões Coordenadas- 15/08/2018

2) Submissão de proposta de Sessão Coordenada

As Sessões Coordenadas (SC) são espaços para apresentação, debate e aprofundamento de temas a partir de resultados finais ou parciais de pesquisas concluídas ou em andamento. Assim, espera-se a interação entre pesquisadores experientes e estudantes, docentes e profissionais em processo de aprimoramento teórico-metodológico. As propostas para SC's deverão estar dentro do escopo proposto para o evento, compreendendo a diversidade e amplitude das discussões sobre ensino-aprendizagem de línguas e literatura, em todos os níveis e modalidades. Também são esperadas propostas que reflitam sobre as questões políticas, tecnológicas e inclusivas nesse âmbito. Os coordenadores de sessões, por meio do resumo da proposta, orientarão e avaliarão os trabalhos a serem submetidos. O número mínimo de comunicações para que a SC ocorra é de 03 (três) apresentações (contando com a coordenação) e o máximo de 06 (seis, contando com a coordenação), considerando que cada comunicação será de 15 minutos com acréscimo de mais 5 minutos para debate. Caso o/a coordenador(a) da sessão aprove trabalhos acima do quantitativo máximo proposto, o tempo para a comunicação oral poderá ser reduzido, conforme a necessidade/critério do coordenador. Caso a SC não atinja o número mínimo de inscritos, será cancelada. O tempo total para cada sessão é de 2h (duas horas). Caberá aos coordenadores administrar o tempo da sua sessão. O pré-requisito mínimo para a proposição de uma SC é estar regularmente matriculado em um programa de pós-graduação stricto sensu. Cada sessão pode ser coordenada por até dois participantes.

3) Submissão de trabalhos para as Sessões Coordenadas

Após a publicação das SC's aprovadas pelo Comitê Científico, aqueles que tiverem interesse em participar com trabalho em forma de comunicação oral, deverão submeter seus resumos dentro das propostas de sessões disponíveis, dentro do prazo previsto. Em seguida, deverão aguardar o parecer da coordenação da SC escolhida, que poderá ser: aprovado, o que significa que o trabalho está de acordo com a proposta da SC; aprovado com ressalvas, indicando que há necessidade de ajustes no trabalho; recusado, que indicará os motivos de não ter sido aceito. O pré-requisito mínimo para inscrição de trabalhos em uma SC é estar matriculado em curso de nível superior.

4) Orientações gerais:

a) As propostas devem ser apresentadas por via eletrônica e em língua portuguesa pelo e-mail jornadadeletras2018@gmail.com e a inscrição feita pelo site.

b) O número máximo de autores para cada submissão é três.

c) Cada inscrito poderá submeter, no máximo, dois trabalhos como autor principal. Não há limite de submissão para coautoria.

d) No ato da inscrição, o autor principal do trabalho deverá se responsabilizar pela digitação correta dos nomes dos coautores, assim como do título do trabalho, uma vez que estes não poderão ser alterados.

e) No ato da submissão, o autor deverá indicar o nome da Sessão Coordenada.

f) Cada trabalho apresentado terá direito a um certificado com o nome dos autores e coautores (se houver) do trabalho.

g) A submissão de proposta de Sessão Coordenada será em formato de resumo.


5) Orientações específicas:

5.1 Normas para proposição e participação de Sessões Coordenadas:

O resumo deverá conter os seguintes itens:

a) Título em negrito e centralizado (no máximo 15 palavras);

b) Nome do autor e coautores completos (e por extenso), alinhados à direita;

c) Identificação da Instituição, Programa, Unidade da Federação e Agência de Fomento (se houver) e, no caso de alunos de graduação, indicar o nome do orientador;

d) O documento deverá ser salvo em Arquivo (doc / docx);

e) Formatação para o resumo: mínimo de 100 e máximo de 300 palavras com espaço simples, contendo síntese do objeto de pesquisa, referencial teórico, metodologia, resultados e 3 palavras-chave.

f) Normas de formatação para o corpo do texto: fonte Arial; corpo 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas simples; margens superior/inferior e esquerda/direita 3 cm.

g) Em note de rodapé, os autores e co-autores (se houver) devem informar seu endereço eletrônico.

5.2 Apresentação na Sessão Coordenada

a) As apresentações serão orais e ocorrerão em salas/horários previamente definidos e serão informados aos participantes em momento oportuno.

b) A coordenação da SC terá autonomia para estipular o tempo máximo para cada apresentação bem como o tempo para debate.

c) Serão disponibilizados equipamentos para projeção. Se houver necessidade de áudio, deverá ser indicada no ato da submissão do resumo, no corpo do e-mail.

d) Sugere-se ao participante levar sua apresentação salva em pen drive e em pdf a fim de facilitar e otimizar o tempo.