Minicurso 1 – A Análise do Discurso em três épocas: passado, presente e futuro

Professora Ma. Élida Cristina de Carvalho Castilho (IFSP) Doutoranda em Estudos Linguísticos pela UFMS/Campus Três Lagoas.

Este minicurso tem por objetivo apresentar e iniciar uma discussão teórico-prática sobre os estudos discursivos na área da linguagem, através da Análise do(e) Discurso de linha francesa, campo de conhecimento que abriu (e ainda continua abrindo) caminhos para um objeto radicalmente novo – o discurso. Para tanto, recorreremos a um breve histórico dessa trajetória nova em pesquisas linguísticas (década de 60 na França), que chocou sobre questões fundamentais sobre os textos, a leitura e o sentido, em que Pêcheux viu a necessidade de se fazer uma análise no nível linguístico e não mais no conteúdo. No Brasil, desde os anos 80, esse campo de estudos vem sendo amplamente discutido e revisitado. Com o objetivo de descrever/interpretar o funcionamento do texto/discurso, os pressupostos da AD permitem ao analista não somente trabalhar com o que as partes significam, mas com os seus efeitos de interpretação, pontos de deriva possíveis (próprio de todo enunciado), que coloca em jogo a interpretação dos fatos, dos acontecimentos como um espaço em que os sujeitos mobilizam várias memórias, de acordo com suas relações sociais, produzindo novas significações. E são essas relações entre o real da língua e o real da história que buscaremos entender nesse minicurso, com análises discursivas que teorizam os principais conceitos operatórios desse campo – o interdiscurso, a formação discursiva e a memória.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO PREENCHENDO O FORMULÁRIO NO LINK ABAIXO:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe102heWi0fxJ3PYP7bzVQ4GuwlhcJUr_Z8IlE-qggjEgDG5A/viewform?usp=sf_link


Minicurso 2 - Novas tecnologias e a formação inicial do professor para o ensino de línguas

Professora Ma. Daiane Eloisa dos Santos – Mestrado em Estudos da Linguagem – UEL

Este minicurso tem como objetivo refletir sobre o conhecimento construído a respeito da formação inicial em Letras e as práticas de letramento digital desenvolvidas pelos professores em formação inicial. Pretende-se apresentar reflexões sobre a formação docente inovadora (VEIGA; VIANA, 2012), formação tecnológica do professor (PAIVA, 2012) e autoheteroecoformação tecnológica (FREIRE; LEFFA, 2013). A pesquisa apresentada configura-se como sendo um estudo de caso do tipo etnográfico e apoia-se ainda em teorias advindas dos estudos de Rojo (2012), Lemke (2010), Buzato (2006; 2010), Lankshear e Knobel (2007); Coscarelli e Ribeiro (2011), dentre outros, sobre novos letramentos e letramento digital. Considera-se os pressupostos de Pretto (2002), Barreto (2004; 2011), Freitas (2009), que problematizam as metodologias para o uso das tecnologias no contexto escolar.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO PREENCHENDO O FORMULÁRIO NO LINK ABAIXO:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfER82JDCGdVdVTCs-1qM4N-zvrB3SJz9umds6NTK4m-YQwWw/viewform?usp=sf_link


Oficina 1 - Tempo, imagem e palavra: reflexões sobre História, Arte e Literatura

Professor Dr. Emerson Calil Rossetti (FIRA) - Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

A obra literária, a despeito de sua autonomia criativa, dialoga com as questões de seu tempo, expressando sua visão de mundo por meio da palavra que potencializa, esteticamente, a construção de sentidos e a possibilidade de variadas reflexões. Para demonstrar esse aspecto, tomaremos como referência o contexto de duas épocas: o Classicismo e o Barroco, períodos nos quais identificaremos, a partir de motivações históricas, as características da mentalidade da época expressas na pintura e na literatura.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO PREENCHENDO O FORMULÁRIO NO LINK ABAIXO:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSftnkmR8dtKFmITr7g4HvKj1rcZQ2vOlLvB4x6zC0jNSEQcaQ/viewform?usp=sf_link


Oficina 2 - Leitura de poesia e de poema: da teoria à prática em sala de aula

Professora Ma. Cristiane Nascimento Rodrigues - Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura – PPGLIT/UFSCar.

A presente oficina pretende despertar o interesse para a leitura analítica de diferentes poemas em língua portuguesa, ditos como pertencentes às escolas literárias: Romantismo, Parnasianismo, Simbolismo e Modernismo Brasileiro, com o apoio de obras teóricas que auxiliarão na percepção de que, nos textos poéticos, forma e conteúdo são indissociáveis. Nesse sentido, primeiro, a partir dos comentários críticos de Octavio Paz, os termos “poesia” e “poema” serão definidos e então, os poemas selecionados serão lidos, discutidos e analisados formal e tematicamente, com o uso da teoria do texto poético estabelecida por Antonio Candido.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO PREENCHENDO O FORMULÁRIO NO LINK ABAIXO:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdC6BUEyskoxzxylzroIVfulZ7Mz-eh8S6FDPsR3WG046FvPw/viewform?usp=sf_link