Contratar um revisor de textos é mais simples do que parece quando você sabe exatamente o que está procurando e o que esperar do profissional. Seu material precisa passar pelos olhos aguçados de um revisor para que seus clientes vejam profissionalismo, conhecimento, confiabilidade e seriedade em seu conteúdo.
Até porque, todo mundo já desistiu de realizar uma compra ou uma contratação ao ver aquele infeliz erro de português, não é mesmo? Enfim, continue a leitura para saber como contratar um revisor de textos.
Onde encontrar um revisor de textos?
Os revisores de textos (bem como a maioria dos trabalhadores autônomos e freelancers) mostram-se ao mercado por meio da internet. Para encontrar ofertas de revisão de texto, basta buscar no Google por sites e portfólios desses profissionais. Redes sociais, como o Instagram, também são muito utilizadas por eles a fim e divulgarem seus trabalhos.
O que você está procurando?
Saber do que você precisa especificamente é o primeiro passo para fazer uma boa contratação na área de revisão, pois existem vários serviços que um revisor de textos está apto a realizar. Como exemplo, posso citar a revisão de textos acadêmicos, de blog posts, de livros, de anúncios publicitários e até mesmo formatação ABNT.
Se o material que você quer que seja revisado é um texto acadêmico, por exemplo, é recomendado que o profissional contratado seja especializado nisso ou, pelo menos, tenha um portfólio adequado nessa área. Isso vale para todos os tipos de serviços que ele se propõe a fazer.
Assim, você saberá que esse revisor já possui experiência de trabalho — mesmo que seja mínima — e não cometerá certos erros no seu texto. Agora, é só identificar de que tipo é o seu material e escolher o serviço mais adequado a suas necessidades.
O que avaliar na hora de escolher um revisor de textos?
Como já foi dito acima, um bom hábito antes de contratar um revisor de textos é buscar informações sobre suas experiências anteriores e/ou sobre os tipos de serviços que ele oferece. Abaixo segue alguns pontos que você deve avaliar antes de escolher um profissional de revisão.
Conhecimento
Um bom profissional de revisão textual precisa, sem dúvida alguma, saber bem mais de gramática e produção textual do que você. Pense bem! Se você percebeu, de alguma maneira, que tem mais conhecimento gramatical que o seu possível contratado, então vale mais a pena você mesmo revisar o seu texto e não desperdiçar seu valioso dinheiro.
Geralmente os revisores textuais demonstram suas habilidades linguísticas em seus blogs ou redes sociais. Procure por eles no Google, no Instagram ou Facebook e leia seus posts sobre gramática, a fim de saber se entendem mesmo do assunto.
Experiência
Um profissional que possui experiência na área, na maioria das vezes, passa bem mais confiança a seus clientes do que os que acabaram de começar sua jornada. Portanto, como já foi dito antes, entre no site ou na rede social do revisor de textos e procure saber se você não será sua cobaia. Veja os clientes que compõe seu portfólio.
Por outro lado, se ficarmos apenas presos aos revisores que estão a anos no mercado, provavelmente deixaremos de conhecer excelentes profissionais que estão iniciando. Não é apenas porque uma pessoa ainda não tem experiência profissional na área que ela não é capacitada para realizar esse trabalho. Todo mundo precisa começar um dia.
Por isso, aposte sim em revisores iniciantes. Veja se eles têm formação na área das Letras ou se possuem conhecimento prático do assunto. Um bom ponto para levar em consideração nesses casos são os valores dos serviços. Um profissional menos experiente tende a cobrar um pouco mais barato.
Educação e honestidade
Após escolher um profissional adequado a suas necessidades e que possui experiência e/ou conhecimento na área linguística, é a hora de contatá-lo para pedir um orçamento.
Encontrar as informações de contato é muito simples. Provavelmente haverá uma aba de “Sobre” ou “Contato” no site do revisor; e-mail e número de WhatsApp também devem constar em suas redes sociais.
Na hora de negociar com o profissional é que você saberá se vai realmente contratá-lo ou não. Observe se ele transmite confiança, se é educado na hora de conversar. Preste atenção aos detalhes de suas atitudes, veja se ele negocia de forma honesta e se diz fazer o combinado dentro da lei.
Por fim, agora você já sabe como contratar um revisor de textos. Faça suas buscas e siga nossas recomendações para que o seu texto transmita profissionalismo, conhecimento e seriedade a seus clientes.
Precisa de um revisor profissional de textos? Então peça já o seu orçamento!