Minicursos

Grade de Horários

Os minicursos serão gratuitos e oferecidos à distância. Cada minicurso será responsabilidade de seu(s) professor(es), tendo o suporte de um monitor. Alguns minicursos necessitam de equipamentos (computador e software instalado; Minicursos 02 e 03) ou de conhecimento prévio (Minicurso 06); por favor, apenas se inscreva nesses minicursos se tiverem como cumprir esses pré-requisitos. As vagas são limitadas e você poderá escolher até 3 minicursos com ordem de prioridade (1a opção, 2a opção e 3a opção). Será feita uma lista de espera de inscritos composta pelo mesmo número de vagas do minicurso. O critério de seleção considerará a ordem de inscrição, os pré-requisitos do minicurso e outras informações contidas na ficha de inscrição. A lista de espera será usada caso tenham inscritos ausentes na 1a meia hora (30 minutos) de aula, sendo o número total de vagas previsto preenchido no 1o dia de aula. Os minicursos terão seus próprios certificados que serão entregues, por e-mail, para aqueles que tiverem mais de 75% de presença.

INSCRIÇÕES GRATUITAS ABERTAS! Inscreva-se AQUI

Minicurso 01: Mapeamento por Meio de Drones (8 horas, 40 vagas) - Dias 14, 15 e 16/07 - das 9:00 às 11:30

Prof. George Alfredo Longhitano

Diretor da G drones, é geógrafo e mestre em geoprocessamento pela USP. Estuda e desenvolve aplicações de drones em mapeamentos desde 2005. Possui experiência de doze anos como coordenador de projetos e de nove anos como professor de cursos de graduação e pós-graduação de disciplinas de VANT e drones, sensoriamento remoto, geoprocessamento e cartografia.

Conteúdo:

• Exemplos de aplicações de drones em estudos ambientais• Legislação incidente – ANATEL, ANAC, DECEA, Ministério da Defesa e INCRA• Características e especificações de drones para mapeamento• Multirrotores e asas fixas – diferenças e qualidades• Conceitos em sensoriamento remoto e resoluções de sensores• Câmeras e sensores disponíveis para embarcar em drones• Conceitos de aerofotogrametria• Introdução à execução de voos automáticos e captação de imagens• Processamento de imagens no Metashape• Geração de nuvens de pontos, ortomosaicos, MDS, MDT, curvas de nível e índices de vegetação

Minicurso 02: Cartografia e Geoprocessamento aplicados a biodiversidade e ao meio ambiente (30 horas, 30 vagas) - de 13 a 24/07 - das 9:00 às 12:00

Os alunos precisam ter computador e QGIS instalado.

Prof. Artur Lupinetti, Prof. Douglas William Cirino e Prof. André Duílio Cruz


Artur Lupinetti: Mestrando em Ecologia pela Universidade de São Paulo (USP), possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas e em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC), além de estar inserido no curso de formação específica de Engenharia Ambiental e Urbana da Universidade Federal do ABC. Tem experiência em Iniciação Científica como bolsista FAPESP na área de Ecologia de Paisagens e em Geoprocessamento como integrante de um projeto de cooperação entre Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades (SNH/MCidades) e a Universidade Federal do ABC (UFABC). Atualmente realiza pesquisas sobre a influência de estradas sobre a dinâmica da cobertura florestal e qualidade da vegetação no grupo de pesquisa LEQuE/UFABC (Laboratório de Ecologia Quantitativa e Espacial) inserido no Laboratório de Sistemática e Diversidade da UFABC (LSD/CCNH/UFABC). Interesse em ecologia de paisagem, conservação ambiental, geoprocessamento e biodiversidade.
Douglas William Cirino: Mestrando em Ecologia pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Ciências Biológicas (2018) e Bacharel em Ciência e Tecnologia (2017) pela Universidade Federal do ABC - UFABC. Possui formação Técnica em Meio Ambiente pela Etec Martinho Di Ciero (ETEC-ITU/ Antiga Escola Agrícola de Itu) (2012). Durante a graduação foi Estagiário Bolsista na Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP), Bolsista de Iniciação Científica pelo PIBIC/CNPq na área de Ecologia de Estradas e foi Bolsista de Iniciação à Docência do PIBID/UFABC. Realizou pesquisa na área de Ecologia de Estradas e Ecologia de Paisagens com bolsa FAPESP de Iniciação Científica (2016 a 2018) sob orientação da Profª Drª Simone Rodrigues de Freitas, no Laboratório de Ecologia Quantitativa e Espacial da UFABC (LEQuE/CCNH/UFABC). Tem experiência nas áreas de Ecologia de Estradas, Ecologia de Paisagens, Geoprocessamento e Educação Científica. Atualmente está interessado em Ecologia de Paisagens Urbanas e Serviços Ecossistêmicos, buscando entender a relação da biodiversidade e das áreas verdes nas cidades com a saúde humana.
André Duílio Cruz: Engenheiro Ambiental e Urbano e Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC. Pós-graduando em Gestão de Projetos (USP). Possui intercâmbio na graduação pelo Ciência Sem Fronteiras na Nova Zelândia, University of Waikato - Environmental Scientes. Atualmente trabalha como Analista de Sensoriamento Remoto na Santiago & Cintra Consultoria. Possui experiência com geoprocessamento e processamento digital de imagens adquiridas por sensores orbitais como: classificação; mapeamento de fitofisionomias de Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga e Pantanal e automatização de processos com ferramentas de modelagem espacial e linha de comando. Possui conhecimento avançado nas ferramentas QGIS, ArcGIS e Erdas e conhecimento básico em Ecognition, TerraView, R, PostGres e ENVI.

Conteúdo:

Teoria: Conceitos básicos de cartografia e geoprocessamento, sistema de informação geográfica (SIG), sensoriamento remoto, tipos de dados espaciais (raster e vetor), projeções cartográficas, UTM.Prática: Bases de dados online, funções e ferramentas do QGIS, geração e edição de mapas. Algumas atividades previstas: 1. Distribuição de espécies e pontos de coleta utilizando dados do GBIF 1.1. Download e manipulação de dados vetoriais 2. Delimitando propriedades rurais e reserva legal utilizando dados do CAR (Cadastro Ambiental Rural) 2.1. Criação de dados vetoriais 3. Caracterizando remanescentes florestais utilizando dados do GeoSampa 3.1. Tabelas de atributo e calculadora de campo 4. Extração de informações do terreno: mudanças do uso do solo através de dados do MapBiomas 4.1. Download e manipulação de dados matriciais (raster) 5. Onde posicionar uma nova Unidade de Conservação? 5.1. Análise multicritério baseada em dados espaciais 6. Construção de um layout de impressão: o que um mapa necessita?

Minicurso 03: Introdução à análise de dados em R (15 horas, 30 vagas) - de 20 a 24/07 das 9:00 às 12:00

Os alunos precisam ter computador e R studio instalado.

Prof. Guillermo L. Flórez Montero

Possui graduação em Biologia pela Universidade de Carabobo, Venezuela (2010) e Mestrado em Evolução e Diversidade pela Universidade Federal do ABC (2017). Tem experiência na área de Ecologia de Comunidades com ênfase em interações mamífero - planta. Atua nas linhas de pesquisa de Modelagem Ecológica, Ecologia da Paisagem e Conservação da Biodiversidade, também possui experiência em modelagem estatística e Sistemas de Informação Geográfica. Atualmente é doutorando em Evolução e Diversidade na Universidade Federal do ABC, onde pesquisa sobre o efeito das mudanças na paisagem sobre a dispersão de sementes por morcegos na Mata Atlântica.

Conteúdo:

Dia 20/07: Introdução ao manejo e organização de dados (Aula Teórica de 1 h) e Introdução à linguagem R (Aula Prática de 2 h)Dia 21/07: Análise descritivo e exploratório de dados: medidas de tendência central e de dispersão, tipos de gráficos (Aula Teórica de 1 h) e Leitura, e indexação de dados em R (Aula Prática de 2 h)Dia 22/07: Inferência estatística: distribuição de probabilidades, inferência com base em parâmetros, intervalos de confiança, valor de p (Aula Teórica de 1 h) e Exploração de dados em R (Aula Prática de 2 h)Dia 23/07: Análise de Variância (Aula Teórica de 1 h) e ANOVA e gráficos relacionados (Aula Prática de 2 h)Dia 24/07: Introdução à regressão e modelos lineares (Aula Teórica de 1 h) e Modelos lineares (Aula Prática de 2 h)

Minicurso 04: Consultoria Ambiental (6 horas, 40 vagas) - dias 20, 22 e 24/07 das 10:00 às 12:00

Profa. Marcela Brasil de Castro Godinho e Prof. Felipe Nascimento Tavares


Marcela Brasil de Castro Godinho: Bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo (2008-2011). Mestre em Biologia Animal pelo IBILCE/UNESP (2015-2017). Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Evolução e Diversidade da Universidade Federal do ABC (2019-2023). Tem interesse nasáreas de biogeografia e conservação, principalmente com serpentes e anfíbios.
Felipe Nascimento Tavares: Mestrando pelo Programa de Evolução e Diversidade da Federal do ABC (UFABC). Graduação de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais pelo Centro Universitário São Camilo (2013). Atuei no ramo de consultoria ambiental com resgate, manejo e monitoramento de fauna e flora em rodovias, reservatórios de U.H.E.'s, Complexos Eólicos LT's e RMT's pelas empresas Ecology Brasil, Ambiens e Arcadis Logos. Fui professor de ciências e biologia pelos colégios ECO e Meirelles Leme e responsável pelos laboratórios de ambas instituições, também atuei como monitor educacional pela Fundação Faculdade de Medicina (FFM) através do Projeto Ações de Prevenção nas Escolas (Projeto APE). Durante a graduação fui monitor das disciplinas de Morfologia e Anatomia Vegetal e de Estágios de Licenciatura, além de estagiar no Projeto 3R's do Centro Universitário São Camilo, nas áreas de educação ambiental e gestão de resíduos. Participei da organização do evento Semana da Biologia São Camilo como monitor em 2011 e coordenador da equipe de organização no ano seguinte. Realizei trabalhos voluntários de monitoria em diversas áreas como: educação ambiental e feira educacional pelo Centro Universitário São Camilo; ações culturais e sociais pela Associação Desportiva Cultural e Social Capoeira Princesa Isabel; oficinas de esporte pelo Abrigo Novo Lar Betânia. Possuo conhecimentos avançados em informática tais como sistemas operacionais, softwares de office, e de edição e criação de imagens.

Conteúdo:

1. Introdução: - Panorama geral da consultoria ambiental - Legislação que regulamenta levantamento, monitoramento e resgate2. Métodos de levantamento e monitoramento: - Levantamento e monitoramento de mastofauna - Levantamento e monitoramento de herpetofauna - Levantamento e monitoramento de ornitofauna - Levantamento e monitoramento de ictiofauna - Levantamento e monitoramento de flora​ - Análise de Dados coletados (Riqueza, Abundância, Índice de Diversidade);3. Resgate de fauna​​ - Resgate de mastofauna - Resgate de herpetofauna - Resgate de ornitofauna - Resgate de ictiofauna - Resgate de melipofauna - Resgate de flora4. Elaboração do Relatório - O que deve ter um relatório? - Cuidado na organização e apresentação dos dados

Minicurso 05: Culinária Vegana (6 horas, 40 vagas) - dias 13 e 17/07 das 09:00 às 12:00

Profa. Hera Campeche Cruz

Bacharela em Ciência e Tecnologia pela UFABC, cursa também os bacharelados em Ciências Biológicas e em Biotecnologia, pela mesma universidade. É técnica em Biocombustíveis pelo IFBA - Campus Porto Seguro, com experiência na área de farmacognosia de plantas medicinais e análise de crescimento vegetal. Realiza, atualmente, pesquisa na área da genética médica, mais precisamente, genética da endometriose, utilizando ferramentas de programação e bioinformática em suas análises. É também professora de matemática em escolas de reforço e na Escola Preparatória da UFABC.

Conteúdo:

O minicurso de Culinária Vegana visa mostrar como pode ser fácil e economicamente acessível a produção de refeições veganas para o dia todo, desde o café até a janta. Mesmo não sendo vegano ou vegetariano, a redução no consumo de alimentos de origem animal podem ser feitos por qualquer pessoa e já causará uma diminuição significativa nos impactos ambientais - e até mesmo no nosso corpo - causados por esse hábito. Serão ensinadas receitas práticas, econômicas e balanceadas, de forma que seja possível incluir ao dia-a-dia o costume de se alimentar dessa forma, menos impactante e mais equilibrada.

Minicurso 06: Genética aplicada à Conservação (15 horas, 20 vagas) - de 13 a 17/07 das 09:00 às 12:00

Pré-requisito: Alunos devem ter feito Genética e Biologia Molecular; alunos no fim da graduação em Ciências Biológicas)

Prof. Marcos Vinicius Bohrer Monteiro Siqueira

Engenheiro Biotecnólogo (IPB – Portugal), Mestre e Doutor em Ecologia Aplicada (ESALQ/USP) com pós-doutorado pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA. Coordena o Grupo de Ecologia Vegetal Aplicada (GEVA). Foi criador e coordenador da disciplina Genética da Conservação no Mestrado de Ciências e Tecnologia Ambiental da Universidade do Sagrado Coração (Bauru-SP). Atualmente é Presidente da Rede Sudeste de Recursos Genéticos.

Conteúdo:

O minicurso Genética aplicada à Conservação resgata conceitos de biodiversidade, métodos moleculares para uso na conservação e nos leva a questionar: porque conservar a a biodiversidade? Tópicos como a Genética e a Extinção de espécies bem como a Genética Evolutiva de Populações Naturais serão abordados. O minicurso mostra como a Genética e Bioinformática aplicada à Conservação são ferramentas importantes nos dias de hoje. Aspectos associados a evolução de grandes populações, a seleção natural e adaptação também serão inseridos nos fundamentos teóricos. Outros temas como a manutenção da diversidade genética, o efeito do tamanho reduzido das populações, a perda de diversidade genética, o endocruzamentos, entre outros serão trazidos a luz e debatidos com os participantes. Questões atuais como a fragmentação de populações serão analisadas com exemplos que contextualizam a genética da conservação. Por fim, alguns exercícios sobre a aplicabilidade de algumas técnicas em prol da genética da conservação encerrarão o curso.