Caminho da cruz - estudos no Evangelho de Marcos

O que é o Instituto de Preparação de Líderes?

O IPL é o encontro nacional de formação da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB). Participam dele estudantes e profissionais de todo o Brasil que tenham passado pelo Conselho Regional e Curso de Férias e sejam indicados por suas regiões. O IPL visa capacitar seus participantes a atuarem na missão estudantil, formando líderes que sejam servos e discípulos, transformados pelo evangelho, e que impactem o mundo estudantil, a igreja e a sociedade para a glória de Cristo. O evento começa quando os participantes iniciam suas leituras obrigatórias, entregando duas na inscrição. Em janeiro, ao longo de três semanas, os participantes se reúnem para estudar um livro da Bíblia e receber palestras e oficinas, além da parte prática.

O IPL 2020 será realizado na cidade de Campo Limpo Paulista (SP) no Acampamento Memorial Batista (veja aqui como chegar). As atividades começam na tarde do dia 13 de janeiro (segunda-feira) e se encerram no almoço do dia 31 de janeiro (sexta-feira). Os participantes devem chegar na segunda até às 14h e participar integralmente até o término. Confira informações sobre as inscrições e valores aqui.

A programação do IPL 2020, cujo tema é “Caminho da cruz”, compreende exposições bíblicas no Evangelho de Marcos, estudos bíblicos indutivos, palestras, silêncio reflexivo, oficinas, atividades práticas (três dias servindo igrejas ou outras organizações evangélicas), entre outros. Leia abaixo o texto introdutório.

Caminho da cruz

Por Natan Castro, secretário adjunto de formação

Jesus e os seus discípulos dirigiram-se para os povoados nas proximidades de Cesareia de Filipe. No caminho, ele lhes perguntou: ‘Quem o povo diz que eu sou?’ [...] ‘E vocês?’, perguntou ele. ‘Quem vocês dizem que eu sou?” - Marcos 8:27-29 (NVI)

Conhecer a Jesus Cristo e entregar-lhe a vida é o evento mais necessário e revolucionário pelo qual uma pessoa pode passar. Mas não é apenas um evento. É, também, o início de uma caminhada de regresso a Deus. Essa jornada envolve, ao mesmo tempo, a renúncia de um estilo de vida marcado pela rebelião e o movimento em direção à obediência amorosa a esse mesmo Deus. Essa peregrinação é diária e dura a vida toda!

Nessa estrada de retorno a Deus não estamos sós. Experimentamos uma peregrinação comunitária e podemos encorajar-nos mutuamente, repartir as nossas provisões, rirmos e chorarmos juntos. A jornada tampouco é autoguiada. Não estamos fazendo turismo, mas seguimos os passos daquele que nos amou primeiro e nos fez seus discípulos amados.

Na caminhada há pausas necessárias para descanso, alimentação, ensino. Tanto no caminho quanto nas paradas, nosso Mestre-Rei nos ensina sobre si mesmo e sobre a natureza do seu Reino. De tempos em tempos nos aplica testes a fim de verificar se estamos aprendendo corretamente quem ele é e o que ele veio fazer.

O IPL 2020 da ABUB será uma oportunidade para pausarmos a caminhada a fim de ouvirmos atentamente a Jesus. Para aprendermos sobre ele e, principalmente, para aprendermos dele. Sob o tema “Caminho da Cruz”, nos debruçaremos sobre o Evangelho de Marcos a fim de juntarmos nossas vozes às vozes das primeiras testemunhas oculares que perguntam ou afirmaram algo sobre a identidade de Cristo (cf. Marcos 4:41; 6:3; 6:15; 8:29; 15:39).

Sabemos de antemão que no fim do caminho há uma cruz e para além dela a ressurreição. Mas isso não chega a ser um spoiler. A caminhada não perde a graça por causa disso! Aliás, ocorre o contrário. A graça é que nos encontra no caminho. Somos convidados a tomar nossa cruz diariamente e a seguir a Cristo no caminho de humilhação e morte. Sim, o CAMINHO DA CRUZ.