O que é o IPAVE SC?

O Inventário Participativo das Aves de Santa Catarina (IPAVE SC) é um evento de ciência cidadã criado para entusiastas da observação de aves. Tem como objetivos: (1) fomentar a atividade de observação de aves, o setor turístico associado (guias de observação, pousadas etc.) e as Unidades de Conservação em Santa Catarina e (2) organizar um esforço de contemplação e monitoramento participativo da avifauna do Estado. Foi amplamente baseado no evento homônimo desenvolvido de forma pioneira por pessoas e instituições do Estado do Paraná (IPAVE PR).

Agenda

11 de maio: Global Big Day (evento mundial de observação de aves oferecido pelo Laboratório de Ornitologia da Cornell/EUA), a primeira preparação para o IPAVE SC 


05 de junho: Lançamento oficial do IPAVE SC em reunião aberta no Google Meet e posterior disponibilização no canal do YouTube “eBird Santa Catarina”


20 de junho: Início das inscrições para o IPAVE SC em nosso Formulário


12 de outubro: October Big Day (evento mundial de observação de aves oferecido pelo Laboratório de Ornitologia da Cornell/EUA), a segunda preparação para o IPAVE SC 


11-17 de novembro: Semana de observações IPAVE-SC e submissão dos registros nas plataformas eBird, WikiAves e iNaturalist


18-25 de novembro: Prazo final para envio das observações e registros nas plataformas eBird e WikiAves


5 de dezembro: Apresentação dos resultados IPAVE-SC em reunião aberta no Google Meet e posterior disponibilização no canal do YouTube "eBird Santa Catarina"

Observadores de aves em atividade no município de Jaraguá do Sul (c) Elenice Griboski

Perguntas e Respostas

Quem pode participar?

Qualquer pessoa, de qualquer idade, desde que tenha interesse em observar as aves e a natureza como um todo e, claro, a disposição para contribuir com nosso conhecimento sobre as aves de Santa Catarina. Todos são bem-vindos!


Preciso pagar para participar?

Não. As inscrições são gratuitas e não haverá nenhum fluxo comercial entre participantes e a organização do evento.


Como posso participar?

Basta fazer a inscrição em nosso formulário e fornecer algumas informações, como os locais onde fará as observações. Uma vez inserido no grupo Whatsapp do IPAVE SC, você deve ler atentamente as instruções de participação para realizar seus registros.  

 

Posso participar durante apenas um dia?

Claro! Fique à vontade para participar do jeito que você pode, seja fazendo uma observação no seu quintal durante apenas um dia ou se dedicando durante toda a semana! O importante é que essas observações sejam realizadas entre os dias 11 e 17 de novembro de 2024, para serem computadas para o IPAVE SC. 


Por que foram escolhidas essas datas?

O período deste inventário participativo foi escolhido de forma a não conflitar com outras iniciativas de ciência cidadã como o IPAVE PR e o October Big Day e em período ainda de grande atividade da avifauna na região sul do Brasil. Além disso, no mês de novembro, completam-se 95 anos do falecimento de Emilie Snethlage, outra expoente mulher que muito contribuiu para a ornitologia brasileira, incluindo uma passagem pelas florestas de Santa Catarina. Durante sua estadia em território catarinense, Emilie registrou preciosas informações sobre a avifauna do Estado nos idos dos anos de 1928, coletando uma série de espécimes que hoje se encontram tombados no Museu Nacional do Rio de Janeiro.


Preciso fotografar todas as espécies que observo?

Não necessariamente! Para a plataforma eBird, qualquer participante poderá simplesmente registrar em listas as espécies que vê e/ou escuta, com ou sem binóculo, com ou sem câmera fotográfica. Já para a plataforma WikiAves, você é obrigado a registrar as observações através de fotografias e gravações de áudio da vocalização das aves, uma vez que essa plataforma só aceita esse tipo de dados.


E se eu tiver dúvidas quanto à identificação das espécies?

Temos uma grande preocupação quanto à qualidade das identificações. Faça o possível para reconhecer as espécies da maneira mais precisa e correta possível, recorrendo a livros, a sites especializados, a grupos de discussão e a pessoas mais experientes! Na dúvida, não inclua a espécie na lista ou, ainda, você poderá solicitar nossa ajuda, pois dispomos de um grupo de validação (Comitê Técnico) à sua disposição. Lembre-se que, caso consiga fazer registros fotográficos ou sonoros, isso facilitará o trabalho. 


Posso formar um grupo para observar junto comigo?

Sim, é possível! Se você tiver planejado os locais que irá visitar com alguma antecedência, isso irá ajudar bastante. Observe que a única finalidade das inscrições é logística, ou seja, para termos uma noção do efetivo de pessoas envolvidas. Porém, se soubermos qual o destino você pretende, poderemos distribuir melhor o trabalho de campo geral, no contexto geográfico. Além disso, podemos informá-lo se há alguma facilidade na região pretendida ou, ainda, se há grupos que possam acolhê-lo. De qualquer maneira, se você optar por fazer observação "de última hora", sem um destino definido, tudo bem. 


Terei algumas vantagens para participar do IPAVE SC?

Como formamos um grupo voluntário e sem nenhum objetivo financeiro, não haverá fluxo comercial direto com a organização. No entanto, estamos acertando com alguns destinos turísticos, bem como pousadas e hotéis, para a concessão de descontos nos acessos e pernoites, durante o período do IPAVE SC. Além disso, iremos negociar com os órgãos ambientais (federal, estadual e municipais) para facilitar acessos a algumas unidades de conservação. Igualmente, empresas, guias e mesmo destinos que dedicam-se ao turismo de natureza e aventura, poderão aproveitar o evento para organizarem saídas específicas. Ressaltamos, porém, que nenhuma dessas iniciativas tem ligação logística ou comercial com nosso evento.


Como devo planejar minhas observações?

O planejamento das saídas para observação, incluindo os custos, caberá apenas aos participantes. Eles apenas definirão seu destino e comunicarão à equipe de organização quais serão os locais a serem explorados. Observe também (veja a pergunta anterior) que, se você desejar visitar algum lugar mais distante, poderá ter alguns benefícios e, por esse motivo, é melhor prever o lugar para onde irá com alguma antecedência.


Posso divulgar o evento pelas redes sociais?

Agradecemos se puderes nos ajudar a divulgar! Desde o início do processo de inscrições você poderá divulgar nosso evento nas redes sociais e, assim, poderemos ter ainda mais pessoas trabalhando. Caso tenha alguma dúvida sobre o protocolo de trabalho ou, se desejar um release para imprensa, solicite-nos por meio de nossos canais de comunicação. Capriche na divulgação e, se possível, use a hashtag #ipavesc. Também agradeceremos pela divulgação deste site. 


Como será o fluxo de informações?

As observações feitas durante a semana do IPAVE SC serão todas concentradas em plataformas de ciência cidadã! (a) Para a plataforma eBird, durante a semana do evento, submeta suas listas compartilhando-as com o usuário "IPAVESC". (b) Para a plataforma WikiAves, submeta suas fotografias e áudios de gravação de vocalização citando no campo de observações de cada mídia o seguinte comentário: “REGISTRO FEITO DURANTE O IPAVE SC 2024”. (c) Para a plataforma iNaturalist, mais próximo da semana de observações será criado um projeto específico para o evento, que será chamado "IPAVE SC 2024" - assim, para cada registro de ave em Santa Catarina que você inserir durante a semana do IPAVE SC, automaticamente será armazenada nesse projeto.

Ferramentas

Global Big Day: evento de preparação para o IPAVE SC 

No dia 11 de maio de 2024, segundo sábado do mês, será realizada mais uma edição do evento mundial de observação de aves "Global Big Day (em tradução livre: Grande Dia Global)! O evento é uma iniciativa do Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, que visa congregar observadores ao redor do mundo todo. Para participar, basta passarinhar no dia 11 de maio e submeter listas para a plataforma eBird.

Acesse a página oficial do Global Big Day e saiba mais!

Mapa de Lacunas

Embora Santa Catarina apresente um conhecimento ornitológico satisfatório de forma geral, muitas regiões e municípios ainda carecem de informações sobre a distribuição de suas aves. Um estudo publicado pelos ornitólogos Evair Legal e Leandro Côrrea, em 2021, utilizando dados da plataforma de ciência cidadã WikiAves apontou as principais lacunas de registros de aves na plataforma, com destaque para regiões como o Extremo Oeste, o Meio Oeste e o Planalto Norte. Durante o IPAVE, organizar passarinhadas nesses municípios com pouca informação sobre as suas aves é de fundamental importância!

Acesse aqui a lista de municípios e locais catarinenses com déficits muito altos de registros de aves em plataformas de ciência cidadã!

Lista de Aves para Estudos

Para facilitar o estudo e treinamento de identificação das aves de Santa Catarina, os integrantes do Comitê Técnico do IPAVE SC 2024 compilaram uma lista estadual atualizada da avifauna, usando como ponto de partida o livro "Guia de Identificação: Aves de Santa Catarina", publicado por Fernando Jacobs e Paulo Fenalti em 2023. Consulte nomes científicos, populares e status de ameaça de cada espécie! Se atente as espécies da lista! Quem sabe, com sorte, durante o IPAVE SC você pode descobrir uma nova ave ou reencontrar aquela ave considerada extinta por muito tempo aqui em nosso Estado!

Acesse aqui a lista de referência e estudos das aves de Santa Catarina para o IPAVE SC 2024!

Tutoriais das Plataformas

O IPAVE SC 2024 vai ser realizado utilizando-se de duas plataformas de ciência cidadã para envio dos registros feitos: listas de espécies no eBird e WikiAves. Apesar de já serem plataformas amplamente conhecidas pela comunidade de observadores de aves, algumas dúvidas podem surgir, principalmente para os iniciantes. Por isso, criamos materiais que irão te ajudar a entender melhor o uso de cada plataforma de ciência cidadã e, também, que irão apresentar dicas específicas de uso para o período de realização do IPAVE SC. 

Acesse aqui os tutoriais para aprender a explorar as plataformas de ciência cidadã que serão utilizadas durante o IPAVE!

Aprenda sobre as aves 

Desde junho de 2023, um grupo de estudos formado por observadores de aves e ornitólogos de Santa Catarina se reúne virtualmente para aprender e discutir temas relevantes sobre as aves. As reuniões são sempre apresentadas por pesquisadores com experiência em suas áreas de atuação. O material gerado nas reuniões é gravado e disponibilizado em um canal do YouTube. Nesse canal você pode encontrar conteúdos sobre as aves de diferentes ecossistemas de Santa Catarina, além de palestras sobre técnicas de contagens de aves, boas práticas e ética na observação de aves e o poder da ciência cidadã. Aproveite esse material para se preparar melhor para o IPAVE SC 2024! 

Acesse aqui as reuniões de estudo do grupo "eBird Santa Catarina" e aprenda mais sobre diferentes aspectos das aves de Santa Catarina, da ornitologia e da observação de aves!

Homenagem a Lenir Alda do Rosário

A primeira edição do IPAVE-SC busca prestar uma justa homenagem à bióloga Lenir Alda do Rosário, uma das pessoas que mais contribuiu para a construção do conhecimento sobre as aves de Santa Catarina, influenciando toda uma geração de ornitólogos e entusiastas das aves. Bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978) e mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Nacional de Lanús (2002), desenvolveu atividades de pesquisa na área de ornitologia (estudo das aves) por 31 anos junto à Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), atual Instituto do Meio Ambiente (IMA). Esse esforço culminou em diversas publicações que servem até hoje de base para o conhecimento da avifauna catarinense (confira aqui!). Ainda, atuou na análise de projetos para o Licenciamento Ambiental, avaliação do potencial ecológico e paisagístico de áreas para criação de Unidade de Conservação e também, atuou como coordenadora de vários projetos voltados à conservação ambiental. À Lenir, nossas maiores reverências e gratidão profunda por todo o esforço em construir e divulgar o conhecimento sobre as aves de Santa Catarina num período em que o acesso à informação ainda era extremamente limitado ao mundo acadêmico.

Equipe de organização

PRESIDENTES DE HONRA

Lenir Alda do Rosário (Florianópolis

Fernando Costa Straube (Curitiba) 


ORGANIZAÇÃO GERAL

João Paulo Gava Just (Nova Veneza) 

Leandro Corrêa (Corupá) 


COMITÊ TÉCNICO

Andrei Langeloh Roos (Florianópolis)

Cristian Marcelo Joenck (Blumenau)

Eliara Solange Müller (Chapecó)

Evair Legal (Gaspar)

Fernando de Bitencourt Farias (Florianópolis)

Guilherme de Melo Becher (Balneário Camboriú)

Guilherme Renzo Rocha Brito (Florianópolis)

Guilherme Willrich (Florianópolis)

Raphael Vinícius Zulianello Alves (Lages)

Tiago João Cadorin (Brusque)

Vitor de Queiroz Piacentini (Florianópolis)


COMITÊ DE CIÊNCIA CIDADÃ

Alan Lucas Hentz Policarpo (São Lourenço do Oeste)

Clarisse Odebrecht (Balneário Camboriú)

Fernando Paludo (Florianópolis)

Guilherme da Rocha Thielen (Florianópolis)

Juliana Hiendlmayer (Jaraguá do Sul)

Marcelo Schmidt Roberti (Jaraguá do Sul)

Miguel Ângelo Biz (Laurentino)

Paulo Henrique Sillig (Blumenau)


COMITÊ DE SERVIÇOS E SETOR TURÍSTICO

Elenice Griboski (Jaraguá do Sul)

João Paulo Durante (Lauro Müller)

Julia Lippi Monteiro (Urupema)

Lucilene Assing (Santa Rosa de Lima)

Paulo Renato Cadallóra Leites (Treviso)

Rodrigo Bicudo Merege (Itapema)

Rosilene Koch (Treviso)

Vanessa Claudino Bitencourt (Nova Veneza)

Instituições dos organizadores

Instituições parceiras

Pedreiro (Cinclodes pabsti) (c) Fernando Farias

Serviços apoiadores

Os serviços que constam abaixo oferecerão descontos em produtos para os observadores de aves que estiverem inscritos e participarem do IPAVE SC 2024! As promoções serão válidas entre os dias 11 e 17 de novembro de 2024.

Hoteis e pousadas apoiadores

Os hotéis, pousadas e empreendimentos que constam abaixo oferecerão descontos em hospedagem e/ou outras facilidades para os observadores de aves que participarem  do IPAVE SC 2024. As promoções serão válidas entre os dias 11 e 17 de novembro de 2024. Confira aqui a lista de empreendimentos e seus descontos!

Costão Rio Bonito Hospedagem Rural

Lauro Muller (Site)

Curi Agroecologia

Joinville (Site)

ACM Fruticultura/Casa Amarela

Urupema (Site)

Panaceia

Camboriú (Site)


Ong SelVage Mata Atlântica

Balneário Piçarras (Site)

Aguaí Santuário Ecológico

Siderópolis (Site)

Fazenda São Lourenço

Siderópolis (Site)

Pousada Vó Ana

Rio Fortuna (Site)

Pousada Doce Encanto

Santa Rosa de Lima (Site)

Reserva Embaúva

Itapema (Site)

Eco Pousada Rio dos Touros
Urupema (Site)

Sítio Canela Preta

Joinville (Site)

Parques e reservas apoiadores (Unidades de Conservação da Natureza)

Os parques e reservas catarinenses listados abaixo abrirão suas portas para os observadores de aves que participarem  do IPAVE SC 2024, entre os dias 11 e 17 de novembro de 2024. Antes de visitar alguma dessas áreas, entre em contato com os gestores para maiores informações.

Parques, Florestas e Estações Ecológicas Nacionais (PARNAs, FLONAs e ESECs)

FLONA de Três Barras

Três Barras (Site)

Parques Estaduais (PEs)

Parques Naturais e Refúgios de Vida Silvestre Municipais (PNMs e REVIS)

PNM Xokleng

Nova Veneza (Site)

REVIS Itapema

Itapema (Site)

Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs)

RPPN Rio das Lontras

São Pedro de Alcântara (Site) 

RPPN Bugerkopf

Blumenau (Site)

RPPN Chácara Edith 

Brusque (Site)

Comunicação

Baixe aqui as artes para auxiliar na comunicação e divulgação sobre o IPAVE SC 2024!