A Internet das Coisas (IoT) estará cada vez mais presente em nosso cotidiano. Sensores e atuadores estarão espalhados por todos os lados, sentindo nossa presença, respondendo as nossas necessidades.

Pode até parecer coisa do futuro, mas está acontecendo agora.

Venha conhecer o que já é realidade no Brasil em diversas áreas, desde educacional a industrial, e quais frentes de estudo estão guiando o desenvolvimento onipresente da IoT.

Agenda

TERÇA-FEIRA (20/08)

16:00 h

Alô, bateria!

Anny Caroline apresenta como a linguagem CÉU é utilizada para otimizar o consumo de energia de sensores e atuadores.

17:00 h

IoT - O 1° Passo para a Transformação Digital nas Indústrias

Bruno Melo & Felipe Pegado apresentam o cenário da tecnologia LoRa no Rio de Janeiro e os projetos desenvolvidos no contexto da Indústria 4.0.

18:00 h

Arte, Ciência e Tecnologia

Malu Fragoso apresenta o projeto de pesquisa em andamento SHAST, como exemplo de experimentação artística envolvendo objetos e ambientes conectados na internet (IoT).

19:00 h

☕🍰 Encerramento

QUARTA-FEIRA (21/08)

16:00 h

Prototipar vem (quase) de berço

Felipe Moreira apresenta como tem sido a experiência em ensinar os princípios de IoT em escolas do ciclo fundamental.

17:00 h

Linguagens, Frameworks e Protocolos para Desenvolvimento de Aplicações IoT

Gabriel Pereira apresenta os conceitos técnicos necessários para se iniciar nesta tecnologia.

18:00 h

Do que a IoT é feita?

Fernando Lima apresenta as arquiteturas de sistemas no escopo de IoT.

19:00 h

☕🍰 Encerramento

Palestrantes

Anny Caroline

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica (PEL - UERJ). Possui interesse em economia de energia em softwares embarcados, em especial em redes de sensores sem fio.

Bruno Melo & Felipe Pegado

Felipe é Engenheiro Eletricista especializado em Eletrônica e Bruno, Engenheiro Eletricista especializado em Computação. Ambos trabalham na Phygitall, Soluções em Internet das Coisas.

Maria Luiza Fragoso (Malu)

Coordenadora do Núcleo de Artes e Novos Organismos (NANO), profª Drª do PPG em Artes Visuais (PPGAV) e do Departamento de Comunicação Visual (BAV) da Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ.

Felipe Moreira

Diretor de Desenvolvimento & Pesquisa na Umaker. Apaixonado pela educação alternativa e amante da tecnologia, atua também como professor nas áreas de programação, eletrônica, ciências, robótica e desenvolvimento de games e aplicativos.

Gabriel Pereira da Silva

Professor Associado e Chefe do Departamento de Ciência da Computação da UFRJ. Participa como avaliador institucional do MEC e integra o BASis - Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior desde Julho de 2018.

Fernando Lima

Engenheiro eletrônico, atualmente é Engenheiro de Software na Radix, já tendo desenvolvido projetos de IoT. Pode encontrá-lo no LinkedIn e no GitHub.

Momentos para Recordar

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image
primeiro dia de evento


Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image
segundo dia de evento

Contemplados no Sorteio

Ao final dos dois dias de evento foi sorteado entre os presentes um Kit Iniciante V8 com a Blackboard UNO R3, o modelo da Arduino UNO fabricada no Brasil pela RoboCore.

Julia Freitas

Diego Catalão

Local

Clube de Engenharia

Edifício Edison Passos - Av. Rio Branco, 124 - 22º andar

CEP 20.040-001 - Rio de Janeiro/RJ

REALIZAÇÃO
APOIO


CONVIDADOS