Mercado de ações: Entenda tudo sobre esse tipo de investimento
Investir dinheiro não é só poupança! Conheça o Mercado de Ações.
Compra e venda de ações: um investimento que pode ser muito lucrativo, mas que também tem riscos associados. Para quem quer investir, o mercado de ações poderá ser uma boa opção, mas precisa ter calma e estar atento às oscilações do mercado.
O que é mercado de ações?
Você já deve ter visto um “pregão” da Bolsa de Valores. O que eles negociam são ações: pequenas frações de empresas que por serem de capital aberto, permitem a compra destes “papéis” que podem valer muito dinheiro.
Mercado de ações: funcionamento
Neste mercado (específico), a transação (em vez de mercadorias) é de ações. Conhecidas como “papéis”, estas ações são valoradas de acordo com as leis do mercado e podem oscilar motivadas por vários fatores (contexto nacional e internacional; imagem da empresa)
A regra é simples: quanto maior é a procura pelas ações de determinada empresa, maior é a sua rentabilidade ao serem negociadas.
Falamos de cotação.
Há duas formas de cotação no mercado de ações: contínua e duas vezes por dia.
Para os valores mais significativos, a coração contínua é atualizada em tempo real. Já nas que cotam valores menores, é realizada duas vezes por dia.
Mercado de ações: o que cada um ganha?
A compra e venda de ações cumpre determinadas regras e para os integrantes deste processo (empresa; investidores; economia) há interesses específicos.
Empresa: capitalização
Oferecer papéis no mercado de ações é uma boa forma da empresa se capitalizar, criando receitas que serão reinvestidas na empresa
Investidores: lucrar sem burocracia
Investir no mercado de ações, permite ao acionista obter o lucro sem ter encargos administrativos e burocráticos.
Economia: barômetro
O mercado de ações é um barômetro da economia de um país: se o comportamento das empresas é positivo, é sinal de que a saúde da economia é saudável. O contrário também se verifica.
Como ser acionista?
No mercado de ações, há ações que podem ser compradas e vendidas; acionistas e corretores.
Sendo as empresas de capital aberto, qualquer pessoa que queira investir em ações poderá comprar ações de determinada empresa e assim tornar-se sócio, recebendo lucros.
Imagine que você tem dinheiro para investir e procura a rentabilidade que o mercado de ações promete. O que você deve fazer?
Mercado de ações: vantagens e desvantagens
Se você tem interesse em investir neste mercado, para além de estar bem informado sobre o seu funcionamento, fique atento as vantagens e riscos:
Imagine que você se tornará sócio de uma grande empresa, receber parte dos lucros (dividendos), sem se preocupar com a gestão da empresa e quando quiser resgatar o dinheiro investido, basta vender a ação que você comprou anteriormente. De forma breve, explicamos para você quais são as vantagens de investir no mercado de ações.
Mas e os riscos?
O risco é um elemento muito associado ao mercado de ações. Eles existem (claro), e estão ligados às oscilações do mercado internacional e interno, para além da posição da empresa.
Algumas sugestões
Sabemos que o mercado de ações oferece riscos, mas ao mesmo tempo, e quando bem conhecidas as regras do jogo, poderá transformar-se num investimento bastante lucrativo.
Como primeira dica, recomendamos prudência, ou seja, não invista todo o seu dinheiro em ações e aposta num investimento misto (ações + poupança).
Como segunda sugestão, diversifique: invista, em pelo menos, cinco títulos diferentes. Assim, você diminui os riscos.
Falando em riscos, grandes empresas são mais seguras do que pequenas. Aposte na primeira.
Como última recomendação: use o bom senso, ou seja, compre em fortes baixas e vendas em altas de mercado.
Saiba mais em: https://lucrandonabolsa.com.br/