Dinâmica na aula presencial
Lote econômico
Modelo matemáticos de lote econômico e comparativo via código Python no Google colab:
https://colab.research.google.com/drive/1CXg_AnW9n-ydt_zLqFBMjakSJDlfCt1a?usp=sharing
Post sobre estoque de segurança:
https://abcsupplychain.com/safety-stock-formula-calculation/
Análise ABC x XYZ:
Inventory Management for Retail — Deterministic Demand | Samir Saci
Inventory Management for Retail — Stochastic Demand | Samir Saci
Product Segmentation for Retail with Python| Samir Saci
https://medium.com/towards-data-science/product-segmentation-for-retail-with-python-c85cc0930f9a
ABC analysis for a better commercial strategy | Alexandra Augusti
https://www.dinmo.com/customer-segmentation/abc-analysis/
ABC-XYZ Inventory Classification with Python | Ulas Yilmaz
https://medium.com/@ulas_yilmaz/abc-xyz-inventory-classification-with-python-50ebee552fe4
Sinopse: A análise ABC-XYZ é um método sólido para planejamento de estoque e demanda. É um guia para priorizar produtos/SKUs com base na classificação de 2 níveis: Classificação ABC: O princípio de Pareto sugere que “80% dos resultados são produzidos por 20% das causas“. Como também se aplica ao gerenciamento de estoque, um pequeno número de produtos gera maior valor/receita, enquanto o grande número restante de SKUs gera apenas uma pequena quantidade de valor/receita. A classificação ABC, na mesma lógica, pode ser adotada para praticamente qualquer negócio com produtos. Ao diferenciar SKUs em % de receita como este, permitirá que as empresas se concentrem em produtos corretos com melhor nível de serviço. Um ponto de partida simples seriam níveis de estoque de segurança diferenciados com base na classe ABC do produto. 2. Classificação XYZ: Porém, a análise ABC apenas não é abrangente quando pensamos na complexidade da cadeia de suprimentos. É por isso que a classe XYZ também é levada em consideração. A análise XYZ classifica os SKUs com base na volatilidade de demanda/consumo. Os itens da classe X apresentam menor incerteza, enquanto os itens da classe Z apresentam a maior incerteza, o que significa os mais difíceis de gerenciar. Ao combinar duas classificações, obtemos uma melhor compreensão da combinação de valor e incerteza dos itens. Por exemplo, um SKU com classe CZ nos diz que o item tem baixo valor/receita gerada e também é difícil de gerenciar. Portanto, a questão é: vale a pena gerenciar esse SKU? Ou a empresa deveria abandonar esse SKU?
Create GPTs to Automate Supply Chain Analytics | Samir Saci
https://s-saci95.medium.com/create-gpts-to-automate-supply-chain-analytics-5b44dec8e0f8
Sinopse: The Supply Chain Analyst” é um ChatGPT “GPT” personalizado que realiza análises de Pareto e ABC usando dados de vendas.
Machine Learning for Retail Demand Forecasting | Samir Saci
Sinopse: Para a maioria dos varejistas, os sistemas de planejamento de demanda adotam uma abordagem fixa e baseada em regras para previsão e gerenciamento de pedidos de reposição. Isso funciona bem o suficiente para categorias de produtos estáveis e previsíveis, mas pode mostrar seus limites com uma demanda instável impactada por fatores externos. No post é implementado um modelo para prever a demanda para lojas de varejo usando aprendizado de máquina com Python. Esta abordagem usa o conjunto de dados M5 Competition Walmart.
Material de apoio: Código Python que combina Lote econômico e aprendizado de máquina | Anibal Azevedo
Link: https://colab.research.google.com/drive/1X4P8uvmTHdAWUOWwVXg-OmfgknVXmp41?usp=sharing
Artigos científicos acerca de modelos matemáticos de lote econômico