resumo do projeto
irmãos do Douro
hermanos del Duero
Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro
IES Joana I de Castilha -Tordesilhas
Empreendedorismo Responsável, Inclusivo e Sustentável, através da Inovação Educativa
Resumo do projeto
Nome do Projeto – ERIS_IE
Título - Empreendedorismo Responsável, Inclusivo e Sustentável, através da Inovação Educativa.
Prioridade - Potenciar a cooperação para enfrentar o desafio demográfico no espaço fronteiriço, criando condições de vida atrativas baseadas no acesso ao mercado de trabalho, serviços públicos essenciais, acessibilidade e aplicando princípios de inclusão social e igualdade de oportunidades e tratamento.
Objetivo político - Uma Europa mais social e inclusiva, por meio da aplicação do pilar europeu de direitos sociais.
Escolas participantes da Região Norte
Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Chaves
Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, Bragança
Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro
Agrupamento de Escolas de Mirandela
Escola Secundária de S. Pedro, Vila Real
Resumo do Projeto – ERIS_IE
Criar uma rede de colaboração entre escolas secundárias de Castela e Leão e das regiões Centro e Norte de Portugal
Implementar projetos transfronteiriços de inovação educativa que, no quadro da promoção de atividades económicas tradicionais no seu meio local, se fomente o espírito empreendedor inclusivo, socialmente responsável, sustentável e financeiramente viável.
Promover a formação específica a professores e equipas de gestão em empreendedorismo inclusivo, educação financeira e sustentabilidade
Implementação de projetos de inovação educativa para o desenho colaborativo e transfronteiriço de protótipos de empresas tradicionais inclusivas, sustentáveis e viáveis do ponto de vista financeiro.
Aprendizagem dos idiomas português e espanhol entre professores e alunos promovida pela participação nas atividades
O objetivo principal do projeto e os seus objetivos específicos vão ser realizados através de um conjunto de atividades em que estarão envolvidos, de forma conjunta, e ao longo de um mesmo ano letivo, escolas, equipas diretivas, professores e alunos pertencentes às regiões de Espanha e Portugal envolvidas.
Condicionantes geográficas do Projeto – ERIS_IE
Escolas de ensino secundário que se localizam nas áreas onde o Programa Operativo é implementado.
A dispersão e o envelhecimento da população nas três regiões participantes fazem com que as escolas secundárias respondam a uma ampla área que se estende muito para além das localidades em que se situam e respondem a população em idade escolar de muitas localidades pequenas e dispersas nas quais o transporte escolar é uma realidade quotidiana.
Este contexto de despovoamento e dispersão obriga as autoridades educativas signatárias deste projeto a tomar medidas extraordinárias para que as suas alunas e alunos tenham as mesmas oportunidades de acesso a um ensino de qualidade que lhes garanta o acesso ao mundo do trabalho
O projeto fará uso extensivo de ferramentas de colaboração para a sua formação em empreendedorismo inclusivo, sustentável e responsável, além de utilizar os novos meios digitais para a divulgação dos resultados, promovendo a sua atratividade junto dos mais jovens
Serão promovidos encontros presenciais de alunos, equipas de gestão e professores para:
o valorizar os resultados do projeto,
o trocar exemplos de boas práticas,
o promover o conhecimento da língua e da cultura do vizinho e o consequente crescimento do bilinguismo no ambiente escolar através da articulação de ações entre professores e equipas de gestão das escolas envolvidas,
o facilitar o contacto com entidades públicas e privadas locais.
Relevância e coerência do Projeto – ERIS_IE
ERIS_IE pretende aliar-se às prioridades e objetivos do POCTEP na resposta aos desafios do espaço transfronteiriço. Para tal, prossegue:
A formação dos alunos em maior risco de exclusão para lhes permitir o acesso a empregos de qualidade no seu meio geográfico próximo, independentemente das suas capacidades ou condicionantes de género, reduzindo a taxa de abandono escolar precoce e elevando os níveis de formação dos jovens.
O desafio de melhorar o nível de formação da população com o objetivo de aumentar as suas possibilidades de acesso a empregos de qualidade. Este desafio, que afeta uma parte significativa da população transfronteiriça, afeta particularmente os alunos do ensino secundário.
A promoção junto dos alunos, dos seus professores e equipas de gestão, duma cultura de inclusão, sustentabilidade e responsabilidade financeira na área do empreendedorismo, procurando tornar mais atrativa a formação, a obtenção de níveis académicos adequados e fomentar o interesse pela sua própria região, como um local adequado para o futuro emprego dos jovens.