O QUE É O LIXO?
De uma forma sintetizada, o lixo corresponde a todos os resíduos gerados pelas atividades humanas que é considerado sem utilidade e que entrou em desuso. O lixo pode ser classificado como orgânico (restos de alimentos, folhas, sementes, papéis, madeira entre outros), inorgânico e esse podem ser recicláveis ou não (plástico, metais, vidros etc.), lixo tóxico (pilhas, baterias, tinta etc) e lixo altamente tóxico (nuclear e hospitalar).
Diante dos impactos ambientais, é possível notar que o lixo vem crescendo a cada dia dentro da sociedade. Contudo, todo esse lixo, descartado de forma incorreta, causa impactos ambientais mediante a colata e descarte em lugares que não são apropriados. Dentre as vítimas que sobrem com esse impacto é a natureza. O lixo no mar causa morte a toda vida marinha e a biodiversidade. Muitos animais estão entrando em extinção pela falta de conscientização do homem em meio a industrialização. Diante desse caos que é causado na vida marinha, a sociedade também sofre com todo esse lixo. Em meio a chuvas, é notório que os mares devolvem esse lixo para as casas, ruas são alagadas e enchentes destroem toda uma vida construída pelo ser humano. Analisando toda essa realidade.
IMPORTÂNCIA
É muito importante o estudo do lixo, pois é dele que vem grande parte da contaminação do solo, através da disposição incorreta dos resíduos, por exemplo, descarte incorreto de lâmpadas florescentes (mercúrio) ou o óleo de cozinha (contamina vários litros de água), a qualidade do ar também é afetada, os lixões a céu aberto emitem o gás metano que é 23 vezes mais danoso que o CO2 em relação aos efeitos do aquecimento global. Sem falar no problema do lixo eletrônico (computadores, celulares, TVs) que contém em sua composição metais pesados (chumbo, cromo, lítio) que são substancias que oferecem risco ao ambiente e a saúde, algumas dessas substâncias são até consideradas cancerígenas. É importante a conscientização e o descarte do lixo de forma correta, para que nem a natureza e nem a sociedade sofra. Vale também ressaltar que é muito importante o conhecimento de que tipo de lixo produzimos e o que cada um pode causar, na intenção de prevenir que todo o lixo seja jogado de forma incorreta.
O QUE VAMOS APRENDER?
Estudando esse tema, vamos aprender como descartar o lixo de forma correta, separando-os de forma consciente, na intenção de fazer o bem para o meio ambiente, sem que ninguém sofra com as consequências.