INOVAÇÃO EDUCACIONAL NA PRÁTICA

O caso da Escola da Ponte

Curso + Mentoria + Tutoria + Orientação
com
WILSON AZEVEDO

BEM MAIS QUE UM CURSO: é Curso + Mentoria + Tutoria + Orientação

Em "INOVAÇÃO EDUCACIONAL NA PRÁTICA: o caso da Escola da Ponte" você vai estudar e aprender no seu tempo, dentro do seu ritmo, sob minha orientação direta. Eu vou acompanhar você em cada passo do processo. Vou esclarecer suas dúvidas assim que você compartilhá-las comigo. Serei seu professor, orientador, tutor e mentor.

Então é bom que você saiba mais sobre mim, sobre quem sou, que valores, princípios e ideias defendo em Educação, sobre o que venho fazendo no campo da Inovação Educacional nos quase 30 anos que dedico a isso.

Navegue no meu LinkTree para saber mais a meu respeito.

Além disso, vou colocar você numa comunidade de prática e aprendizagem colaborativa sob minha moderação, formada por outras pessoas que estão comigo e também querem aprender sobre como se ensina e se aprende numa das mais fascinantes escolas do mundo. Vocês têm muita coisa em comum para trocar, muita coisa para compartilhar: informações, experiências, busca de soluções para superar dificuldades iniciais, métodos, práticas, enfim, muita ajuda mútua para fazer acontecer e tornar realidade aquilo que sonham.

O QUE VOCÊ APRENDERÁ NESSE CURSO?

POR QUE ESTUDAR O CASO DA ESCOLA DA PONTE?

Por que fala-se tanto sobre a Escola da Ponte? O que essa escola tem de diferente em relação a outras? Por que deveríamos conhecer melhor essa escola?

Foi o educador Rubem Alves o primeiro a falar da Escola da Ponte para os brasileiros. E mesmo para muitos portugueses, já que em Portugal essa escola não era tão conhecida.

Alves ficou tão impactado por uma visita que fez à Ponte no ano 2000, por sugestão de um professor da Universidade de Braga onde havia ido fazer algumas palestras, que, ao voltar, dedicou 6 de suas colunas semanais num jornal diário de Campinas ao que ele mesmo denominou ser "A Escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir".

Algum tempo depois esta série de artigos foi publicada sob a forma de um livro com esse título. Um livro que virou sucesso de vendas, muito lido, comentado e discutido. Porque o que Rubem Alves descreve ali é algo até mesmo assombroso: uma escola onde não há aulas expositivas, onde os alunos não estão distribuídos em turmas e nem há séries ou anos, não há provas, não há salas de aulas com cadeiras em fila para os estudantes se sentarem um atrás do outro, nem quadro à frente de todos... Enfim, nada daquilo que costumamos reconhecer como sendo uma escola comum.

E, no entanto, nesta escola os alunos aprendem, até mais do que se aprende normalmente nas escolas convencionais, porque aprendem não somente os conteúdos programáticos do currículo: aprendem a aprender, aprendem a conviver na comunidade escolar e a lidar com conflitos, aprendem a exercer de forma responsável a liberdade de escolha e decisão, aprendem a exercer gradualmente cada vez mais autonomia.

Isso despertou a curiosidade de muitos educadores sobre como as coisas acontecem ali na Escola da Ponte. Como os estudantes aprendem na Escola da Ponte? Se não tem turma, nem série, se não tem aula nem sala de aula, se não tem provas nem testes, como é que fazem? Como é o cotidiano do estudante na Escola da Ponte?

Depois que terminar esse curso, você será capaz de entender como se ensina e como se aprende na Escola da Ponte, como ela se organiza, o que nela fazem alunos e professores, como os alunos são avaliados, como as questões disciplinares são trabalhadas, como se desenrola a vida escolar ali

E terá conhecido algumas escolas brasileiras que se inspiram no exemplo da Escola da Ponte, para também inspirar você a começar a "fazer a ponte" para uma nova Educação

QUANTO CUSTA TUDO ISSO?

Para ter acesso a tudo isso, você vai investir um valor mais baixo do que o de uma pizza por mês, graças ao parcelamento e ao desconto de 50% que estamos dando a quem se inscrever AGORA.

Sem o desconto você pagaria R$1.118,00. Mas, com o desconto de 50% que está conquistando ao se inscrever agora, você vai investir apenas a metade disso — R$559,00 — que ainda poderá dividir no cartão de crédito em até 12 vezes.

DEPOIMENTOS: O QUE DIZEM NOSSOS EX-ALUNOS?

Assista/ouça o que dizem aqueles que estudam e aprendem com a gente: 

RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES:

Para se inscrever ou obter mais informações,
FALE COM A GENTE
pelo nosso Whatsapp