Somos alunos do terceiro período de jornalismo do Unis e, através de nosso Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC), criamos esse site e nosso podcast para falar sobre os 20 anos do Unis e seus cursos de Pós Graduação e Mestrado. Com o intuito de mostrar não apenas como funcionam, mas quais são seus papeis, suas histórias e como estão funcionando durante a pandemia. Os podcasts serão postados todas terças e sextas, às 17h.
Bianca Lima
Eduardo Bregalda Junior
Gisela Albuquerque
O Centro Universitário do Sul de Minas foi criado em novembro de 2001, resultado da fusão de duas instituições de ensino superior, a Faculdade de Engenharia de Varginha (Fenva) e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Varginha (Fafi), ambas mantidas pela Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (Fepesmig). A Fepesmig surgiu do ideal de educadores que um dia sonharam transformar Varginha no maior centro educacional do Sul de Minas.
Sua criação se justificava pelo desejo por uma instituição de ensino superior que atendesse aos anseios não só da cidade, mas de toda a região do Sul de Minas. A primeira semente de uma universidade em Varginha foi lançada com o apoio da Mitra Diocesana da Campanha, participante do projeto político-cultural da Igreja Católica, que visava a combater o positivismo, o liberalismo político e dar à laicização do ensino e da cultura um cunho cristão. A princípio, os cursos eram ministrados no Colégio dos Santos Anjos.
Missão: ”Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua.”
Visão: “Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia.
Valores: I. Prestabilidade – habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência – capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação – capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.