Chama-se Gabriel e foi o primeiro bebé a nascer em 2021 na Cova da Beira.
Primogénito do casal oriundo do Sabugal, Marta Daniela Vicente Clara e Vítor Daniel Marques, Gabriel nasceu de parto natural, com 2,040kg, na maternidade do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, às 11:46H do dia 2 de janeiro.
Salientar que apesar da situação pandémica, que assolou a quase totalidade de 2020, no ano que agora findou nasceram na maternidade do CHUCB 534 bebés, mais 90 bebés que em 2019, o que demonstra a confiança dos casais nas instituições da região e no CHUCB em particular.
O Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB) realizou no dia 4 de janeiro de 2021, uma sessão de boas-vindas direcionada aos novos médicos internos colocados no CHUCB, e que este ano perfazem um total de 51 médicos, sendo 41 de formação geral e 10 de formação especializada.
A sessão que teve lugar no grande auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, começou às 09:45h e teve como anfitriões deste Centro Hospitalar, o Presidente do Conselho de Administração, Dr. João Casteleiro, a Diretora do Internato Médico, Prof. Doutora Arminda Jorge e as representantes da Comissão de Internos, Dra. Maria Inês Gonçalves e Dra. Constança Azevedo. A Faculdade de Ciências da Saúde, fez-se representar, neste encontro, na pessoa do seu Presidente, o Prof. Doutor Miguel Castelo Branco.
À mensagem de acolhimento e boas-vindas do Presidente do CHUCB, seguiu-se o habitual protocolo de apresentações, a visualização de um filme institucional sobre o hospital e a região e os novos médicos assistiram ainda a um webinar nacional promovido pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. António Sales, que em conjunto com o Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. Miguel Guimarães, o Presidente do CNIM, Prof. Doutor João Carlos Ribeiro e o Médico Anestesista e Intensivista, Dr. Gustavo Carona, assinalaram o início do ano para o internato médico dando as boas-vindas a estes novos profissionais de saúde.
No final da sessão, todos os internos foram submetidos a teste de despiste para a covid-19, para que possam ser integrados e iniciar funções nos vários serviços médicos do CHUCB, com garantia de total segurança, quer para os utentes, quer para os demais profissionais de saúde.
Referir ainda, que todo o processo administrativo de integração destes novos médicos decorreu de forma integralmente on-line e esclarecer que o processo de acolhimento de internos não termina aqui, uma vez que, ao longo do ano, o CHUCB irá continuar a receber médicos de outros hospitais e centros de saúde, que aqui virão realizar estágios parcelares.
Apresentada no âmbito da “Aceleradora de Ideias em Serviços Públicos” (AISP), na chamada lançada sob a designação “Ambientes de Trabalho Inovadores”, iniciativa da Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas-INA, a App MyCHUCB, aplicação para dispositivos móveis criada pelo Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, foi uma das seis candidaturas selecionadas, entre as 33 apresentadas, pelo que vai agora ingressar num programa especial, que visa o desenvolvimento rápido e a disseminação de novas ideias, que têm por objetivo inovar nos serviços públicos.
O programa – “Aceleradora de Ideias em Serviços Públicos” - foi desenvolvido no âmbito do Plano de Trabalho Colaborativo na Administração Pública, destina-se a trabalhadores e dirigentes da Administração Pública que pretendam transformar ideias em valor, no setor público, e está integrado no Sistema de Incentivos de Inovação na Gestão Pública (SIIGeP).
A seleção das candidaturas vencedoras foi realizada por um painel de três avaliadores constituído para o efeito, integrando um docente do ensino superior, um dirigente máximo de entidade do setor empresarial do Estado e um dirigente superior de entidade da administração pública central.
Para além da Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas-INA, as demais entidades envolvidas neste projeto são: a Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA, I.P.), a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e o Centro de Competências Jurídicas do Estado (JurisAPP).
Disponível on-line desde o mês de junho de 2020, com o objetivo de melhorar a acessibilidade dos utentes à sua informação de saúde e ainda facilitar a comunicação entre estes e o hospital a MyCHUCB é uma aplicação inteiramente gratuita e está disponível nas versões Android, IOS e Windows, podendo ser descarregada na App Store, Google Play e em app.gov.pt.
@ina.dgqtfp
Para assinalar o Dia Internacional do OBRIGADO, que se comemora anualmente no dia 11 de janeiro, os utentes da Associação Centro Social Sagrado Coração Maria, no Ferro, criaram artesanalmente um “coração iluminado”, para oferecer aos profissionais de saúde do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, como forma de agradecimento pela dedicação, profissionalismo e resiliência, com que estes cuidam de todos os doentes, nestes tempos difíceis e desafiadores impostos pela pandemia.
Entregue pela mão da Administradora da Associação, Rita Gaiola, a obra tem inscrita a seguinte mensagem de agradecimento: “Que a memória nunca nos falhe e que o reconhecimento e o obrigado seja a nossa linha da frente, hoje diante desta situação e sempre! Obrigado!”
O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira comemorou no dia 17 de Janeiro 2021, o seu 21º Aniversário.
Sob um contexto de pandemia absolutamente excecional, em tudo dissemelhante dos anos anteriores e marcado por inúmeras dificuldades e constrangimentos, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira não promoveu, neste aniversário, a habitual cerimónia solene, que assinala e dignifica tamanha efeméride e a eleva para lá dos muros físicos da instituição.
Muito menos contou com a emblemática homenagem aos seus colaboradores, iniciativa que anualmente reúne no Auditório do Hospital, em ambiente de celebração e confraternização, todos aqueles que, com a força do seu trabalho de anos, enaltecem e revigoram uma das mais distintas e reconhecidas instituições de saúde do país, servindo com profissionalismo, dedicação e sentido de missão, todos os seus doentes.
Neste ano, atípico e desafiante, sujeitos a um elevado risco de infeção, afastamento social e familiar, e ainda mais expostos a altos níveis de stress físico e psicológico, os profissionais de saúde do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira podem não ter tido a cerimónia que lhes é devida, mas o reconhecimento do seu trabalho, mérito e resiliência, jamais será preterido ou esquecido, pelo que aqui o afirmamos com convicção, gratidão e muita estima.
Aos nossos utentes, entidades parceiras e fornecedores, uma vez mais, agradecemos a compreensão, confiança e consideração com que nos têm prestigiado, ao longo destes 21 anos de relacionamento, dirigindo-lhes uma palavra de apreço e um abraço virtual, relembrando que vivemos tempos, em que todos os gestos contam e que pese embora já se vislumbre a luz ao fundo do túnel, agora mais que nunca, é-nos exigido um esforço redobrado, para combater e derrotar a covid-19.
A todos o nosso bem-haja.
No âmbito da comemoração do 21º Aniversário do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira e em referência a uma das iniciativas mais emblemáticas desta instituição, a “Semana do Bebé do CHUCB”, o Conselho de Administração promoveu a plantação de 168 oliveiras, nas áreas jardinadas do Hospital Pêro da Covilhã, junto às quais descerrou no dia 17 de janeiro, dia do aniversário institucional, uma placa alusiva à iniciativa em questão.
Cada uma destas árvores representa, todos os bebés nascidos na maternidade desta unidade de saúde, por cada um dos meses, pertencentes às 14 edições já realizadas deste evento, que visa a promoção da natalidade e dos cuidados de saúde materno-infantis na região e ainda sedimentar os laços entre a comunidade e o hospital.
Recorde-se que a Semana do Bebé do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira é uma iniciativa anual, desta instituição de saúde, que desde o ano de 2007, data da sua primeira edição, procura chamar a atenção de toda a comunidade para os baixos índices da natalidade em Portugal, com particular ênfase nas regiões do interior. Pretende-se, também, com as várias dinâmicas desenvolvidas ao longo de cada uma destas semanas consciencializar pais, cuidadores e educadores para a importância de uma parentalidade afetiva e responsável, essencial à promoção da saúde na primeira infância.
O Voluntariado da Liga dos Amigos do CHCBeira em resultado das vendas dos trabalhos artesanais que as voluntárias fazem e sendo recetivo ao projeto elaborado por Enfermeiras da Unidade de AVC, ofereceu àquela Unidade um tablet que permite aos doentes internados contactarem e interagirem com os seus familiares. Sentimo-nos felizes por perceber a importância que tem este momento para os doentes e para os seus familiares nesta fase em que as visitas estão restritas e em que a pandemia provoca nestas áreas maiores constrangimentos.
Sermos parceiros desta corresponsabilização na humanização dos cuidados de saúde e mesmo indiretamente porque não podemos desenvolver as nossas ações presenciais é sentirmos que a nossa missão continua a trilhar caminhos pela melhoria dos utentes que recorrem ao Centro Hospitalar.
A tod@s os que permitiram esta ação solidária agradecemos profundamente a sua ajuda!!!
Com mais de 100 doentes em internamento COVID, os profissionais de saúde do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira continuam a prestar cuidados de saúde, com qualidade e segurança. A melhor forma de ajudar os profissionais e de se proteger é ficar em casa.
Confinar é ficar em casa. Ficar em casa é proteger a sua saúde e o trabalho dos profissionais de saúde, como os do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira. Respeite as regras. Fique em casa!
No seguimento da evolução da pandemia de Coronavírus (COVID – 19) na região e com o propósito de continuar a prestar cuidados de saúde diferenciados aos seus concidadãos, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã criaram uma “Unidade de Apoio Pós-Alta”, nas instalações do Seminário do Verbo Divino, no Tortosendo.
Para um condigno e eficaz apoio no combate à pandemia, esta infraestrutura ficou dotada, de todas as amenidades e condições logísticas, para receber utentes com alta clínica, provenientes dos internamentos NÃO COVID do CHUCB, e que pese embora já não careçam de cuidados especializados, ainda assim, podem não dispor de alguns preceitos elementares, tais como: autonomia para a realização de atividades básicas diárias, condições de salubridade ou estruturas adequadas no domicílio, apoio familiar ou de terceiros, e outras, que até aqui eram asseguradas pelo Hospital, até se alcançar uma resposta social adequada.
Esta solução visou beneficiar aqueles que dela verdadeiramente precisam e aliviar a pressão, que se fez sentir nas áreas de internamento do CHUCB. O espaço em causa, no Seminário do Tortosendo tem capacidade para receber até 30 doentes.
No dia 29 de janeiro, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira foi agraciado com a doação solidária de 20Kg de morangos, devidamente embalados e prontos a comer, oferta do movimento Cidadania Ativa da Covilhã / Continente e também de produtos alimentares diversos, oferecidos pela Covialimentar Lda.
Para ambos o nosso Bem-Haja!
É com sentido de pesar e consternação, que o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, em nome de todos os seus colaboradores, comunicou o falecimento do Sr. Dr. Álvaro Rascão Ferreira Pinto, ilustre médico desta instituição e fundador, há mais de 50 anos, da valência de Urologia na Região.
Enaltecer as qualidades técnicas, profissionais e humanas, deste vulto da medicina em Portugal, nunca será suficiente, tal como nunca será demais qualquer reconhecimento ou agradecimento, que lhe possamos expressar, face à dedicação e empenho, que muito fervorosamente votou, a todos os seus doentes, a todas as causas cívicas nas quais se envolveu, e mormente ao saber, à práxis e ao ensino da sua vocação médica.
Tratar e ensinar foi verdadeiramente, o lema de vida deste ser humano de exceção, referência para várias gerações de médicos que, com mestria e júbilo perpetuam o seu legado.
Envolto em luto, mas honrado pelas várias décadas de trabalho e amizade partilhadas, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, vem assim apresentar à família e amigos do Sr. Dr. “Ferreira Pinto”, as mais sentidas condolências.
Breve Nota Biográfica
Álvaro Rascão Ferreira Pinto, nasceu a 8 de Junho de 1935, licenciou-se em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Coimbra no ano de 1960 e especializou-se em Urologia em 1964.
Para além da sua atividade como médico urologista “foi a referência de várias gerações de médicos da Beira Interior”. Criou o Serviço de Urologia no antigo Hospital da Covilhã, onde prestou assistência a quase todos os doentes do Interior, desde o Douro ao Tejo. Desempenhou praticamente todos os cargos da carreira médica a nível deste hospital, tendo sido ainda membro da Associação Portuguesa de Urologia. Foi também membro de vários júris de vários concursos públicos.
Igualmente importante foi a sua participação cívica ao nível autárquico, tendo sido vereador da Câmara Municipal da Covilhã e presidente da Assembleia Municipal da Covilhã. Foi agraciado com a medalha de Ouro da Câmara da Covilhã em 2002, por lhe ser reconhecido o seu contributo para o prestígio do concelho.
Em 2009, por altura das comemorações dos 30 anos do Serviço Nacional de Saúde foi agraciado pela Ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge, com uma medalha de ouro, pela sua intervenção no domínio da Saúde em Portugal.
Dia 4 de fevereiro, assinalou-se o Dia Mundial do Cancro e o CHUCB associou-se a esta iniciativa global, apoiando na divulgação do propósito desta efeméride, que visa consciencializar a população mundial e mobilizá-la para a adoção de comportamentos saudáveis e preventivos das doenças oncológicas.
Uma iniciativa liderada pela União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), que tem a sua representatividade em Portugal através da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que, desde 1983, colabora ativamente no desenvolvimento e implementação de políticas de saúde com projetos nacionais e internacionais.
Em 2021, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promoveu a campanha de sensibilização e educação para a saúde nomeada “21 desafios para a mudança”, desafiando a comunidade a participar durante 21 dias, com pequenas, mas significativas ações que promovam a prevenção de doenças oncológicas.
O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira vem por esta via agradecer as manifestações de apoio e solidariedade que continuam a chegar, para com os seus profissionais de saúde. Destacar:
Movimento Cidadania Ativa da Covilhã;
Águas Vale Glaciar;
Telepizza;
Churrasqueira Frango na Brasa;
Padaria do Centro mais perto;
LMCP-PAK, sistemas de embalagens;
Jorge Marques Sousa, Soc. Unipessoal, Lda.;
Pedro Dias (em nome pessoal);
A Torre, Serviços e Restauração, Lda - Serra da Estrela;
A Filipa, a Sofia, a Sabrina e o Rodrigo, aqui em representação de tantos outros anónimos, que desenvolvem e colaboram com movimentos espontâneos de apoio ao CHUCB.
Reiterar ainda, que os profissionais de saúde deste Centro Hospitalar não carecem, em absoluto, de bens alimentares essenciais, necessários ao desenvolvimento do seu exercício profissional, contudo acolhem humildemente estas manifestações cívicas e de solidariedade para com a sua luta diária, com um sentimento de gratidão, afeto e respeito.
Parafraseando as palavras de uma Sra. Enfermeira – chefe, de um dos serviços covid do CHUCB, e que é também o sentimento partilhado pelos demais:
“Nós continuaremos a fazer o nosso trabalho, em prol do doente, sempre dando o nosso melhor. Precisamos também que a população nos ajude, mantendo o distanciamento social, usando máscara e higienizando as mãos, pois esta é uma guerra de todos, e só assim conseguiremos vencer. Uma vez mais agradeço o apoio e incentivo dado às nossas equipas”.
Chegaram durante a manhã do dia 9 de fevereiro, as 20 camas hospitalares que a iniciativa “Aconchegar” doou ao Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, para ajudar a equipar a Unidade de Apoio Pós-Alta, criada nas instalações cedidas do Seminário do Tortosendo.
Uma solução adequada, fruto de uma parceria entre o CHUCB e a Câmara Municipal da Covilhã, que permitirá aliviar a pressão que se faz sentir nas áreas de internamento hospitalar, e que mercê deste donativo permitirá proporcionar aos utentes com alta clínica, mas que não dispõem de autonomia, apoio familiar ou condições adequadas no domicílio, todo o conforto e segurança de que necessitam, ainda que este seja apenas um local de acolhimento temporário, até se encontrar uma resposta definitiva e ajustada a cada situação.
A acompanhar estas camas de articulação elétrica, vieram também 20 colchões anti escara, 40 guardas metálicas e 20 suportes para soro. Para Nuno Miguel Guerra, CEO da CREATE, mentor e imagem da iniciativa “Aconchegar – levar uma cama a quem mais precisa”, trata-se de “um pequeno reconhecimento ao trabalho de quem está no terreno a fazer face a este enorme desafio.” Recorde-se que o projeto “Aconchegar” nasceu como resposta à necessidade de levar conforto a todos os que mais precisam, como os doentes e profissionais que estão no combate à pandemia, sendo que até ao momento já foram doadas, por esta via mais de 150 camas.
Para além dos dispositivos à data recebidos, passados alguns dias o CHUCB voltou a receber mais 10 camas hospitalares de articulação e elevação elétricas e respetivos colchões, guardas metálicas e dispositivos para soro, destinadas ao internamento do Hospital Pêro da Covilhã, por forma a fazer face à necessidade de aumentar a sua capacidade de resposta.
Para João Casteleiro, Presidente do Conselho de Administração do CHUCB, esta doação “foi ouro sobre azul, pois só com este ato de solidariedade é possível equipar aquele espaço com tanta qualidade. Falamos de camas elétricas certificadas para uso hospitalar, que muito facilitam o trabalho dos cuidadores, e que permitem a muitos doentes tornarem-se mais autónomos, podendo por exemplo recostar a cama, sem a ajuda de terceiros. Gratidão é a palavra de ordem que podemos manifestar a esta iniciativa extraordinária e a tantas outras que provindas de todos os flancos da sociedade civil nos têm ajudado a cumprir a missão de que estamos investidos, no combate à pandemia de covid-19”.
O projeto "Aconchegar" tem a chancela da Fundação São João de Deus e da International Association of Microsoft Channel Partners (associação de parceiros Microsoft em Portugal). Conta com o apoio de um número alargado de embaixadores do setor empresarial e da sociedade civil que, sem interesses empresariais, políticos ou religiosos, contribuem para o sucesso da iniciativa. O objetivo do projeto é ajudar a equipar Estruturas de Apoio de Retaguarda (EAR) e hospitais, através da aquisição e doação de equipamentos necessários ao reforço da capacidade de internamento destas estruturas.
Uma família da Covilhã doou mel de produção própria e artesanal, acompanhada de missiva de conforto aos profissionais do CHUCB, a qual aqui reproduzimos, para conhecimento de todos:
“Muito obrigado por todo esforço, dedicação e altruísmo que têm demonstrado, em particular neste último ano e com certeza no futuro mais próximo!
A nossa família pretende desta forma dizer “ OBRIGADO” a todo o pessoal do CHUCB!
Felizmente nenhum de nós é cliente assíduo do CHUCB mas mesmo assim queremos que saibam que é muito reconfortante saber que podemos sempre contar com a vossa equipa, até nos momentos mais difíceis, como o que todos estamos a atravessar!
O nosso mel é produzido aqui na Serra da Estrela, mais precisamente na Vila do Carvalho, de forma artesanal e em ambiente familiar tentamos proceder de forma mais biológica possível. Por estes motivos e devido ao frio do Inverno, algum do nosso mel já iniciou o processo de cristalização (que o torna mais espesso, mais claro e extremamente saboroso). Devido ao processo artesanal e familiar de apicultura que praticamos é possível que possam encontrar alguns vestígios da “colmeia” misturados com o mel (patas de abelha, bocados de cera, etc.).
Esperamos que possam encontrar um bocadinho de conforto com a ajuda do nosso mel.
Mais uma vez OBRIGADO!!!!
João, Joana, Joaninha e Joãozinho.
Covilhã, 08 de fevereiro de 2021
Ps.: Nós ficamos em casa bem guardadinhos. Só o pai é que sai às vezes para ir ver as colmeias.”
Pequenos, grandes gestos que adoçam os nossos dias! O nosso Bem-Haja.
Na senda das manifestações de apoio e solidariedade recebidas pelo Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, referenciar a título individual: Francisco Louro, José António Saraiva, São Borges, Sónia Gonçalves, Marisa Borrego e João Carlos Borralhinho.
Destacar a campanha de solidariedade desenvolvida pela iniciativa "Efeito Solidário“, projeto de ajuda comunitária, criado por uma jovem covilhanense, que através de uma página criada nas redes sociais conseguiu angariar, em apenas alguns dias, bens de grande utilidade para a Unidade de Apoio Pós-Alta do CHUCB.
Renovar o agradecimento ao Movimento Cidadania Ativa Covilhã, que continua a acarinhar os nossos profissionais de saúde, desta vez com a ajuda de José Antunes, Taberna A Laranjinha e Carmen Cabeleireiros. Ainda neste âmbito agraciar também o apoio da Love Cakes, Vic Properties, Delta e Newplaids.
A todos o Nosso Bem-Haja!
Efeito Solidário, Cidadania Ativa Covilhã, Taberna A Laranjinha, Carmen Cabeleireiros, Delta Cafés, Newplaids, #VicProperties, #LoveCakes.
No âmbito do projeto “Escolas Amigas dos Direitos Humanos”, alunos e professores do Agrupamento de Escolas do Fundão, promoveram no dia 19 de fevereiro, uma emissão radiofónica, inserida na atividade “Dias de Escola” – programa realizado semanalmente por este agrupamento escolar, mas desta feita inteiramente dedicado aos profissionais de saúde do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, como forma de homenagem ao trabalho, por eles desenvolvido, em prol da comunidade.
O programa teve lugar entre as 19h00 e as 20h00 e foi transmitido pela Rádio Cova da Beira.
Evento com índole solidária, em prol do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira.
Moto Clube Covilhã LOBOS DA NEVE
No seguimento das manifestações de apoio e solidariedade recebidas, entre 15 e 24 de fevereiro, pelo Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, referenciar e agradecer a:
Minipreço do Tortosendo, IKEA, Grupo de Convívio e Amizade das Donas, Iniciativa Espalhar Solidariedade, Mariana Martins da Love & Sweet, graph&co design de comunicação, Multipreço Publicidade (Caria) e Movimento Cidadania Ativa da Covilhã, desta feita, em comunhão com a Missão Continente e Igreja Evangélica Assembleia de Deus.
Destacar também as seguintes iniciativas:
- 27° Concentração Virtual Lobos da Neve 2021 - Evento de índole solidária do Moto Clube da Covilhã LOBOS DA NEVE, no qual parte das receitas conseguidas reverte a favor da aquisição de equipamentos para o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira;
- Programa de Rádio para homenagear os profissionais de saúde do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, promovido pelos alunos e professores do Agrupamento de Escolas do Fundão, no âmbito do projeto “Escolas Amigas dos Direitos Humanos”.
Face à doação de mais 10 camas eléctricas e articuladas ao CHUCB, pela Aconchegar, realçar que as mesmas vieram complementar serviços onde foi preciso reforçar a capacidade de resposta hospitalar.
A todos o Nosso Bem-Haja!
Com todos os indicadores a apontar para o facto da grande maioria dos profissionais de saúde apresentar sinais de cansaço físico e psicológico, bem como altos índices de stress e ansiedade, decorrentes de uma exposição contínua a níveis de exigência sem precedentes, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira tem, desde o dia 26 de fevereiro, à disposição de todos os profissionais deste centro hospitalar, um programa de combate ao stress laboral e ao burnout, intitulado "CHUCB - A CUIDAR DOS SEUS".
Em horário pós-laboral e sob o lema "mente sã em corpo são", este programa, desenvolvido com o contributo do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental e do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do CHUCB, inclui técnicas de relaxamento, relaxamento schultz, sala de snoezelen e ainda sessões de bem-estar físico, yoga e pilates.
Todas as sessões são conduzidas e orientadas por profissionais devidamente habilitados, provenientes dos serviços referenciados, e que desta forma disponibilizam o seu tempo e o seu conhecimento em prol dos demais colegas de trabalho, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para os ajudar a ultrapassar esta fase de maior dificuldade e a restabelecer o equilíbrio pretendido, através de técnicas e exercícios que promovem sentimentos e sensações de conforto, bem-estar e segurança.
O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira iniciou um rastreio em larga escala, para estudo da imunidade conferida pela vacina da covid-19, na população idosa da Cova da Beira.
Com vista à prossecução deste objetivo, de grande interesse epidemiológico, assente no estudo da covid-19 e na capacidade de resposta desta população, à respetiva vacinação, o CHUCB foram encetados contactos com as várias instituições de apoio à 3ª idade, pertencentes à sua área de influência, com intermediação das autarquias locais, nomeadamente câmaras municipais e juntas de freguesia, cuja situação de grande proximidade para com as referidas instituições, se acredita determinante para o sucesso desta iniciativa.
Para além das colheitas que deverão ser efetuadas pelos profissionais de saúde de cada instituição, segundo um protocolo previamente estabelecido e que cumpre as orientações internacionais, todo o restante processo, inerente ao estudo está a cargo do Serviço de Patologia Clínica do CHUCB.
Com vista à renovação, do selo da acreditação do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, pela Joint Commission International, este Centro Hospitalar submeteu-se, na semana de 22 a 26 de fevereiro/2021, a um longo, rigoroso e complexo processo de auditoria, que nestes moldes, tem ocorrido presencialmente de 3 em 3 anos, desde a obtenção da primeira acreditação em 2010.
Neste período pandémico, particularmente difícil e exigente para todos, a referida auditoria decorreu integralmente em formato virtual, com todas as equipas do Hospital Pêro da Covilhã, Hospital do Fundão e Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, envolvidas no processo, a ter de empenhar um esforço suplementar para, dessa forma, conseguir dar resposta e demonstrar factualmente o cumprimento das normas de qualidade e segurança exigidas por aquela entidade externa internacional, mais ainda por esta reacreditação ocorrer na modalidade de centro médico académico, dado tratar-se o CHUCB de um Hospital Universitário.
Face ao bom trabalho desempenhado, por todos os profissionais envolvidos na qualidade e segurança do doente, e pela ativa participação de todos os serviços auditados, numa semana, em que tudo e todos estiveram sob apertado escrutínio e avaliação, o Conselho de Administração do CHUCB destacou, a notável resposta de todos os serviços, bastas vezes elogiada por Paulo Neno, coordenador do Grupo de Auditores da JCI, e agradeceu o empenho e o mérito de todos, nesta caminhada contínua, que representa o compromisso da instituição, para com a melhoria dos cuidados prestados aos doentes, sem descurar a sua componente de ensino e investigação de referência.
O resultado da presente auditoria será comunicado oportunamente.
A Consulta Aberta de Hipertensão e o Serviço de Nutrição e Atividade Física do CHUCB uniram-se para assinalar o Dia Mundial da Obesidade, dando mote a um programa da Rádio Clube da Covilhã, onde obesidade e hipertensão estiveram em destaque, para alertar para os perigos e malefícios que estas patologias, isoladas ou em simultâneo, acarretam para a saúde, sem esquecer a sua potencialidade, enquanto fatores de risco, para muitas outras doenças crónicas e também para a covid-19.
De modo a retomar as aulas de preparação para o parto e para a parentalidade, suspensas desde o início da pandemia, por motivos de segurança e cumprimento das medidas de mitigação da pandemia de SARS-COV-2, a equipa de enfermagem do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, tem em funcionamento desde o principio do mês de março, o programa @Preparar para Nascer, iniciativa com teor e conteúdo similar, mas em formato integralmente on-line.
Destinado a casais e grávidas, a partir das 28 semanas de gestação e ainda inteiramente gratuito, este programa, adaptado à situação epidemiológica em vigor, contempla sessões teórico-práticas, conduzidas e orientadas por enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia, e tem a periodicidade de 1H / semana, num total de 10 sessões, subordinadas às temáticas: pavimento pélvico, trabalho de parto, analgesia do parto, amamentação, cuidados ao bebé e pós-parto.
As inscrições on-line, podem ser feitas em www.chcbeira.min-saude.pt ou através do link: https://forms.gle/HTVBT5vSmyY8sLQk9
Para mais informações contactar o Serviço de Obstetrícia/Ginecologia do CHUCB, através do tel. 275330000, ext. 14400 ou 12160.
As mais distintas manifestações de apoio e solidariedade continuam a chegar ao Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, ratificando a importância que o bem-estar dos nossos profissionais e utentes tem para toda a comunidade, pelo que, uma vez mais, não podemos deixar de expressar o nosso sentido agradecimento à:
Mcdonald´s Covilhã, Farmácia Holon da Covilhã e Associação Semeiabraços.
Referenciar ainda, que ao abrigo do projecto “estou” desenvolvido pela Associação Semeiabraços, foram doados ao CHUCB, 31 tablets, para combater o isolamento social que assola os doentes internados e facilitar a comunicação entre estes e os seus entes queridos.
Os dispositivos em causa, estão dotados de um software muito simples e acessível, o qual permitirá aos doentes fazer videochamadas de forma autónoma, uma vez que estão configurados para ser utilizados por doentes menos habituados às novas tecnologias, facilitando desta forma contactos entre doente e família mais frequentes, mais prolongados e sem a intervenção dos profissionais de saúde.
Face ao número de tablets recebidos e aos preceitos desta iniciativa, a presente doação acarreta ainda a vantagem da não partilha de equipamentos entre doentes, uma vez que cada tablet permanecerá na unidade do doente, durante todo o seu internamento, permitindo assim suprir os desafios de prevenção de infecção cruzada e de gestão de agendamentos com os familiares, que daí advêm.
A todos o Nosso Bem-Haja!
A situação de menor pressão, que se vive atualmente no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, no que respeita, especialmente, à diminuição do número de internados, nas alas destinadas a doentes com covid-19, está finalmente a permitir a retoma gradual da atividade assistencial, ao nível das consultas e cirurgias, sendo que nesta altura, das 4 enfermarias covid, convertidas para suprir as necessidades existentes, até há alguns dias atrás, 3 já foram reativadas na vertente de internamento não-covid, médico e cirúrgico.
Subsiste ainda, e durante o tempo considerado necessário, uma única enfermaria covid, para dar resposta aos doentes que continuam internados nesta unidade de saúde e para prevenir alguma situação de maior afluência que possa vir a acontecer. Também ao nível da UCI covid tem vindo a ocorrer um decréscimo sustentável das necessidades de internamento.
Pese embora a importância que a componente de teleconsulta, tem vindo a assumir no CHUCB, para acompanhamento e apoio dos doentes, ao longo de toda esta pandemia, tem havido um aumento progressivo das consultas presenciais, assim como das cirurgias programadas, sendo que o Centro Hospitalar conta, dentro em breve, ter a atividade cirúrgica normalizada, incluindo a cirurgia de ambulatório.
Implementada no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, desde Julho de 2020, e com mais de 40 doentes já intervencionados com esta técnica, a cirurgia endoscópica da coluna tem como objetivo a descompressão das estruturas neurológicas, medula e raízes nervosas, através de uma abordagem minimamente invasiva, muito menos agressiva para o doente e por isso também mais segura, com internamentos mais curtos (regra geral de 1 dia), menos complicações associadas, praticamente sem risco de infeção e capaz de proporcionar uma recuperação mais rápida e com menos dor.
A cirurgia endoscópica da coluna é, assim, uma técnica inovadora que, embora já se realize, há alguns anos, em países como a Alemanha, Coreia do Sul e Japão, em Portugal conta apenas com 2 ou 3 anos de existência, permitindo tratar hérnias e estenoses lombares, a partir de uma incisão inferior a 1 cm, através da qual é inserida uma cânula milimétrica que integra uma câmara, para visualização das estruturas anatómicas a tratar, sem lesar os tecidos adjacentes, que devem ser preservados.
O precursor desta técnica cirúrgica no CHUCB, é o Dr. Alfredo Carvalho, médico especialista de ortopedia, com formação na área da coluna, realizada durante o internato partilhado entre o CHUCB e o Hospital de S. João, e ainda com formação na área específica da endoscopia da coluna, realizada na Alemanha.
O sucesso e resultados para o doente, alcançados através desta abordagem cirúrgica, têm sido de tal forma reconhecidos, que o Diretor do Serviço de Ortopedia, Dr. António Figueiredo, seguindo as diretrizes do próprio hospital, sente-se regozijado com esta aposta e refere ter “o dever de estimular e aproveitar os talentos que tem na equipa e ainda dar oportunidades a quem mostra estar a seguir com passos firmes”, como é o caso deste jovem médico, que em tão curto espaço de tempo se transformou numa referência em endoscopia da coluna, a nível nacional.
No âmbito da excelência do trabalho desenvolvido até aqui, “está assim previsto, como hospital pioneiro que foi, o CHUCB vir a ser nesta área, um centro de referência ibérico, onde outros colegas possam vir aprender a técnica”, conclui o diretor do serviço. Situação de resto que já não é nova, pois o Hospital está já a receber médicos de neurocirurgia e ortopedia de outros hospitais, que aqui têm vindo aprender, para implementar a técnica nas suas unidades de saúde, e encontrando-se já várias formações agendadas no decorrer das próximas semanas.
Para o jovem ortopedista, natural de Celorico de Basto, mas por cá estabelecido desde que fez o internato médico na Covilhã, o interesse pela área da coluna surgiu com a necessidade sentida em dar resposta, eficaz e atempada, a um número elevado de doentes que todos os dias lhe chegam com patologias da coluna, nomeadamente, hérnias discais e canais estreitos lombares, patologias em que a cirurgia endoscópica é particularmente recomendada.
Considerando os excelentes recursos físicos e materiais do CHUCB, pois “todo o material de base para estas cirurgias já existia no hospital, o material específico foi rapidamente conseguido, o próprio bloco foi renovado há pouco tempo e há poucos meses foi adquirido um aparelho de RX topo de gama”, Alfredo Carvalho destaca o apoio e confiança que tem recebido neste centro hospitalar, considerando mesmo que “muitas vezes nos hospitais centrais é mais difícil começar com técnicas novas e sobretudo especialistas em início de carreira terem acesso a essas oportunidades”.
Com todos os benefícios já elencados, e uma taxa de sucesso na ordem dos 85%, no que respeita a doentes muito satisfeitos, pós-cirurgia laparoscópica da coluna, esta é, para os especialistas, uma técnica em expansão, aplicável a pessoas de todas as idades, e possível de realizar em ambulatório, pelo que, dentro em breve o CHUCB vai iniciar a realização deste procedimento em regime de ambulatório, permitindo ao doente sair do hospital, no próprio dia da cirurgia e pelo próprio pé.
Sob a chancela do Serviço de Pneumologia, do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira e em funcionamento há cerca de 2 meses, para a “Consulta de Pneumologia Pós-Pneumonia COVID-19” do CHUCB, foram referenciados até ao momento, 50 doentes.
Esta consulta realizada pela Dra. Maria de Jesus Valente e pelo Dr. Daniel Pimenta Rocha, em dois períodos semanais, tem como critérios de referenciação, o cumprimento de um ou mais fatores, tais como: ter sido tratado em cuidados intensivos, ter estado sob dependência prolongada de oxigénio durante o internamento ou ainda ter alta com prescrição de oxigenoterapia ou corticoterapia.
Além de acompanhar a evolução clínica destes doentes e a sua retoma da vida normal, a criação desta consulta específica, visou também Identificar e abordar precocemente as possíveis complicações da pneumonia por SARS-CoV2, tais como a doença pulmonar intersticial ou a doença pulmonar vascular, como é por exemplo o caso do tromboembolismo pulmonar.
Os doentes são observados nesta consulta após a alta hospitalar, num prazo de 4 a 12 semanas, consoante a gravidade da doença manifestada durante o período de internamento.
Além dos vários exames e consultas subsequentes, o acompanhamento especializado de doentes, com sequelas de covid-19 tem ainda o apoio terapêutico de uma equipa multidisciplinar, na área da reabilitação cardiorrespiratória.
Para a Dra. Salete Valente, Diretora do Serviço de Pneumologia do CHUCB, "o balanço desta consulta é francamente positivo dado que, através dela, já foram detetados casos de pneumonia organizativa pós infeção, com necessidade de reiniciar corticoterapia oral e gestão de oxigenoterapia, nos doentes que ainda mantém necessidade deste tratamento".
O nosso bem-haja ao movimento mini gestos solidários do Minipreço
No seguimento da 27ª Concentração dos LOBOS DA NEVE, que em virtude da pandemia se realizou este ano em versão não presencial e solidária, Rui Santos, Presidente deste Moto Clube da Covilhã, entregou ao Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, Dr. João Casteleiro, parte das receitas auferidas com as inscrições dos muitos participantes, que se associaram a este evento inédito e altruísta.
O cheque simbólico, no valor de 1500€, foi entregue hoje, dia 31 de março e, conforme protocolado, será direcionado para a aquisição de equipamentos de conforto para doentes e profissionais de saúde, tendo uma parte desta verba já sido, inclusive, utilizada para ajudar a equipar a unidade pós-alta do CHUCB, nas instalações cedidas pelo Seminário do Tortosendo, que pese embora se encontre sem atividade, está ainda assim preparada e provida de todos os bens e equipamentos essenciais para, em caso de necessidade, ser reativada no imediato.
De acordo com a organização do evento, esta vertente mais solidária contribuiu certamente para o balanço muito positivo desta iniciativa, pois, segundo a mesma, “efetivamos 600 inscrições provenientes de todos os distritos e ilhas do País, do estrangeiro, tendo nela participado 186 Moto Clubes e Grupos Motards”.
Para o Presidente do CHUCB, este “uivo solidário” do moto-clube da Covilhã - Lobos da Neve revela uma dinâmica e uma responsabilidade social, que está muito para além de qualquer mito ou conceito pré-definido que se possa ter em relação a um grupo desta natureza, e revela o extraordinário empenho do mesmo, em torno de causas verdadeiramente relevantes para a vida das pessoas”.
Newsletter do CHUCB - COVID-19 - aceda AQUI
Coordenadas GPS N 40.26615° E 7.49227°
Coordenadas GPS N 40.13498° E 7.50130°
Serviço de Comunicação, Marketing e Eventos
CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO COVA DA BEIRA
Alameda Pêro da Covilhã, 6200-251 Covilhã, PORTUGAL
TEL +351 275 330 000 FAX +351 275 330 001