CENTRO HOSPITALAR COVA DA BEIRA

COVILHÃ | FUNDÃO

FRANCISCO É O 1º BEBÉ DO ANO NO CHCB

O Primeiro Bebé do Ano a nascer no Centro Hospitalar Cova da Beira é um menino, nascido às 16H57 do dia 2 de Janeiro de 2018, de nome Francisco José da Silva Nunes.

Nasceu com 3,540 Kg e 51 cm de comprimento e é o segundo filho de Marina Bento e Samuel Felgueiras, que já tinham sido pais de uma rapariga há 21 anos atrás. O casal reside no Fundão.

CHCB FORMA 45 MÉDICOS INTERNOS EM 2018

O Centro Hospitalar Cova da Beira abriu as portas no dia 2 de janeiro para acolher os novos médicos internos que vão desenvolver e aprofundar a sua formação em contexto prático nos diversos serviços clínicos da Instituição.

Para o ano de 2018, o CHCB recebe ao todo 45 novos médicos internos, sendo 36 de ano comum e 9 de formação específica, estes últimos para se especializarem nas áreas de Cirurgia Geral, Endocrinologia, Medicina Interna, Ortopedia, Patologia Clínica, Pediatria e Pneumologia.

Na sessão de boas vindas aos jovens médicos, esteve presente o Presidente do Conselho de Administração do CHCB, Dr. João Casteleiro, a Diretora do Internato Médico do CHCB, Dra. Arminda Jorge, o Adjunto do Director Clínico, Dr. Carlos Gomes, o Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, Prof. Doutor Miguel Castelo Branco e a Diretora do Internato Médico do Aces Cova da Beira, Dra. Marli Loureiro.

A colocação destes médicos no Centro Hospitalar Cova da Beira é reveladora da capacidade formativa desta unidade de saúde e representa um contributo essencial para a melhoria da qualidade dos cuidados assistenciais prestados aos utentes.

CUIDADOS PRIMÁRIOS DA COVA DA BEIRA COM HORÁRIO ALARGADO PARA ACAUTELAR ACRÉSCIMO NA AFLUÊNCIA ÀS URGÊNCIAS DO CHCB

O Centro Hospitalar Cova da Beira e o Agrupamento dos Centros de Saúde da Cova da Beira informam que, por forma a prevenir e acautelar um aumento significativo da frequência de utentes aos serviços de saúde, numa altura em que se começa a registar um acréscimo de casos de gripe e outras infeções respiratórias, foi alargado o horário de funcionamento do Centro de Saúde da Covilhã, que passa assim a assegurar o atendimento aos utentes todos os dias, no horário compreendido entre as 09h00 e as 19H00, incluindo sábados e domingos.

No Fundão a assistência é garantida através da Consulta Aberta, todos os dias entre as 08H00 e as 20H00, incluindo sábados e domingos e em Belmonte, todos os dias da semana entre as 08H00 e as 20H00 e aos fins-de-semana entre as 08H00 e as 13H00.

Todas as pessoas que apresentem sintomatologia gripal serão atendidas prioritariamente.

O Presidente do Conselho de Administração do CHCB, o Diretor do ACES Cova da Beira e a Presidente do Conselho Diretivo da ARS Centro consideram esta uma medida necessária, tendo em conta o pico gripal esperado para as próximas semanas e que permitirá à população, em caso de necessidade, aceder a cuidados de saúde não urgentes, com maior comodidade e rapidez, evitando assim deslocações desnecessárias às urgências do Hospital.

Relembram ainda que em caso de necessidade de orientação em matéria de saúde, se deve aceder à linha SNS 24, através do número 808 24 24 24. A linha faz a triagem, aconselhamento e o encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado às necessidades de cada situação.

COMITIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS VISITA O CHCB

Uma comitiva da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), constituída pelo Reitor Sylvio Puga, pela professora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Artemis de Araújo Soares e pelo médico Jorge Aguiar Massulo, visitaram no dia 5 de janeiro, o Centro Hospitalar Cova da Beira.

Recebidos no Hospital pelo Presidente do Conselho de Administração, Dr. João Casteleiro, esta visita teve como objectivo aprofundar relações entre as duas instituições numa altura em que a UFAM - Universidade Federal do Amazonas está empenhada na construção de um novo edifício para a sua Faculdade de Medicina e também na construção de um novo Hospital Universitário.

As boas referências existentes em relação à estrutura e modo de funcionamento do CHCB bem como ao modelo de ligação entre esta Unidade de Saúde e a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI estiveram na base desta visita, inserida numa agenda mais vasta e que visou o aprofundar de um protocolo de colaboração já existente entre a UFAM e a UBI e que vai abranger o ensino, a investigação e a captação de alunos.

No caso da saúde irá promover ainda intercâmbios técnico-científicos aos estudantes e professores de ambas as Faculdades de Medicina, bem como a realização de cursos de medicina em cotutela.

CHCB - HOSPITAL PÊRO DA COVILHÃ FECHA ANO DE 2017 COM RESULTADOS DE EXCELÊNCIA EM AVALIAÇÃO DA ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) divulgou no dia 5 de janeiro os resultados da última avaliação de 2017 do módulo SINAS@Hospitais do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), relativa a diferentes dimensões da qualidade, tais como Excelência Clínica, Segurança do Doente, Adequação e Conforto das Instalações, Focalização no Utente e Satisfação do Utente.

Nesta avaliação o Centro Hospitalar Cova da Beira reiterou a classificação de Excelência Clínica já obtida em anteriores apreciações, em 13 das 16 áreas analisadas, cumprindo nestas, todos os critérios de qualidade exigidos.

No CHCB a dimensão de Excelência Clínica alcançada refere-se aos resultados obtidos relativos a procedimentos e/ou diagnósticos no contexto das seguintes áreas:

Enfarte Agudo do Miocárdio (Cardiologia); Cirurgia de Ambulatório (Ambulatório); Partos e Cuidados Pré-Natais (Obstetrícia); Cuidados Neonatais (Pediatria); Pneumonia (Pediatria); Cirurgia do Cólon (Cirurgia Geral); Unidade Cuidados Intensivos (Cuidados Intensivos); Histerectomias (Ginecologia); AVC (Neurologia); Artroplastias Totais da Anca e do Joelho (Ortopedia); Fratura Proximal do Fémur (Ortopedia); Avaliação de Dor Aguda (Cuidados Transversais) e Tromboembolismo Venoso no Internamento (Cuidados Transversais).

Dos 160 hospitais públicos, privados e do sector social, avaliados neste estudo, e que representam praticamente todo o universo de prestadores de natureza hospitalar, o Centro Hospitalar Cova da Beira (Hospital Pêro da Covilhã) destaca-se novamente a nível nacional pelos bons resultados que apresenta.

Neste, a pontuação máxima (Excelência Clínica nas 16 áreas analisadas) é atribuída ao Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, em segundo lugar “ex aequo” (Excelência Clínica em 14 das 16 áreas analisadas) destacam-se o Hospital de Braga e o Centro Hospitalar Tondela/Viseu e em terceiro lugar “ex aequo” (Excelência Clínica em 13 das 16 áreas analisadas) o Centro Hospitalar Cova da Beira, a ULS de Matosinhos e o Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro.

Recorde-se que para além da obrigação legal que lhe assiste, a ERS – Entidade Reguladora da Saúde – considera o acesso à informação, no que aos serviços de saúde diz respeito, um direito importante dos cidadãos, pelo que criou um sistema que permite avaliar as diversas dimensões da qualidade dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde de Portugal.

A publicação dos resultados da avaliação faculta o acesso a informação adequada e inteligível, promovendo a tomada de decisões mais informadas e a melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados.

CHCB COM MENOS CASOS DE GRIPE NA PRIMEIRA SEMANA 2018, QUE EM IGUAL PERÍODO DO ANO PASSADO, MAS PREPARADO PARA ENFRENTAR EVENTUAL SURTO

No final do passado mês de Dezembro a tendência crescente, ainda que não significativa, registada na identificação e internamento de doentes com gripe e infecções respiratórias associadas levou o Centro Hospitalar Cova da Beira a ativar o Plano de Contingência da Gripe.

Assim, desde o dia 29 de Dezembro está em prática no CHCB um Plano que, independentemente das condições climatéricas favoráveis à transmissão do vírus da Gripe, tem por missão garantir que esta instituição vai continuar a prestar a todos os utentes cuidados de saúde com qualidade e segurança, minimizando o impacto da epidemia de gripe sazonal, através do acompanhamento constante da situação epidemiológica e da efectivação de acções concertadas de âmbito preventivo e ao nível da prestação de cuidados.

Neste momento, o Plano de Contingência do CHCB encontra-se na fase 1, que contempla o aumento do nº de camas para internamentos de doentes com gripe nas enfermarias destinadas a esta tipologia de doentes, sem necessidade de até ao momento interferir com a atividade cirúrgica. Para já são 26, o nº de camas de contingência disponibilizadas para o efeito, contudo caso seja necessário o CHCB disponibilizará maior nº de camas por forma a dar resposta às necessidades que venham a ocorrer.

Fazendo um ponto de situação em relação aos casos de gripe confirmados, podemos avançar que o número de doentes infetados com o vírus da gripe no CHCB (segundo confirmação laboratorial) entre os dias 1 e 8 de janeiro de 2018, é de 20 doentes, dos quais apenas 13 precisaram ficar internados, sendo que nesse mesmo período está registada uma afluência de 1703 ocorrências à Urgência do CHCB, pelos mais diferentes motivos.

A título de comparação, em período homólogo do ano passado (2017) o número de doentes infetados com o vírus da gripe no CHCB (segundo confirmação laboratorial), foi de 43 doentes, dos quais 28 ficaram internados, sendo que nesse período foram registadas, no serviço de Urgência do CHCB, pelos mais diferentes motivos 1621 ocorrências.

De assinalar também que até ao momento a Unidade de Cuidados Intensivos não teve qualquer internamento com esta patologia.

UNIVERSIDADES ESTRANGEIRAS QUEREM COLABORAÇÃO DO CHCB PARA FORMAR OS SEUS ALUNOS

Cerca de uma semana, após a visita de uma comitiva da Universidade Federal do Amazonas - Brasil (UFAM) liderada pelo Reitor Sylvio Puga ao Centro Hospitalar Cova da Beira, com a intenção de aprofundar relações entre as duas instituições, no dia 15 de janeiro, foi a vez de representantes da Universidade Jean Piaget de Angola (JPA) encetarem igual propósito.

José Manuel Rocha, Administrador Geral da Universidade (JPA) e o Prof. Doutor Flaviano Za Nzambi, decano e coordenador do curso de Medicina Geral do respectivo estabelecimento de ensino, reuniram com o Conselho de Administração do CHCB sob o propósito de estabelecer protocolos de parceria para a realização de estágios, destinados aos alunos do 6º ano de medicina desta instituição angolana, mas também estágios especializados ao nível de algumas áreas médicas tais como cardiologia, gastroenterologia e cirurgia geral, e ainda para as áreas de farmácia, enfermagem, medicina dentária e fisioterapia, a terem lugar neste Centro Hospitalar, tendo em conta, de acordo com as palavras dos próprios, “a já reconhecida experiência do Cova da Beira nesta matéria”.

Esta necessidade de formação altamente qualificada decorre do facto da Universidade Jean Piaget de Angola ter a intenção de construir um Hospital Universitário e uma Policlínica, sendo que este último projecto se encontra já em avançado estado de concretização.

A proposta para realização deste convénio entre as duas instituições foi acolhida de bom agrado pela Administração do CHCB, não assumisse esta instituição em toda a sua extensão e plenitude o papel de Hospital Escola que a caracteriza e que todos os anos a leva a receber e formar, pela via dos estágios protocolados cerca de 1000 alunos provenientes dos cursos de medicina, enfermagem, radiologia, nutrição, dietética, engenharias e muitos outros, solicitados por universidades, institutos e escolas de tecnologias da saúde, de âmbito nacional e internacional.

CHCB: CASA CHEIA PARA COMEMORAR 18 ANOS DE ATIVIDADE

O Centro Hospitalar Cova da Beira (Covilhã|Fundão) comemorou no dia 17 de janeiro, 18 anos de atividade ao serviço população. 18 anos imbuídos da missão de prestar cuidados de saúde, com eficiência, qualidade e inovação e ainda promover ensino e investigação clínica e científica de alta responsabilidade e relevo.

Para assinalar a efeméride, o antigo Diretor do Jornal do Fundão, Fernando Paulouro Neves apresentou uma comunicação intitulada “Interioridade e Saúde” na qual sublinhou a importância de unir esforços, por parte de todas as instâncias da sociedade, por forma a contrariar os efeitos da interioridade a que a região é repetidamente votada, nomeadamente no campo da saúde.

Posição semelhante, assumiram os responsáveis pelos Municípios da Covilhã, Fundão e Belmonte durante as suas intervenções, nas quais reivindicarem direitos e igualdade de oportunidades para os seus munícipes, especialmente em termos de acesso à saúde.

A ocasião foi ainda marcada pela homenagem aos colaboradores que se aposentaram em 2017 e aos colaboradores que, à mesma data cumpriram na instituição 10, 20, 30 e 40 anos de serviço.

No final da cerimónia foram entregues certificados de participação a todas as instituições que colaboraram no “Concurso Cenários de Natal” do CHCB, bem como a entrega de troféus aos três primeiros classificados desta iniciativa, a saber; Residência Sénior Liátris – Vales do Rio que alcançou o meritoso 1º lugar, o Centro Social Sagrado Coração de Maria – Ferro, posicionado em 2º lugar e o Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios MODATEX – Covilhã, que ficou em 3º lugar.

Para além do grande número de colaboradores, personalidades convidadas e utentes presentes, a cerimónia contou também com a actuação musical da Escola Profissional de Artes da Covilhã e com a Tuna-MUs - Tuna Médica da Universidade da Beira Interior.

Nestes 18 anos que comemoram a existência do CHCB, o Conselho de Administração reitera a importância de todos os profissionais que têm contribuído de forma decisiva para a edificação e qualidade desta grande instituição, considerando-os justos merecedores da homenagem a que anualmente são sujeitos, mercê do empenho e dedicação que demonstram no exercício diário das suas funções.

SERVIÇOS FARMACÊUTICOS DO CHCBEIRA IMPLEMENTAM PROJETO DE RECONCILIAÇÃO TERAPÊUTICA

Os Serviços Farmacêuticos do CHCB submeteram ao programa de financiamento Portugal 2020 um projeto (MedOn) que visa o desenvolvimento de uma solução informática integrada para a implementação de sistemas de reconciliação terapêutica, desde a admissão hospitalar até à alta e consulta.

veja aqui a notícia

ESPECIALISTAS DEBATERAM CROHN NO CHCB - COVILHÃ

Sábado, dia 27 de janeiro, a Sociedade Portuguesa de Coloproctologia (SPCP) e o Centro Hospitalar Cova da Beira, com a colaboração do ACES da Cova da Beira, realizaram a 1ª edição de 2018 da Reunião Regional do Centro da SPCP no auditório do Hospital Pêro da Covilhã – CHCB.

“DOENÇA DE CROHN: DA CLÍNICA À TERAPÊUTICA” foi o tema central da reunião que contou com as palestras de Cirurgiões, Gastrenterologistas e Médicos de Medicina Geral de Familiar, provenientes de vários hospitais do país, e com a presença do Presidente da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia, o cirurgião Dr. Pedro Correia da Silva, do Presidente do Conselho de Administração do CHCB, o cirurgião Dr. João Casteleiro e do Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES da Cova da Beira, o Médico de Medicina Geral de Familiar, o Prof. Doutor António Santos Silva.

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória crónica do intestino, que pode afetar as pessoas desde criança até à fase adulta, com grande impacto sobre a qualidade de vida. Em Portugal, esta doença imunológica tem vindo a aumentar a prevalência, estimada em 73 por cada 100 000 habitantes.

Com o propósito de atualizar conhecimentos, a Reunião Clínica promoveu a troca de experiências e ideias, a análise e discussão de casos concretos, bem como foram apresentados novos procedimentos de diagnóstico, que permitem a identificação precoce da doença e recentes recursos terapêuticos, que poderão assegurar ao doente o melhor tratamento possível, dependendo da fase da sua doença.

Nesta reunião científica foram abordados, entre outros temas, os “Critérios de diagnóstico”, “Quando suspeitar de uma diarreia”, “Quando suspeitar de uma fístula ou fissura”, “Tratamento médico”, “Doença na gravidez, as vacinas e efeitos secundários da medicação” e “O papel do cirurgião na doença de Crohn”.

O auditório do CHCB contou com uma numerosa e atenta plateia composta por médicos especialistas, enfermeiros, internos do ano comum e da especialidade, técnicos superiores de saúde e alunos, que no final das apresentações participaram de forma ativa no debate gerado pelo tema em análise.

SESSÕES CLÍNICAS EM JANEIRO

Durante o mês de janeiro|2018 realizaram-se no CHCB duas Sessões Clínicas.

No dia 11 de janeiro, teve lugar uma Sessão Clínica de Reumatologia, subordinada ao tema “Manifestações Musculoesqueléticas da Diabetes " e no dia 25 de janeiro, teve lugar uma sessão Clínica de Produção subordinada ao tema "Perspectiva Histórica e Novas Tendências da Atividade Assistencial do CHCB".

Todas as sessões decorreram no auditório do Hospital Pêro da Covilhã.

SESSÃO TÉCNICA DE NEUROFISIOLOGIA

No dia 31 de janeiro|2018, realizou-se a Sessão Técnica de Neurofisiologia subordinada ao tema "Estado de mal epiléptico".

Promovida pelo Conselho Técnico de Diagnóstico e Terapêutica do Centro Hospitalar Cova da Beira, decorreu no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã.

SESSÕES CLÍNICAS

AGENDA 2018

SESSÕES TÉCNICAS

AGENDA 2018

Hospital Pêro da Covilhã

Coordenadas GPS N 40.26615° E 7.49227°

Hospital do Fundão

Coordenadas GPS N 40.13498° E 7.50130°

Desenvolvido por:

Serviço de Comunicação, Marketing e Eventos

CENTRO HOSPITALAR COVA DA BEIRA - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO | COVA DA BEIRA HOSPITAL CENTER – ACADEMIC HOSPITAL

Alameda Pêro da Covilhã, 6200-251 Covilhã, PORTUGAL

TEL +351 275 330 000 FAX +351 275 330 001

cme@chcbeira.min-saude.pt

www.chcbeira.pt