CENTRO HOSPITALAR COVA DA BEIRA

Covilhã | Fundão

CHCB: 42 NOVOS MÉDICOS INICIARAM INTERNATO EM JANEIRO

O Centro Hospitalar Cova da Beira recebeu dia 2 de janeiro, 42 novos médicos que aqui vêm realizar o seu internato, no âmbito do “Ano Comum” (35) e da “Formação Específica” (7), sendo que destes últimos, 2 são de Medicina Interna, 1 de Cirurgia Geral, 1 de Ortopedia, 1 de Pneumologia, 1 de Patologia Clínica e 1 de Pediatria.

Após a habitual sessão de integração e boas vindas, que decorreu no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã e que contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração, da Diretora do Internato Médico, de representante da Faculdade de Ciências da Saúde, de Diretores de vários Serviços Clínicos e da Coordenadora de Ensino de Cuidados de Saúde Primários, seguiu-se a entrega de documentação, sessões de informação e esclarecimento na área dos Recursos Humanos, Qualidade, Higiene e Segurança, Direitos dos Doentes, Controlo de Infeção e por último visitas guiadas às instalações.


VICENTE FOI O PRIMEIRO BEBÉ A NASCER NA MATERNIDADE DO CHCB EM 2017

O primeiro bebé a nascer em 2017, no Centro Hospitalar Cova da Beira é um menino, chama-se Vicente, tem 3.250Kg e veio ao mundo através de parto normal às 00H56 do dia 1 de janeiro. É o segundo filho do casal Sandra Esteves e Nuno São Pedro, residentes no Fundão.

CHCB REITERA RESULTADOS DE EXCELÊNCIA CLÍNICA EM AVALIAÇÃO DA ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) divulgou no dia 3 de janeiro, os resultados da avaliação do segundo semestre de 2016, no âmbito do módulo SINAS@Hospitais do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), nas dimensões de Excelência Clínica, Segurança do Doente, Adequação e Conforto das Instalações, Focalização no Utente e Satisfação do Utente.

Dos 160 hospitais públicos, privados e do sector social, avaliados neste estudo, o Hospital Pêro da Covilhã - CHCB destaca-se novamente ao nível da excelência clínica, conseguindo obter 13 estrelas de qualidade em 13 das 16 especialidades avaliadas, por cumprirem todos os parâmetros de qualidade exigidos neste nível de avaliação.

Tanto o Hospital Pêro da Covilhã como o Hospital do Fundão cumprem ainda todos os parâmetros de qualidade exigidos no campo da Segurança do Doente, Adequação e Conforto das Instalações, Focalização no Utente e Satisfação do Utente.


SESSÕES CLÍNICAS EM JANEIRO

Durante o mês de janeiro realizaram-se no CHCB duas Sessões Clínicas. No dia 13 de janeiro, a Sessão Clínica de Reumatologia, subordinada ao tema “Síndromes anti-inflamatórios a propósito de um problema familiar” e no dia 27 de janeiro, a Sessão Clínica de G.D.H., subordinada ao Tema: Complexidade, Financiamento e Benchmarking Hospitalar e Sub-tema: Implementação ICD-10-CM/PCS em Portugal. Ambas decorreram no auditório do Hospital Pêro da Covilhã.

MÁRIO COSTA EXPÕE NO CENTRO HOSPITALAR COVA DA BEIRA

Mário Costa, natural de Unhais da Serra – Covilhã, pintor e aguarelista de excelência, reconhecido pelo cromatismo, pela temática e pela forma de compor e executar as suas obras é o autor da exposição de pintura, patente ao público no átrio do Hospital Pêro da Covilhã, de 16 a 27 de Janeiro|2017.

Veterano nestas lides e autor de uma “pintura feita de equilíbrios e harmonia”, segundo palavras do crítico de arte, Afonso Almeida Brandão, colabora de forma regular com várias Galerias de Arte, designadamente, Galeria o Rastro (Figueira da Foz), Galeria Século XVII (Leiria), Galeria Euro Arte (Lisboa), Galeria Aquarius (Guarda) Galeria Usar o Tempo (Porto e Caminha).


MIGUEL GUIMARÃES EM CAMPANHA PARA A OM NO CHCB

Foi no passado dia 4 de janeiro, que o candidato a Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. Miguel Guimarães esteve no Hospital Pêro da Covilhã para apresentar os objetivos da sua candidatura.

Após reunir com o Conselho de Administração, altura em que registou os principais assuntos relacionados com a gestão da instituição, contactou com vários médicos em visita a serviços do hospital.

CARDIOLOGISTA DO CHCB INICIA MANDATO NA SPH COM INICIATIVAS CIENTÍFICAS DE REFERÊNCIA

Manuel de Carvalho Rodrigues, médico cardiologista do Centro Hospitalar Cova da Beira e presidente eleito da Sociedade Portuguesa de Hipertensão inicia mandato com a realização de dois grandes eventos científicos, designadamente:

- O 11.º CONGRESSO PORTUGUÊS DE HIPERTENSÃO E RISCO CARDIOVASCULAR GLOBAL, um evento que decorrerá em Vilamoura, de 9 a 12 de Fevereiro, e que terá pela primeira vez a colaboração das Sociedades Eslovena e Romena de Hipertensão;

- Um SIMPÓSIO SATÉLITE que decorrerá em Lisboa, no dia 8 de abril, no âmbito do CONGRESSO EUROPEU DE HIPERTENSÃO DE MILÃO, e que terá como tema central “Monotherapeutics vs Politherapeutics on Global Cardiovascular Risk – From Science to Public Health”.


HOSPITAL HOMENAGEIA COLABORADORES E PARCEIROS INSTITUCIONAIS EM DIA DE ANIVERSÁRIO

O Centro Hospitalar Cova da Beira, comemorou no dia 17 de janeiro, 17 anos de existência ao serviço da saúde da região.

Pelo palco do auditório do Hospital Pêro da Covilhã, onde decorreu a cerimónia comemorativa da efeméride, foram várias as personalidades que passaram para deixar o seu testemunho e refletir sobre questões prementes relacionadas com a saúde no interior, destacando nomeada e repetidamente a importância do CHCB, enquanto ponto de confluência de vários concelhos do interior e, por conseguinte, motor de uma rede de sinergias e parcerias institucionais e empresariais da região, cujo exercício e manutenção reverte em primeira instância a favor do bem-estar e saúde das populações, do progresso e da coesão social e territorial da região e do país.

ver mais

INTERCOMUNICAÇÃO, HUMANIZAÇÃO E INOVAÇÃO CIENTÍFICA MARCARAM AGENDA DA Iª REUNIÃO DE ONCOLOGIA DA COVA DA BEIRA

Com uma adesão que rondou as duas centenas e meia de profissionais de saúde e alunos das áreas médica e de enfermagem, ficará conhecida aquela que, para os anais do CHCB, como a 1ª Reunião de Oncologia da Cova da Beira.

Uma iniciativa de elevado cariz técnico e científico, que consagrou dois dias de intensivo trabalho e reflexão, ao desígnio de promover um espaço de diálogo, partilha e esclarecimento, por forma a optimizar os elos entre todos os intervenientes no complexo processo que é o “cuidar” do doente oncológico, atendendo às várias oportunidades e desafios que esta área coloca.

ver mais

Desenvolvido por:

Serviço de Comunicação, Marketing e Eventos

CENTRO HOSPITALAR COVA DA BEIRA - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO | COVA DA BEIRA HOSPITAL CENTER – ACADEMIC HOSPITAL

Alameda Pêro da Covilhã, 6200-251 Covilhã, PORTUGAL

TEL +351 275 330 000 FAX +351 275 330 001

cme@chcbeira.min-saude.pt

www.chcbeira.pt