CENTRO HOSPITALAR COVA DA BEIRA

COVILHÃ | FUNDÃO

BELMONTE RECEBEU "MEDICINA AO ENCONTRO DAS POPULAÇÕES"

O Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte recebeu dia 10 de novembro | 2017, cerca de 150 profissionais de saúde, que participaram na Iª Edição dos ENCONTROS DE OUTONO NA COVA DA BEIRA – “Medicina ao encontro das populações” com o propósito de partilhar conhecimentos e discutir casos clínicos, de interesse comum aos diferentes prestadores de cuidados de saúde, ao nível da Cova da Beira.

Este Encontro Científico foi co-organizado pelo Centro Hospitalar Cova da Beira, pelo Agrupamento dos Centros de Saúde da Cova da Beira e pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior e teve o apoio Câmara Municipal de Belmonte e patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Hipertensão e da Sociedade Portuguesa de Andrologia, Medicina Sexual e Reprodução.

A Sessão de Abertura do evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Belmonte, Dr. António Dias Rocha; do Presidente do Conselho de Administração do CHCB, Dr. João Casteleiro; do Coordenador do Centro de Saúde de Belmonte - ACES Cova da Beira, Dr. Manuel Geraldes; do Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, Prof. Doutor Miguel Castelo-Branco; da Vereadora da Câmara Municipal da Covilhã, Prof.ª Doutora Regina Gouveia e do Dr. Miguel Semião em representação da Comissão Organizadora do Encontro Científico.

CHCB PROMOVEU SEMANA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O DIA MUNDIAL DA PREMATURIDADE

De 13 a 19 de novembro de 2017, o CHCB promoveu diversas iniciativas para comemorar o Dia da Prematuridade, efeméride que em todo o mundo se celebra anualmente a 17 de novembro.

Assim, ao longo da semana, esteve patente na entrada principal do Hospital Pêro da Covilhã uma exposição alusiva ao tema da Prematuridade, na qual se pretendeu recriar também um décor ilustrativo da Unidade de Neonatologia do CHCB, com equipamentos e dispositivos médicos que fazem parte, quer da história quer do presente, desta unidade especializada na prestação de cuidados de saúde a bebés prematuros e a recém-nascidos.

Para os mais interessados nesta área, houve também a possibilidade de, durante a semana, realizar visitas ao interior do serviço, sob agendamento prévio junto do secretariado do mesmo.

No dia 15 de novembro teve lugar pelas 17H00, no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã, o I ENCONTRO DE PAIS DE PREMATUROS DO CHCB, encontro esse que teve como finalidade promover a integração, sensibilização e partilha de experiências, entre os pais que permaneceram com os seus filhos prematuros internados na Unidade de Neonatologia e os profissionais que os acompanharam, num momento tão sensível e assustador das suas vidas.

Esta reunião, para a qual convidámos todos os pais de bebés prematuros nascidos no CHCB, contou ainda com a participação de um representante da Associação XXS (Associação de Apoio a Pais de Bebés Prematuros) que divulgou o projeto "de pais para pais", desta associação, a desenvolver na nossa região.

MUNICÍPIO DE ROXO PELA PREMATURIDADE

Em tributo ao Dia Mundial da Prematuridade (17 novembro) – a Câmara Municipal da Covilhã associou-se às várias iniciativas promovidas pelo Centro Hospitalar Cova da Beira e iluminou-se de roxo, a cor que em todo o mundo está associada à temática da prematuridade.

CHCB ASSINALOU DIA EUROPEU DOS ANTIBIÓTICOS

USE-OS COM CUIDADO!

A Semana Mundial dos Antibióticos (13 a 19 de novembro/2017) é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que engloba o Dia Europeu dos Antibióticos, que todos os anos se celebra a 18 de novembro.

Assinalar o Dia Europeu dos Antibióticos e a Semana Mundial dos Antibióticos tem por objetivo sensibilizar para o uso correto dos antibióticos, uma responsabilidade que assiste, quer aos cidadãos quer aos profissionais de saúde envolvidos na sua prescrição e distribuição e cuja utilização inadequada contribui para a diminuição da resistência das bactérias aos antibióticos.

A resistência aos antibióticos ameaça a saúde e segurança dos doentes em todos os níveis dos cuidados de saúde na Europa e no Mundo.

CRC ORDEM DOS MÉDICOS NO CHCB

O Presidente do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Dr. Carlos Cortes deslocou-se no dia 15 de novembro ao Centro Hospitalar Cova da Beira, para reunir com o Conselho de Administração, a Direcção do Internato Médico e Comissão de Internos desta Unidade de Saúde, com o objectivo de debater assuntos de interesse comum e promover a realização de ações de cooperação profícuas para ambas as partes.

COVILHÃ RECEBEU PELA PRIMEIRA VEZ JORNADAS NACIONAIS DE NEONATOLOGIA

REPRESENTANTES LOCAIS MARCARAM PRESENÇA NA ABERTURA DO ENCONTRO NACIONAL DE NEONATOLOGIA

No dia 16 de novembro, o primeiro de dois dias intensivos de trabalho das XLVI JORNADAS NACIONAIS DE NEONATOLOGIA, uma iniciativa científica da Sociedade Portuguesa de Neonatologia, que este ano decorreu na cidade da Covilhã e contou com a colaboração do Centro Hospitalar Cova da Beira.

A Cerimónia Oficial de Abertura contou com a presença da Presidente da Direcção da Sociedade Portuguesa de Neonatologia - Dra. Joana Saldanha, do Presidente do Conselho de Administração do CHCB - Dr. João Casteleiro, do Pró-Reitor da UBI - Prof. Doutor Manuel Lemos, da Vereadora da Câmara Municipal da Covilhã - Prof. Doutora Regina Gouveia, da Vereadora da Câmara Municipal do Fundão - Dra. Alcina Cerdeira e do Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI - Prof. Doutor Miguel Castelo Branco.

Em nome da organização local estiveram presentes o Dr. Ricardo Costa - Responsável da Unidade de Neonatologia do CHCB e o Diretor do Serviço de Pediatria do CHCB - Dr. Carlos Rodrigues.

Para Ricardo Costa, neonatologista responsável pela Unidade de Neonatologia do CHCB, “estas jornadas centradas em torno de áreas como: medicina perinatal, vigilância do recém-nascido, infecção, nutrição, e as primeiras horas em situações críticas, objectivam a excelência na prestação de cuidados de saúde neonatais e o facto de se realizarem na Covilhã revelam o reconhecimento científico que a Sociedade Portuguesa de Neonatologia nos atribuí ao vir aqui fazer o seu maior encontro anual”. Por parte do Centro Hospitalar Cova da Beira acolher e apoiar a dinamização destas jornadas revela a grande vontade em cuidar bem e tratar melhor os recém-nascidos da Beira Interior.

Dr. Carlos Rodrigues, Diretor do Serviço de Pediatria do CHCB em entrevista ao Jornal do Fundão

ver entrevista aqui

CHCB LANÇA PROJETO PIONEIRO NO SNS AO NÍVEL DA CESSAÇÃO TABÁGICA

Na senda da promoção da saúde e da prevenção da doença, o CHCB tem há vários anos implementado na instituição, um programa designado CHCB Respira Bem: + Saúde – Tabaco, que para além de oferecer consultas de cessação tabágica a todos aqueles que pretendam deixar de fumar, isentas de taxa moderadora, com possibilidade de marcação em horário flexível alargado ou pós laboral e com comparticipação de fármacos da área; se encontra agora a participar num projecto inédito ao nível do SNS Português.

Este projecto de “capacitação em controlo e prevenção do tabagismo” engloba também o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e a Faculdade de Ciências da Saúde – UBI, sendo liderado pelo Instituto Catalão de Oncologia e financiado pela “Global Bridges Health Care Alliance for Tobacco Dependence Treatment”, uma parceria entre a Mayo Clinic e a American Cancer Society.

O projeto em questão prevê a implementação de um programa de formação para a abordagem clínica e aconselhamento do tabagismo, em formato e-learning, a cerca de 400 profissionais de saúde, com a finalidade de os capacitar para a intervenção clínica breve sistemática de cessação tabágica, segundo os moldes: aconselhamento, motivação e encaminhamento para consulta especializada.

Para o efeito serão também disponibilizados, nas áreas de internamento, guias de intervenção clínica, a implementar junto à cabeceira dos doentes e brevemente, no recinto interno e externo do edifício estará patente uma campanha de sensibilização e informação visual, com recurso à utilização de diversos suportes gráficos por forma a demarcar o hospital, como uma instituição 100% livre de fumo de tabaco. Também com o objectivo de eliminar o risco de contaminação do ambiente interior do hospital, serão colocadas no piso junto às entradas do CHCB, barras de sinalização a limitar o espaço a partir do qual não será permitido fumar. As entradas do edifício interior serão monitorizadas por filtros medidores dos níveis de nicotina ambiental.

Empenhado em promover um ambiente saudável para todos, o Conselho de Administração do CHCB sente-se privilegiado por, entre tantos outros hospitais públicos, ter sido seleccionado para encabeçar este projecto, um programa desenhado em conformidade com as orientações da OMS, com a legislação nacional e as boas práticas em vigor, emanadas do Plano Nacional de Saúde.

CHCB: ALUNOS DO 1º ANO DE MEDICINA CONHECEM O HOSPITAL

Começou no dia 27 de novembro|2017, o primeiro de vários ciclos de visitas orientadas para a integração dos alunos do 1º ano de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI no Centro Hospitalar Cova da Beira. Uma iniciativa realizada anualmente com o propósito de dar a conhecer aos futuros médicos as instalações e circuitos hospitalares e de os levar a descobrir as várias dinâmicas laborais, processuais e relacionaisexistentes neste universo hospitalar.

Esta ação tem lugar, de acordo com os protocolos de articulação existentes, entre a Faculdade de Ciências da Saúde e este Centro Hospitalar, designadamente no âmbito da Unidade Pedagógica: Módulo de Iniciação à MEDICINA (estadia em Hospitais e Centros de Saúde) afeto ao Curso de Mestrado Integrado em MEDICINA.

Estas visitas abrangem um grupo 36 de alunos, que se dividem em dois grupos de 28, para realizarem as visitas, o primeiro grupo já iniciou as visitas e o segundo grupo tem as visitas agendadas entre os dias 4 e 7 de dezembro|2017.

Esta atividade conta com a organização do Serviço de Apoio ao Ensino e com a imprescindível colaboração de funcionários do CHCB, nomeados para o efeito.

UTENTES DO CHCB RECEBEM "ABRAÇO DE NATAL"

"Abraço de Natal” foi a iniciativa dinamizada no dia 29 de novembro|2017, no Centro Hospitalar Cova da Beira, por estudantes de Medicina, pertencentes ao Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior – MedUBI.

Num gesto de solidariedade os estudantes visitaram a Consulta Externa de Pediatria, o Serviço de Gastrenterologia e o Serviço de Especialidades Médicas com o intuito de proporcionar aos doentes internados, crianças e idosos, tempo de qualidade!

Assim, ao longo de toda a tarde cantaram músicas, contaram contos de natal, realizaram jogos e pinturas, ou simplesmente, ofereceram uma palavra de conforto e um pouco do seu tempo e atenção aos doentes, que encontrando-se numa fase mais sensível das suas vidas, puderam disfrutar de momentos de alegria e animação, que por certo muito ajudarão no processo de recuperação.

ENFERMEIRA DO CHCB LANÇA NOVO CONTO INFANTIL

Cátia Ladeira, Enfermeira no Serviço de Medicina-Pneumologia do Centro Hospitalar Cova da Beira lançou novo conto infantil - "A Pipa e o Senhor Doutor".

O lançamento que decorreu no dia 29, pelas 18h no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã, é um projeto abraçado pela Chiado Editora e conta com ilustrações de Bruno Castro.

CHCB: UNIDADE INOVADORA PARA TRATAMENTO DE PERTURBAÇÕES PSIQUIÁTRICAS GRAVES E INCAPACITANTES ARRANCA EM 2018

O dinamizador do procedimento médico, que irá originar no Centro Hospitalar Cova da Beira a criação de uma Unidade de Terapia Electroconvulsiva, é Nuno Rodrigues Silva, médico psiquiatra do CHCB, doutorando em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde.

A necessidade de se criar uma unidade desta natureza no CHCB, resulta do facto de uma proporção significativa de pessoas com perturbação mental manter sintomas graves e incapacitantes apesar de lhes ministrado o melhor tratamento farmacológico existente, o que torna a disponibilização de estratégias terapêuticas alternativas, que possam ser eficazes nestes casos, absolutamente necessárias. Para o psiquiatra Nuno R. Silva, “a Terapia Electroconvulsiva (TEC) é um tratamento único e altamente eficaz em determinadas situações, podendo representar uma verdadeira mudança na vida da pessoa doente e dos que lhe prestam apoio. Além disso, não há qualquer tipo de sofrimento associado ao tratamento e a eficácia terapêutica é absolutamente indiscutível.”

A TEC é um procedimento em que se estimula o tecido cerebral do doente através de um estímulo eléctrico controlado, que não provoca dor de qualquer tipo, realizando-se sob anestesia geral. De acordo com o médico “é utilizada sobretudo no tratamento de perturbações do humor, como perturbação depressiva major e nas várias fases da perturbação bipolar. Pode também ser útil noutras situações clínicas como esquizofrenia, catatonia, síndrome maligno dos neurolépticos, status epilepticus, estado confusional refractário, etc.”.

Para o utente ser proposto para a realização de TEC tem haver uma indicação clínica clara, efectuar vários exames e consentir o procedimento. Segundo Nuno R. Silva, “os principais benefícios desta terapia consistem numa eficácia elevada, com taxas de remissão entre os 60 e os 85%. Em alguns quadros clínicos a eficácia aproxima-se dos 100%. Com a TEC, a maioria dos doentes melhora e, mais do que isso, observa-se muitas vezes uma remissão completa, ou seja, uma melhoria total. Além disso, em situações de risco eminente, em que a própria vida da pessoa pode estar ameaçada, a TEC associa-se habitualmente a uma resposta mais rápida do que com outras modalidades terapêuticas.”

Em Portugal não há muitas unidades de saúde onde esta terapia seja disponibilizada, por exemplo “na região interior centro e norte do país, pelo conhecimento que tenho, este procedimento realiza-se apenas em Vila Real. No litoral centro apenas é disponibilizado nos Hospitais da Universidade de Coimbra e no Hospital de Aveiro. O panorama nacional é de que a maioria dos hospitais não disponibiliza este procedimento aos seus utentes, tendo de referenciar a outros hospitais, por vezes localizados a distância considerável, o que acarreta muitas vezes uma franca dificuldade na acessibilidade a este tratamento”, menciona.

Com a criação desta unidade, o CHCB pretende disponibilizar este tratamento a todos os utentes da sua área de influência e estabelecer uma estreita colaboração com outros hospitais do interior do país por forma a receber doentes encaminhados pelos respectivos serviços de psiquiatria. A par disto, oferecer uma resposta de elevada qualidade, de forma a poder estabelecer a Unidade de TEC do CHCBeira como uma referência a nível nacional e contribuir também na produção de trabalhos de investigação para a comunidade científica internacional.

UROLOGIA DO CHCB ADERE EM PESO AO “MOVEMBER”

A equipa do Serviço de Urologia do CHCB associou-se à campanha «novembro – mês de alerta para a saúde do homem» promovida pela Associação Portuguesa de Urologia (APU), que este ano pôs em prática uma estratégia de comunicação diferenciadora, na qual os protagonistas são os próprios profissionais de saúde ligados a esta especialidade médico-cirúrgica, e que de forma “divertidamente séria”, dão a cara para alertar e sensibilizar a sociedade para as principais doenças que afetam os homens, tais como o cancro da próstata, cancro do testículo, depressão e suicídio e ainda promover a saúde masculina.

Nesse sentido, os colaboradores do Serviço de Urologia do CHCB aderiram em massa ao repto que lhes foi lançado, no caso dos homens deixando crescer o bigode ao longo de todo o mês de novembro e deixando-se fotografar com e sem bigode. As mulheres foram desafiadas a participar de igual forma, porém atendendo às especificidades do género feminino, associaram-se à iniciativa deixando-se fotografar com os lábios pintados de azul.

As fotografias do «antes» e do «depois» fazem parte de uma caderneta que será lançada pela Associação Portuguesa de Urologia em Dezembro, e encartada no jornal informativo “Urologia Actual”.

Esta campanha da Associação Portuguesa de Urologia elenca num movimento mais vasto universalmente conhecido por “MOVEMBER”, um movimento que surgiu em 2003 na Austrália, e que desafia os homens a deixar crescer o bigode durante o mês de novembro em prol da consciencialização para as doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do cancro da próstata. A designação movember resulta da junção da palavra moustache (ou mo, bigode em inglês) com november (novembro em inglês), sendo assim o bigode o símbolo máximo do movimento.

Em Portugal, o cancro da próstata é o mais frequente entre os homens, sendo diagnosticados por ano cerca de 4000 novos casos.

Para Bruno Jorge Pereira, urologista do CHCB e dinamizador da iniciativa nesta unidade de saúde, “a detecção precoce quer do cancro da próstata quer do cancro do testículo, frequentemente assintomáticos nas fases iniciais, permite a aplicação de tratamentos menos invasivos ou menos agressivos, com menores efeitos secundários e taxas mais elevadas de sobrevivência à doença. Durante o mês de novembro, o mês da saúde do homem, chamamos a atenção da população masculina, tradicionalmente menos proactiva no que concerne aos seus cuidados de saúde, para estas doenças próprias do género e que têm resolução quando diagnosticadas atempadamente”.

REUNIÃO CLÍNICA DE PSIQUIATRIA

Evento Interno CHCB

No dia 23 de novembro de 2017, realizou-se uma Reunião Clínica de Psiquiatria, subordinada ao tema “Os efeitos a longo prazo da medicação antipsicótica na esquizofrenia", na Biblioteca do Departamento de Psiquiatria do Hospital Pêro da Covilhã, com preleção a cargo do Dr. João Nuno Santos.

SESSÕES CLÍNICAS EM NOVEMBRO

Durante o mês de novembro|2017 realizaram-se no CHCB três Sessões Clínicas.

No dia 10 de novembro, teve lugar uma Sessão Clínica de Anatomia Patológica, subordinada ao tema “Estudo do valor prognóstico do Ki-67 em adenocarcinomas do colon e reto e sua correlação com o grau de diferenciação histológica, localização e prognóstico de pacientes com o respetivo tumor", no dia 17 de novembro, uma Sessão Clínica de Ortopedia, subordinada ao tema: "Omalgia - Abordagem Clínica" e no dia 24 de novembro, uma Sessão Clínica de Pediatria, subordinada ao tema: “A Vitamina D outra vez". Todas as sessões decorreram no auditório do Hospital Pêro da Covilhã".

Hospital Pêro da Covilhã

Hospital do Fundão

Desenvolvido por:

Serviço de Comunicação, Marketing e Eventos

CENTRO HOSPITALAR COVA DA BEIRA - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO | COVA DA BEIRA HOSPITAL CENTER – ACADEMIC HOSPITAL

Alameda Pêro da Covilhã, 6200-251 Covilhã, PORTUGAL

TEL +351 275 330 000 FAX +351 275 330 001

cme@chcbeira.min-saude.pt

www.chcbeira.pt