CENTRO HOSPITALAR COVA DA BEIRA

COVILHÃ | FUNDÃO

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA HIGIENE DAS MÃOS

Todos os anos no mês de maio, a Direção-Geral de Saúde através do Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeções e das Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), comemora o Dia Mundial de Higiene das Mãos, de acordo com o projeto da Organização Mundial de Saúde “WHO Save Lives”, subordinado ao mote: “Lave as Mãos, Salve Vidas”.

Em 2018, a OMS colocou o enfoque na prevenção da sepsis, com o slogan: “Está nas tuas mãos prevenir a sepsis nos cuidados de saúde.”

CHCB CONGRATULA-SE COM NOMEAÇÃO DO PADRE LUCIANO PARA BISPO DA DIOCESE DE VISEU

O Centro Hospitalar Cova da Beira vem pelo presente meio expressar enorme satisfação e júbilo no seguimento da nomeação do Padre António Luciano Costa, como novo Bispo da Diocese de Viseu.

Neste sentido, o Conselho de Administração do CHCB ressalva a “extraordinária colaboração do Padre Luciano para com esta instituição de saúde, à qual está ligado, há longos anos, enquanto elemento ativo da Comissão de Ética para a Saúde” e recorda, que “a vida deste ilustre cónego está absolutamente ligada à cidade da Covilhã, das suas instituições e das suas gentes, pois que para além da amizade e cooperação que sempre demonstrou ter com este hospital, foi insigne capelão da Universidade da Beira interior e docente da Faculdade de Ciências da Saúde”.

Assim, em nome de toda a comunidade hospitalar, o CHCB felicita o Padre Luciano Costa por esta designação, reconhecedora do mérito e qualidades técnicas e humanas inerentes à sua natureza e deseja-lhe as maiores felicidades e bem-aventuranças no cumprimento da honrosa missão que lhe foi confiada, pela mão do Papa Francisco.

veja aqui o artigo

"LITALORITA” NO CHCB

Carla Lopes, criadora da marca “Litalorita”, expôs no átrio principal do Centro Hospitalar Cova da Beira, no início de maio, uma mostra de trabalhos de bijutaria artesanal, da sua autoria. Os artigos expostos são fruto de uma identidade própria e foram todos concebidos à mão pela artista autodidacta, que desde sempre, assumiu um gosto particular pela utilização de acessórios de moda únicos e de cariz artesanal, considerando a própria que são estes pormenores que “criam identidade e completam o outfit, tornando-o único e distinto”.

Natural da Covilhã, a jovem artesã fez a sua trajetória profissional na área têxtil, tendo trabalhado como analista têxtil na área do controlo de qualidade, e também como lojista no ramo do vestuário para senhora, atividades profissionais que conseguiu conciliar com a frequência de um Curso de Especialização Tecnológica de Comercial de Moda Têxtil, na escola profissional AFTEBI, tendo concluído o mesmo com um estágio na empresa de malhas e fios, Logik.

Em setembro de 2017, perante uma situação de desemprego, Carla Lopes decidiu dar um novo rumo à sua vida e por conseguinte à marca "Litalorita", e criou as já famosas pulseiras "Flamenguitas Lusitanas", entre outros artigos como, fios, colares, gargantilhas e bolsinhas de Burel de seu nome, “Burelitas”, algumas das peças que compõem a exposição agora patente no CHCB.

A marca "Litalorita" surgiu como um hobby, resultado da paixão da autora por acessórios de moda e considerada pela própria como uma “marca divertida, apaixonante, muito atual, romanticamente cosmopolita, que prima pela leveza e que acompanha o gosto requintado do seu público-alvo, que é bastante abrangente, atingindo as faixas etárias entre os 12 e os 70 anos.”

Decorreu no dia 8 de maio, no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã, uma Sessão de Esclarecimento sobre o Regulamento Geral de Proteção de Dados com a preleção da Prof. Doutora Isabel Cruz da Comissão Nacional de Proteção de Dados.

veja o video aqui

CHCB ACOLHE EXPOSIÇÃO EM TRIBUTO À ÁRVORE

O átrio principal do Hospital Pêro da Covilhã acolheu, entre 7 e 14 de maio |2018, uma exposição de trabalhos escolares elaborados por alunos das Escolas, ATL’s, Jardins-de-infância e Creches da Covilhã, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore (21 de março).

Esta exposição resulta de uma iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal da Covilhã em parceria com várias entidades do concelho, para celebrar esta importante efeméride e até à data esteve patente ao público no antigo edifício da PT e nas arcadas na Câmara Municipal.

REUNIÃO CLÍNICA DE PSIQUIATRIA

Evento Interno CHCB

No mês de maio realizaram-se duas reuniões clínicas de Psiquiatria na Biblioteca do Departamento de Psiquiatria do Hospital Pêro da Covilhã.

No dia 17 de maio de 2018, teve lugar uma Reunião Clínica de Psiquiatria, subordinada ao tema “Internet e os jovens: efeitos vs dependência numa conjectura actualista" e "Síndrome da fadiga crónica: Como? Quando? Porquê?" e no dia 24 de maio de 2018, teve lugar uma Reunião Clínica de Psiquiatria, subordinada aos temas “Estimulação cerebral profunda e suas aplicações em Psiquiatria", "Sono e luz: repercussões da era digital" e "Suicídio em idosos na área judicial da Covilhã"

CHCB DISTINGUIDO POR PARTICIPAÇÃO EM DESAFIO CONTRA A INFEÇÃO HOSPITALAR

No dia 7 de maio, decorreu em Lisboa, a apresentação dos resultados finais do Desafio Gulbenkian “Stop Infeção Hospitalar!”, um projecto-piloto lançado pela Fundação Gulbenkian e pelo Ministério da Saúde a 12 instituições de saúde portuguesas (19 hospitais), entre as quais o Centro Hospitalar Cova da Beira, e cujo objectivo principal, consistiu em reduzir para metade a incidência das infeções adquiridas em meio hospitalar, no período de 3 anos (2015-2018).

Para os promotores desta iniciativa, “as expectativas criadas à volta do Desafio STOP Infeção Hospitalar! foram claramente ultrapassadas”, tendo mesmo o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, referido aos jornalistas que "nunca Portugal tinha alcançado resultados tão positivos numa batalha como esta", recordando que este país “tem das mais elevadas taxas de infeção hospitalar, e que as infeções hospitalares e as bactérias resistentes são uma ameaça mundial".

Na cerimónia de encerramento do evento, em que estiveram presentes para além do Ministro da Saúde, o Presidente da República e o Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, as doze instituições de saúde envolvidas no projecto foram distinguidas pela sua participação no mesmo. Em representação do Centro Hospitalar Cova da Beira estiveram presentes nesta iniciativa o Diretor Clínico Adjunto, Carlos Gomes, os médicos Pinto Ferreira e Vítor Branco e também os enfermeiros Margarida Martins, Evane Agostinho, Sandra Alçada, Ana Gaspar e Cátia Pinto.

De acordo com notícia divulgada pela Fundação Gulbenkian o ponto de partida deste desafio “não era motivo de orgulho: em 2014, morriam sete vezes mais pessoas com infeções adquiridas nos hospitais do que em acidentes de viação e o tempo de internamento de doentes com infeções hospitalares era cinco vezes superior ao dos restantes. Portugal registava quase o dobro das infeções hospitalares do que a média dos países europeus, com custos estimados em 300 a 400 milhões de euros ao ano. Sendo impossível atacar todas as frentes, foram selecionados 19 hospitais e identificadas as quatro infeções cujo combate era prioritário: a associada à algaliação; a relacionada com o cateter vascular central; a proveniente da intubação; e a associada à ferida operatória. Três anos passados, os resultados do Desafio estão à vista: registaram-se reduções de mais de 50 por cento nas quatro tipologias de infeção, garante, satisfeito, Jorge Soares, que entre 2015 e 2018 dirigiu o Programa Gulbenkian Inovar em Saúde.”

O sucesso do Desafio Gulbenkian “Stop Infeção Hospitalar!” é de tal ordem que o Ministro da Saúde já fez saber que o Governo pretende replicar as boas práticas deste programa ao maior número de unidades de saúde do país.

CHCB: COLABORADORES PARTICIPARAM EM AÇÃO TERAPÊUTICA “O PODER DAS MÃOS”

Cerca de meia centena de colaboradores do CHCB participaram no dia 14 de maio numa iniciativa promovida pela equipa de enfermagem do Serviço de Cirurgia 2, que consistiu na realização de sessões de massagens terapêuticas, encetadas sob a máxima “cuidar de quem cuida”.

Esta acção teve lugar no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Enfermeiro, que se assinala anualmente a 12 de maio, e está inserida num projeto de grande amplitude designado "Bem Estar - O Poder das mãos", que existe na instituição há já alguns anos, e que desta feita teve como objetivo prestar homenagem aos colegas de profissão, cuidando de quem diariamente cuida dos outros.

Todos os profissionais de enfermagem envolvidos na realização desta iniciativa são terapeutas com formação credenciada na área da massagem terapêutica. Para os promotores do projeto “o toque é uma das melhores formas de conexão entre o corpo e a mente. Satisfaz quem recebe a massagem e gratifica quem a pratica".

412 PESSOAS PARTICIPARAM EM RASTREIO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL REALIZADO NA COVILHÃ

“Conheça os seus valores. Controle a sua pressão arterial” foi o lema do Dia Mundial da Hipertensão, que se celebrou no dia 17 de maio e que na Covilhã foi assinalado com ações de sensibilização e rastreios de saúde gratuitos, destinados à população, no Serra Shopping da Covilhã, uma iniciativa promovida pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão, pelo Centro Hospitalar Cova da Beira e pelo ACES Cova da Beira.

Nesta iniciativa foram rastreadas 412 pessoas, que além de verem avaliada a sua condição física ao nível da pressão arterial, índice de massa corporal e perímetro abdominal receberam ainda aconselhamento nutricional e orientação para a adopção de estilos de vida saudáveis, assentes numa alimentação saudável com baixo teor de sal, aliada à prática regular de atividade física, controle de peso, redução do consumo de álcool, eliminação do tabaco, entre outras. Medidas básicas, que de acordo com o Dr. Carvalho Rodrigues, cardiologista do CHCB e Presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, às quais devem estar ainda associadas “a medição regular da pressão arterial e depois de já estar diagnosticada a hipertensão, a integral adesão à medicação, para que esta se possa controlar com efetividade”.

Para o especialista “a hipertensão é uma doença silenciosa que afeta 42% dos portugueses e a verdade é que estamos a morrer devido a uma doença evitável!”. Ainda de acordo com o mesmo, "em Portugal, apesar de quase 75% dos doentes estarem medicados, ainda só se atingiu 42% do controlo da doença, facto que se deve sobretudo ao não cumprimento rigoroso da medicação, pois infelizmente, muitos doentes não cumprem a medicação ou abandonam a mesma, o que, por conseguinte, vai dificultar o controlo da doença".

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE MENTAL EM DEBATE NA BIBLIOTECA EUGÉNIO DE ANDRADE - FUNDÃO

Alimentação e Saúde Mental: Existirá relação? Foi este o mote da terceira palestra do Projeto Ligados+com, realizada no dia 25 de maio de 2018, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade no Fundão.

No âmbito do Projeto Ligados+com, o Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Cova da Beira em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade do Fundão - ACES Cova da Beira realizaram esta iniciativa com o objetivo de alertar / sensibilizar pais e encarregados de educação, para a importância da promoção do bem estar físico e psicológico de crianças e jovens.

Ao mesmo tempo e no mesmo local, decorreu um Workshop de batidos saudáveis e outras atividades, para crianças a partir dos 7 anos de idade e adolescentes.

Este Projeto Ligados+com conta ainda com o apoio da Câmara Municipal do Fundão, da Junta de Freguesia do Fundão, do Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, do Agrupamento de Escolas do Fundão, da Escola Profissional do Fundão, do Externato Capitão Santiago de Carvalho e da Entrelaços – Associação de Solidariedade Social.

2ª REUNIÃO DE ONCOLOGIA DA COVA DA BEIRA ABRE COM DOIS CURSOS PRÉ-REUNIÃO

Tiveram lugar no Centro Hospitalar Cova da Beira os dois “Cursos” pré-reunião, realizados no âmbito da 2ª Reunião de Oncologia da Cova da Beira, designadamente o “Curso de Tromboembolismo Venoso, aspectos práticos no diagnóstico e terapêutica” e o “Curso de Massagem Terapêutica no alívio da dor oncológica”.

2º REUNIÃO DE ONCOLOGIA DA COVA DA BEIRA

Decorreu, com enorme êxito e uma afluência extraordinária a 2º Reunião de Oncologia da Cova da Beira, que teve lugar no passado dia 25 de maio | 2018, no auditório do Hospital Pêro da Covilhã – CHCB. Este evento científico reuniu médicos, enfermeiros e outros profissionais / alunos das várias áreas da saúde, para o debate e reflexão de conhecimentos em torno da Patologia Oncológica, nas vertentes do Cancro do Cólon e Recto, Cuidados Paliativos e Oncologia no Doente Idoso.

A multidisciplinaridade e eloquência dos oradores convidados, abriu alas a um espaço de partilha e transmissão de conhecimentos e boas práticas clínicas, que muito valorizou esta reunião científica, que se desenrolou sob o mote da oncologia, uma área transversal e de extrema relevância a todos os domínios da medicina. O evento destacou ainda a importância da promoção do diálogo, entre todos os profissionais envolvidos no processo terapêutico do doente oncológico.

Para além de dois cursos pré reunião, que juntaram cerca de 40 participantes, durante esta iniciativa que assumiu mais de 200 inscritos, estiveram ainda a concurso 20 posters científicos, dos quais foram eleitos e premiados os dois melhores. Assim, a menção de Melhor Poster foi atribuída ao trabalho intitulado “THE ANTICARCINOGENIC EFFECT OF SACO SWEET CHERRY EXTRACTS ON HUMAN COLON ADENOCARCINOMA CACO-2 CELL LINES”, da autoria de Ana Gonçalves, Ana Nunes, Gilberto Alves, M. Rodrigues e Luís Silva, provenientes do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. A menção de 2º Melhor Poster foi concedida ao trabalho denominado “RECURSO À TERAPIA POR PRESSÃO NEGATIVA, EM PESSOAS COM FERIDAS, EM CONTEXTO DE CUIDADOS PALIATIVOS E/OU SOB TRATAMENTO PALIATIVO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA”, da autoria de Rita Esteves, Ana Lopo e Luís Gonçalves, provenientes da ULS de Castelo Branco.

Um evento que para a organização, liderada pelo cirurgião do CHCB, Miguel Semião, “representa o espírito e a cultura dos nossos profissionais de saúde e ultrapassou de longe todas a expectativas inicialmente previstas”.

SESSÕES CLÍNICAS EM MAIO

Durante o mês de maio|2018 realizaram-se no CHCB quatro Sessões Clínicas.

No dia 17 de maio, teve lugar uma Sessão Clínica da Faculdade de Ciências da Saúde, subordinada ao tema “Investigação Clínica na FCS, Unidade de Farmacovigilância e Centro Académico Clínico das Beiras" e no dia 24 de maio teve lugar uma sessão Clínica da Farmácia, subordinada ao tema “Projeto MedON - Reconciliação Terapêutica".

Todas a de maios sessões decorreram no auditório do Hospital Pêro da Covilhã.

Hospital Pêro da Covilhã

Coordenadas GPS N 40.26615° E 7.49227°

Hospital do Fundão

Coordenadas GPS N 40.13498° E 7.50130°

Desenvolvido por:

Serviço de Comunicação, Marketing e Eventos

CENTRO HOSPITALAR COVA DA BEIRA - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO | COVA DA BEIRA HOSPITAL CENTER – ACADEMIC HOSPITAL

Alameda Pêro da Covilhã, 6200-251 Covilhã, PORTUGAL

TEL +351 275 330 000 FAX +351 275 330 001

cme@chcbeira.min-saude.pt

www.chcbeira.pt