CENTRO HOSPITALAR COVA DA BEIRA

COVILHÃ | FUNDÃO

CAMPANHA #INVESTEU

Projeto do CHCB na lista dos 10 seleccionados pelo Programa Compete 2020 para fazerem parte da plataforma que servirá como mostra dos investimentos/fundos que a campanha #investEU quer dar a conhecer.

visite http://europa.eu/investeu/home_pt

BASTONÁRIA DOS FARMACÊUTICOS DE VISITA AO CHCB ASSISTE A LANÇAMENTO DE MICROSITE DA FARMÁCIA

Ana Paula Martins, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, visitou no dia 2 de maio o Centro Hospitalar Cova da Beira, no âmbito do projecto “Roteiros Farmacêuticos”, que a tem conduzido e à sua equipa a vários locais onde os farmacêuticos exercem a sua actividade.

Durante o encontro, com os elementos do Conselho de Administração desta unidade de saúde, vários foram os assuntos abordados, designadamente questões relativas ao modelo de gestão e funcionamento da própria instituição, principais dificuldades com que esta se depara no dia-a-dia, mas sobretudo destacaram-se as mais-valias e especificidades, que a diferenciam e tornam única e ainda, de acordo com as palavras da Sr. Bastonária, um “Hospital de grande prestígio”.

Esta visita serviu também de mote ao lançamento oficial do microsite “Farmácia CHCB”, já disponível no sítio oficial desta unidade de saúde, em www.chcbeira.pt, uma plataforma on-line desenvolvida pelos Serviços Farmacêuticos do CHCB, que visa esclarecer e informar o público sobre aspectos relevantes alusivos à actividade, dinâmicas e missão deste serviço no Hospital. Servirá também para divulgar produtos exclusivos, desenvolvidos pelo serviço em causa, tais como Guias Digitais de Medicamentos Orais e Injetáveis e outras ferramentas, que aí poderão ser adquiridos e que constituem verdadeiros acervos de informação útil e actualizada, para apoio a médicos e outros profissionais de saúde envolvidos na prescrição, administração e/ou distribuição de medicamentos.

Esta plataforma e os respectivos guias, que compreendem informação relativa a um total de 850 fármacos, resulta do trabalho desenvolvido pelos Serviços Farmacêuticos do CHCB e representa um contributo inquestionável para a uniformização e aumento da eficiência, eficácia e segurança dos medicamentos, ajudando a prevenir erros de medicação e eventuais riscos de interacção, conduzindo a uma melhoria significativa na prestação de cuidados aos utentes.

À margem deste encontro, Ana Paula Martins pode ainda visitar alguns serviços do Hospital, e em especial a área destinada aos Serviços Farmacêuticos, onde pode contactar com os colegas de profissão.

PSIQUIATRA DO CHCB PUBLICA EM JORNAL INTERNACIONAL, EFEITOS DO JOGO DA RASPADINHA

Um artigo de Nuno Rodrigues Silva, médico psiquiatra do Centro Hospitalar Cova da Beira foi publicado no jornal “International Gambling Studies”, com o título: "scratch cards in Portugal: a hidden threat" ("raspadinhas em Portugal: uma ameaça escondida").

Este artigo que visa “dar um contributo para a consciencialização desta problemática, no sentido de se reflectir e actuar, promovendo uma política de jogo mais responsável e protegendo assim as pessoas vulneráveis” expõe de forma sucinta as características altamente aditivas do conhecido jogo da Raspadinha, associado a uma regulação escassa sobre a mesma.

Segundo o autor “a inexistência de registo de perdas, impossibilidade de limitação de perdas ou auto-exclusão, assim como o fácil acesso e venda em milhares de pontos em todo o país, torna este jogo, da forma que está estabelecido, numa potencial ameaça para indivíduos mais vulneráveis ao desenvolvimento de comportamentos aditivos.

Compatível com isto é o facto das receitas resultantes deste jogo terem subido exponencialmente entre 2010 e 2015, suplantando o Euromilhões. Em 2010 o jogo da Raspadinha resultou em receitas na ordem dos €100 milhões (8% do total dos Jogos Santa Casa), tendo aumentado todos os anos e culminado em receitas de cerca de €1100 milhões em 2015 (49% do total)”.

Em caso de interesse poderá aceder ao artigo na íntegra em:

http://www.tandfonline.com/eprint/CvjgrX86GVXdUN9DiSZ4/full

NO DIA DA MÃE, CHCB ASSOCIA-SE A DESAFIO DA TAP E FAMÍLIA DA COVILHÃ GANHA “ASAS”

No âmbito do projecto “Abraçar Portugal” a TAP lançou um desafio aos hospitais Portugueses, com o objectivo de no Dia da Mãe (7 de maio), homenagear as mães de Portugal, com uma oferta TAP, para o primeiro bebé a nascer em cada um dos 18 Distritos.

O presente em causa consiste num baptismo de voo, para daqui a um ano (quando o bebé completar o 1º aniversário), no avião do respectivo distrito. Uma viagem familiar que contempla os progenitores e o bebé e ainda a estadia no destino. O presente inclui ainda uma cesta TAP com oferta de produtos para bebés e mães.

No Centro Hospitalar Cova da Beira, aos primeiros 7 minutos do dia 7 de maio, nasceu o primeiro bebé do distrito, uma menina de nome Filipa Porfírio Correia, filha do casal Elsa Porfírio Correia e Jorge Correia, tornando-se assim esta família da Covilhã na grande vencedora do prémio TAP, um presente inesquecível arrecadado com entusiasmo por parte de todos os elementos da família. #DiaDaMãe #AbraçarPortugal

5 DE MAIO: DIA MUNDIAL DA HIGIENE DAS MÃOS NO CHCB

No Centro Hospitalar Cova da Beira foi assim…sensibilizar, alertar e motivar!

CHCB ASSINALA DIA MUNDIAL DO ENFERMEIRO

No dia 12 de maio comemorou-se o Dia Mundial do Enfermeiro.

No Centro Hospitalar Cova da Beira a data foi uma vez mais assinalada, pela equipa de enfermagem do serviço de cirurgia II, que nesse dia prestou homenagem aos colegas de profissão, brindando-os com relaxantes sessões de massagens terapêuticas.

“Cuidar de Quem Cuida” é o nome da ação inserida no projeto de saúde e bem-estar desta equipa de enfermeiros do CHCB, que por diversas ocasiões tem proporcionado a profissionais de saúde e ao público em geral a possibilidade de desfrutar dos múltiplos benefícios associados à massagem terapêutica, realizada por profissionais credenciados, mas que desta vez e para relembrar a importância da enfermagem na prestação de cuidados de saúde à população, se propõe cuidar daqueles que habitualmente se dedicam à honorífica tarefa de cuidar dos outros.

Recorde-se que 12 de maio, foi a data escolhida por assinalar o dia mundial do enfermeiro por ser o dia do nascimento de Florence Nightingale, para muitos considerada a fundadora da enfermagem moderna.

EM DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO, COVILHÃ FOI O PALCO DAS COMEMORAÇÕES

No passado dia 17 de maio (2017), a Covilhã acolheu as Comemorações oficiais do Dia Mundial da Hipertensão, uma iniciativa lançada pela World Hypertension League e promovida no nosso País pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão.

Acções de rastreio, sensibilização e ensino decorreram em simultâneo em vários pontos da cidade, tais como no Centro Hospitalar Cova da Beira, Praça do Município e Universidade da Beira Interior.

Uma iniciativa que logrou todos os objectivos previstos e que conseguiu alcançar uma parte muito importante e diversificada da população, à qual a SPH e os vários profissionais de saúde e alunos de medicina e enfermagem envolvidos, reiteradamente alertaram para a importância de se medir frequentemente a pressão arterial, praticar exercício físico com regularidade, reduzir o consumo de sal e cumprir a toma da medicação prescrita.

No Centro Hospitalar Cova da Beira, para além dos rastreios e aconselhamento feito a duas centenas de utentes, visitantes e colaboradores, a plateia do auditório do Hospital Pêro da Covilhã esteve muito participada, para acolher uma Sessão Clínica sobre “Controlo da Hipertensão Arterial: que implicações?”, em que o conferencista convidado foi o Prof. Doutor Luís Martins, director do Serviço de Cardiologia do CHEDV.

DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO | 2017

Portugal em Direto - RTP

ver aqui

PALESTRA - SITUAÇÃO DAS NOVAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM PORTUGAL

O Centro Hospitalar Cova da Beira realizou no dia 18 de maio de 2017 pelas 14 horas, uma Palestra subordinada ao tema "Situação das novas substâncias psicoativas em Portugal", no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã, com a preleção da Prof. Dra. Eugenia Gallardo, docente da Faculdade de Ciências da Saúde - UBI.

Esta palestra versou sobre as novas drogas de abuso: “que drogas são estas?”, “estatísticas de consumo”, “níveis de toxicidade e problemas associados a quadros de intoxicação”, e ainda “possível tratamento”.

CRIM REUNE NO CHCB

O Centro Hospitalar Cova da Beira acolheu no passado dia 19 de maio|2017, uma reunião da Comissão Regional do Internato Médico da Zona Centro, que a convite deste Centro Hospitalar deslocalizou para a Covilhã, a realização de uma das habituais reuniões deste órgão que por norma decorrem na ARS Centro em Coimbra.

À chegada à instituição, o Dr. João Carlos Silva Gomes Ribeiro, Presidente da Comissão, e demais elementos que a compõem foram recebidos pelo Conselho de Administração do CHCB. Após uma breve apresentação e reflexão sobre especificidades formativas da instituição e principais dificuldades que se colocam à contratação de médicos, seguiu-se uma conversa informal com a Comissão de Internos do hospital.

No final da reunião e após cumprimento de todos os pontos definidos na ordem de trabalhos a CRIM efetuou uma visita às instalações.

MÉDICOS DA COMUNIDADE JUDAICA DE ISRAEL VISITAM CHCB, COM FOCO EM ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE DOENÇAS GENÉTICAS

No passado domingo, dia 21 de maio, o Centro Hospitalar Cova da Beira recebeu a visita de uma comitiva de médicos oriundos de Israel, pertencentes à comunidade judaica.

Acolhidos pelo Conselho de Administração, na pessoa do seu Presidente, Dr. João Casteleiro, do Diretor Clínico Adjunto, Dr. Carlos Gomes, e acompanhados pelo Rabino da Comunidade Judaica de Belmonte, Elisha Salas e pelo Presidente da MEDIF (Associação de Médicos e Dentistas Israelenses Francófonos), Dr. Gérard Korchia, o grupo teve a oportunidade de visitar as instalações e serviços do Hospital e assistir à apresentação de projetos de investigação relacionados com a área da genética, doenças metabólicas e telemedicina aplicada a doenças genéticas.

O interesse específico nestas áreas, decorre de um estudo de investigação que está a ser desenvolvido no CHCB sobre doenças metabólicas prevalecentes na comunidade judaica estabelecida na área geográfica de Belmonte.

CHCB REVALIDA RESULTADOS DE EXCELÊNCIA EM AVALIAÇÃO DA ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) divulgou recentemente (dia 24 de maio) os resultados da primeira avaliação de 2017 do módulo SINAS@Hospitais do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), relativa à dimensão da Excelência Clínica.

Nesta avaliação o Centro Hospitalar Cova da Beira voltou a obter a classificação de Excelência Clínica em 13 das 16 áreas analisadas, cumprindo nestas, todos os critérios de qualidade exigidos.

No CHCB a dimensão de Excelência Clínica alcançada refere-se aos resultados obtidos relativos a procedimentos e/ou diagnósticos no contexto das seguintes áreas:

Enfarte Agudo do Miocárdio (Cardiologia); Cirurgia de Ambulatório (Ambulatório); Partos e Cuidados Pré-Natais (Obstetrícia); Cuidados Neonatais (Pediatria); Pneumonia (Pediatria); Cirurgia do Cólon (Cirurgia Geral); Unidade Cuidados Intensivos (Cuidados Intensivos); Histerectomias (Ginecologia); AVC (Neurologia); Artroplastias Totais da Anca e do Joelho (Ortopedia); Fratura Proximal do Fémur (Ortopedia); Avaliação de Dor Aguda (Cuidados Transversais) e Tromboembolismo Venoso no Internamento (Cuidados Transversais).

Dos 160 hospitais públicos, privados e do sector social, avaliados neste estudo, e que representam praticamente todo o universo de prestadores de natureza hospitalar, o Centro Hospitalar Cova da Beira (HPC) destaca-se novamente a nível nacional pelos bons resultados que apresenta.

Neste, a pontuação máxima (Excelência Clínica nas 16 áreas analisadas) é atribuída ao Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, em segundo lugar “ex aequo” (Excelência Clínica em 14 das 16 áreas analisadas) destacam-se o Hospital de Braga e o Centro Hospitalar Tondela/Viseu e em terceiro lugar “ex aequo” (Excelência Clínica em 13 das 16 áreas analisadas) o Centro Hospitalar Cova da Beira, a ULS de Matosinhos e o Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro.

SESSÃO TÉCNICA DE ANÁLISES CLÍNICAS E SAÚDE PÚBLICA

Evento Interno CHCB

No dia 24 de maio, realizou-se a Sessão Técnica de Análises Clínicas e Saúde Pública subordinada ao tema "Das Américas para o mundo: a doença de chagas em Portugal", com a preleção da técnica Ana Filipa Ferrão.

SESSÕES CLÍNICAS EM MAIO

Durante o mês de maio realizaram-se no CHCB quatro Sessões Clínicas.

No dia 5 de maio, teve lugar uma Sessão Clínica de Medicina|Covilhã, subordinada ao tema “Vírus Zika - doença emergente com potencial risco para a saúde pública. Perspectivas sobre o futuro em Portugal ”, no dia 17 de maio, uma Sessão Clínica de Cardiologia, subordinada ao tema: "Controlo da hipertensão arterial: que implicações?”, no dia 19 de maio, uma Sessão Clínica de Unidade de Medicina de Reprodutiva, subordinada ao tema: "Procriação medicamente assistida: novos desafios legislativos" e no dia 26 de maio, uma Sessão Clínica da Faculdade de Ciências da Saúde, subordinada ao tema: "CICS e CeAC-Beiras: uma perspectiva para a formação e investigação". Todas as sessões decorreram no auditório do Hospital Pêro da Covilhã"

LOCALIZAÇÃO

Hospital Pêro da Covilhã

Hospital do Fundão

Desenvolvido por:

Serviço de Comunicação, Marketing e Eventos

CENTRO HOSPITALAR COVA DA BEIRA - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO | COVA DA BEIRA HOSPITAL CENTER – ACADEMIC HOSPITAL

Alameda Pêro da Covilhã, 6200-251 Covilhã, PORTUGAL

TEL +351 275 330 000 FAX +351 275 330 001

cme@chcbeira.min-saude.pt

www.chcbeira.pt