CENTRO HOSPITALAR COVA DA BEIRA

COVILHÃ | FUNDÃO

HOSPITAL PROMOVE WORKSHOP “POLVINHOS MÁGICOS DE NATAL”

O workshop realizado no dia 9 de dezembro no Serviço de Formação do Hospital Pêro da Covilhã, promovido pelo CHCB, teve como principal objectivo ensinar a fazer polvos de croché ou simplesmente contribuir para a causa dos "Polvinhos Mágicos".

Os polvos realizados durante o workshop foram doados aos bebés, que nasceram nesta unidade de saúde, durante a época Natalícia.

CENÁRIOS DE NATAL

O projeto “NATAL NO HOSPITAL” consiste num desafio lançado pela Liga dos Amigos do CHCB a várias instituições da região, às quais anualmente é solicitada a realização de um cenário de natal, com o objetivo de “vestir” o hospital com as cores e emoções desta época festiva.

Humanizar espaços e dar mais conforto e alegria a quem se encontra em permanência ou de passagem no hospital são os objetivos principais desta iniciativa solidária, que este ano permitiu que fossem expostos em várias áreas do edifício (nomeadamente zonas comuns, átrios, consultas externas e internamentos) cerca de meia centena de cenários natalícios, realizados por utentes de várias instituições (IPSS, Lares de 3ª Idade, Escolas, etc.) da área de influência do CHCB.

Dada a elevada qualidade, originalidade e beleza dos trabalhos expostos, entendeu o Conselho de Administração do CHCB envolver ainda mais a comunidade neste projeto, propondo a todos que votem no seu preferido, com o intuito de valorizar e prestigiar ainda mais os “artistas” por detrás destes magníficos trabalhos.

A votação pode ser feita on-line, através do facebook oficial do CHCB ou no átrio principal do Hospital Pêro da Covilhã, em local criado e identificado para o efeito, entre 12 de dezembro de 2017 e 5 de janeiro de 2018.

Os três cenários mais votados serão premiados.

veja aqui os Cenários de Natal

HOSPITAL PÊRO DA COVILHÃ PROMOVEU NATAL SOLIDÁRIO PARA TODOS

O Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) promoveu dia 13 de dezembro, no Hospital Pêro da Covilhã – unidade da Covilhã, várias iniciativas encetadas em prol da humanização dos cuidados de saúde, destinadas a celebrar de forma muito solidária e especial a época natalícia em que nos encontramos.

Destinadas a doentes, familiares e colaboradores da instituição, entre as várias atividades realizadas, tais como: entrega de lembranças a doentes internados e visitas guiadas à exposição de presépios elaborados por utentes de instituições sociais e de ensino da Cova da Beira, destacou-se o salutar convívio artístico e cultural, que decorreu no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã, proporcionado pelo: Conservatório de Música Covilhã, Coro da Academia Sénior da Covilhã, Escola Profissional de Artes da Covilhã, Rúben de Matos - Página Oficial (músico), Duo Miosótis, Padre José Sousa e Padre Celso, Grupo de Cantares Grande Roda Teixoso e pelas Tunas Académicas da Universidade da Beira Interior, C'a Tuna aos Saltos - Tuna Médica Feminina da UBI e Tuna-MUs - Tuna Médica da Universidade da Beira Interior.

Alguns grupos levaram ainda música às áreas de internamento para que os doentes impossibilitados de se descolar pudessem também partilhar, ainda que por breves momentos, a alegria incontornável desta tarde festiva.

As tradicionais mensagens de natal foram proferidas ao longo da festa pelo Presidente do Conselho de Administração do CHCB, Dr. João Casteleiro, pelo Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Dr. Vítor Pereira, pelo Presidente da Liga dos Amigos do CHCB, Professor Bernardino Gata e pelo Grupo de Voluntárias do Movimento Vencer e Viver.

A emissão transmitida a partir do Auditório em direto para o facebook institucional do CHCB foi acompanhada por dezenas de pessoas em simultâneo tendo alcançado até ao final da festa 2719 visualizações.

Amenizar este período, especialmente sensível para quem se encontra hospitalizado, proporcionando um dia diferente do habitual e enchendo os corações de todos de alegria e boa disposição natalícia foi o grande objectivo do Centro Hospitalar Cova da Beira, que para estas iniciativas integradas no projecto “Natal no Hospital” contou ainda com a colaboração do Grupo de Voluntariado da Liga dos Amigos do CHCB, de um grupo de alunos do Curso Profissional Técnico de Turismo da Escola Quinta das Palmeiras e também com o Grupo de Voluntariado de Alunos da Escola Secundária Campos Melo.

A todos os que contribuíram, de forma muito solidária e afetuosa para o êxito destas acções e para fazer felizes os nossos doentes, colaboradores e amigos, a todos o nosso bem-haja e votos de um Feliz Natal!

HOSPITAL DO FUNDÃO CELEBRA O NATAL COM MÚSICA E AFETOS

Dando continuidade ao projecto “Natal no Hospital “ do CHCB, o Hospital do Fundão recebeu dia 14 de dezembro, durante o período da tarde, um Concerto de Natal muito intimista, promovido pela Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF). O reportório apresentado esteve a cargo da orquestra de acordeões, do quarteto de saxofones e do ensemble de percussão, que foram responsáveis por uma tarde de animação e salutar convívio entre utentes, familiares e profissionais desta unidade de saúde.

A boa disposição natalícia foi ainda levada aos doentes internados nos serviços, pelo quarteto de saxofones da AMDF.

Nesta tarde de celebração estiveram também presentes o Diretor Executivo da AMDF, Prof. João Correia, a Diretora do Agrupamento de Escolas do Fundão, Dra. Ana Maria Raposo e a responsável do Grupo de Voluntariado da mesma escola, Dra. Fátima Corredoura, sendo que a esta última couberam ainda as tarefas de apresentação dos alunos responsáveis pelo presépio exposto no átrio da Consulta Externa do Hospital e a entrega de lembranças aos doentes internados com uma mensagem de esperança e votos de boas festas.

Também durante a tarde, Voluntárias da Liga Portuguesa Contra o Cancro assinalaram a época de Natal, com a entrega de uma lembrança aos doentes internados no Serviço de Medicina Paliativa.

Em representação do Conselho de Administração do CHCB, estiveram presentes o Vogal, Dr. Vítor Mota e o Enfº Diretor João Ramalhinho.

CRIANÇAS INTERNADAS RECEBEM VISITA DE JOGADORES DO SCC

Para assinalar a época natalícia, uma Comitiva do Sporting Clube da Covilhã visitou no dia 19 de dezembro as crianças internadas na ala de Pediatria do CHCB, com o objetivo de lhes proporcionar momentos de alegria, descontração e de lhes dar ainda mais algum conforto emocional.

Elementos da direção técnica, treinador e alguns jogadores do plantel presentearam as crianças hospitalizadas com lembranças, palavras de amizade e pequenas brincadeiras ajudando assim a transformar, num dia diferente e inesquecível, aquele que poderia ter sido mais um dia normal na rotina de internamento, destes meninos e meninas.

Para os atletas, estas visitas são uma oportunidade gratificante de levar um novo alento às crianças e jovens internados, neste período festivo.


INTERNOS CONCLUEM "ANO COMUM" NO CHCB

Decorreu dia 20 de dezembro pelas 15H00, no Centro Hospitalar Cova da Beira, a cerimónia de entrega de Certificados de Aptidão do Ano Comum - 2017, aos internos colocados por concurso neste Centro Hospitalar.

Para prestigiar estes jovens médicos, pela conquista de mais uma etapa nas suas carreiras profissionais estiveram presentes, o Presidente do Conselho de Administração, Dr. João Casteleiro e a Diretora do Internato Médico, Dra. Arminda Jorge.

Em janeiro de 2018, estes internos irão continuar a sua formação médica no âmbito da especialidade.

Miguel Castelo-Branco, assistente graduado sénior de Medicina Interna e Medicina Intensiva do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) e professor associado com agregação da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior, assumiu há alguns meses a presidência da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim), que ajudou a criar.

"Agora é preciso dar um salto na área da simulação em contexto de formação pós-graduada. (...) É importante para aumentar a qualidade da formação e melhorar os resultados, incluindo a segurança do doente", afirma Miguel Castelo-Branco, em entrevista à Just News, publicada na última LIVE Medicina Interna.

ver aqui

SESSÃO TÉCNICA DE CARDIOPNEUMOLOGIA

No dia 13 de dezembro|2017, realizou-se a Sessão Técnica de Cardiopneumologia subordinada ao tema "Morte súbita cardíaca no atleta", com a preleção do Técnico Bruno Valentim.

Promovida pelo Conselho Técnico de Diagnóstico e Terapêutica do Centro Hospitalar Cova da Beira, decorreu no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã.

SESSÃO CLÍNICA EM DEZEMBRO

Durante o mês de dezembro|2017 realizou-se no CHCB uma Sessão Clínica.

No dia 14 de dezembro, teve lugar uma Sessão Clínica de Infecciologia, subordinada ao tema “Da Epidemiologia ao Diagnóstico", e foram entregues os certificados a todos os oradores das Sessões Clínicas realizadas no ano de 2017. Todas as sessões decorreram no auditório do Hospital Pêro da Covilhã".

Hospital Pêro da Covilhã

Hospital do Fundão

Desenvolvido por:

Serviço de Comunicação, Marketing e Eventos

CENTRO HOSPITALAR COVA DA BEIRA - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO | COVA DA BEIRA HOSPITAL CENTER – ACADEMIC HOSPITAL

Alameda Pêro da Covilhã, 6200-251 Covilhã, PORTUGAL

TEL +351 275 330 000 FAX +351 275 330 001

cme@chcbeira.min-saude.pt

www.chcbeira.pt