III Encontro Regional de Pesquisa Operacional do Sudeste

De 02 a 04 de maio de 2018

Limeira-SP

PODes - Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento

Data final adiada para: 26/08/2018.

Baixe aqui a chamada para a edição especial da PODes.


Certificados

Entre nesta pasta e baixe o seu certificado


Anais do ERPO

Baixe aqui os anais do ERPO2018

Convidamos a comunidade para participar do III ERPO – Encontro Regional de Pesquisa Operacional do Sudeste.

O evento é organizado pelo Centro de Pesquisa Operacional da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP na cidade de Limeira-SP e ocorrerá nos dias 02, 03 e 04 de maio de 2018.

Os Encontros Regionais de Pesquisa Operacional (ERPO) são eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) e têm como objetivo principal disseminar e edificar as atividades de Pesquisa Operacional nas diferentes regiões do país, através da troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, profissionais e estudantes.

Quer saber mais sobre Pesquisa Operacional? clique aqui

Palestras plenárias:


Palestra de abertura: A Pesquisa Operacional no Brasil - 03/05/2018, 9h.

Prof. Dr. Felipe Martins Müller

O prof. Felipe possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Fez um estágio Doutoral no Centre de Recherche sur les Transports- CRT em Montreal - Canadá (1991-1992). Realizou um estágio Pós-Doutoral no Computational Intelligence Centre da De Montfort University - Leicester - UK (2014-2015). É professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Computação Aplicada do Centro de Tecnologia. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Programação Linear, Não-Linear, Mista e Dinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização combinatória, heurísticas e meta-heurísticas, matheuristics, problemas de sequenciamento, scheduling e busca tabu. Foi Reitor da UFSM (2009-2013), Vice-Reitor da UFSM (2005-2009), Diretor do Centro de Tecnologia (2003-2005) e Vice-Diretor do Centro de Tecnologia (1999-2003). É o atual presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional, biênio 2017-2018.


Gestão de projetos em simulação a eventos discretos - 03/05/2018, 15h.

Prof. Dr. José Arnaldo Montevechi

O prof. José Arnaldo possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (1985), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1995) e pós-doutorado na Universidade do Texas nos Estados Unidos (2008). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Itajubá. Tem participação em atividades científicas e de inovação. Gerencia projetos de pesquisa e inovação tecnológica com empresas. Coordena grupo de pesquisa com vários parceiros nacionais e internacionais. Coordenador de vários projetos de pesquisa financiados pela CAPES, CNPq, FAPEMIG e empresas. Orienta vários doutorandos, mestrandos, alunos de iniciação científica e em estágios em empresas. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Simulação, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia econômica, análise de investimentos, simulação a eventos discretos, realidade virtual, otimização, simulação de Monte Carlo e Pesquisa Operacional. Foi Diretor do Instituto de Engenharia Mecânica e é o atual Diretor do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão da UNIFEI.


PO em Problemas de Geometria Molecular - 04/05/2018, 9h.

Prof. Dr. Carlile Lavor

Carlile é Prof. Titular do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC - UNICAMP), com graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1996), doutorado em COMPUTAÇÃO pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE - UFRJ, 2001), pós-doutorado em COMPUTAÇÃO QUÂNTICA pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC, 2003) e livre-docência em COMBINATÓRIA pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006). Entre 2012 e 2013, foi Chefe do Dep. de Matemática Aplicada (IMECC - UNICAMP), e entre 2015 e 2016, foi Diretor Associado do IMECC. Foi palestrante convidado em diversas instituições internacionais (Columbia University, Duke University, École Polytechnique, IBM TJ Watson Research Center, Institut Pasteur, MIT, Politécnico di Milano e Rutgers University) e tem experiência na área de Matemática Aplicada e Ciência da Computação, com ênfase em Geometria de Distâncias, Álgebra Geométrica e Computação Quântica . É o atual presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional - SBMAC, biênio 2018-2019.


O Problema integrado de Corte de Estoque e Dimensionamento de Lotes - 04/05/2018, 15h.

Profa. Dra. Maria Socorro Rangel

A profa. Maria Socorro Rangel é professora Adjunta da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus S.J. do Rio Preto, Livre-Docente em Otimização Linear Inteira. Tem graduação em Matemática (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (1985), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1989), doutorado na área de Pesquisa Operacional (grau de "Doctor of Philosophy - PhD") pela Brunel University (Inglaterra-1995). Foi bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (1999-2001, 2010-2016) e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) no biênio 2014-2015. Tem experiência na área de Engenharia de Produção e Matemática Aplicada, com ênfase em Otimização, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de problemas, otimização linear inteira mista, planejamento de produção, corte e empacotamento.

Minicursos:

    • MC1 - Introdução ao Aprendizado de Máquina em Python.
    • MC2 - Introdução à modelagem de problemas de programação linear.
    • MC3 - Integração Python e IBM CPLEX para alto desempenho em programação linear.
    • MC4 - Introdução às Redes Neurais Artificiais com Wolfram Mathematica.

Obs: Todos os minicursos serão oferecidos no dia 02/05, das 19h às 22h. Cada participante inscrito poderá participar de UM minicurso, sujeito ao limite de vagas.

Apoio:

Organização: