II Colóquio do CICS.NOVA

Populações, Desigualdades e Ação Pública

O tema do Colóquio “Populações, Desigualdades e Ação Pública” procura reforçar a orientação interdisciplinar do Centro, concretizada nos seus seis Grupos de Investigação, potenciar convergências e criar sinergias entre projetos em curso. O foco é colocado nos resultados de projetos desenvolvidos no centro, valorizando, ao mesmo tempo, a expansão de quadros teóricos e problemáticas científicas e uma orientação para a resolução de problemas e para o apoio à decisão. Neste sentido, visa contribuir para o diagnóstico e o tratamento de problemas complexos, sobretudo os que se incluem no domínio da Ação Pública, sob a alçada dos órgãos e administração do Estado e das organizações da sociedade civil comprometidas com o tratamento de problemas públicos.

Os domínios de intervenção privilegiados têm como foco populações e territórios que, pelas suas características, posições geopolíticas ou conjunturas socio-históricas, possam evidenciar dinâmicas sociais geradoras de desigualdades sociais ou de situações que enquadrem relações sociais desiguais e cujas dimensões ou modos de expressão constituam problemas coletivos suscetíveis de justificar uma intervenção por parte do Estado e/ou da sociedade civil, que, com níveis de iniciativa e responsabilidades variáveis, sustentem políticas ou ações públicas.

O Colóquio é uma oportunidade para que os investigadores partilhem os resultados das suas investigações mais recentes e criem dinâmicas de cooperação, aumentando a coesão interna e a interdisciplinaridade do CICS.NOVA. Pretende-se, em particular, alimentar um espaço de produção científica comum através da elaboração de propostas de números especializados de revistas ou livros, entre outros tipos de publicação, e promover o interconhecimento tendo em vista a conceção de projetos de investigação conjuntos.

A Comissão Organizadora é responsável pelo programa geral do Colóquio e os Grupos Temáticos são responsáveis pela seleção das comunicações e pela dinamização das suas atividades dentro dos parâmetros a definir pela Comissão Científica. As discussões serão realizadas em plenário e em sessões paralelas.

Local: Universidade dos Açores - Campus de Ponta Delgada

CICS.NOVA.UAçores

Duração: 2 dias

Data: 30 e 31 de outubro de 2019