1º dia : 24/09/2025
12h às 13h30 – Credenciamento
13h30 às 14h30 – Abertura do evento
14h30 às 16h - Palestra com Luana Davico
Tema: "Atendimento policial às vítimas de violência doméstica"
Delegada de Polícia do Distrito Federal. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás (2010). Pós-Graduada em Direito Penal pela UFG (2014). Pós-Graduada em Processo Penal pela UFG (2014). Coordenadora e Professora Autora de obras jurídicas. Ciberativista na defesa de mulheres e vulneráveis.
16h às 17h - Coffee Break
2º dia : 25/09/2025
08h às 10h - Comunicações Orais (Eixos: Direitos Humanos, Inteligência, Prevenção ao Uso de Drogas)
10h às 12h - Roda de Conversa com Equipe COGJUS (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Cognição e Justiça).
Tema: "Cadeia de custódia de provas dependentes de memória".
Participam: William Weber Cecconello, Carlos Delano Gehring Leandro de Souza, Fernando Guzzi, Nilson André Farias de Oliveira e José Roberto Oliveira Júnior.
WILLIAM WEBER CECCONELLO
Doutor e Mestre em Psicologia, com ênfase em Cognição Humana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/University of Portsmouth. Professor de Psicologia e Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação em Direito da Atitus e Coordenador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Cognição e Justiça (CogJus). Desenvolve treinamentos para instituições nacionais e internacionais na área de Psicologia do Testemunho. Psicólogo Jurídico em tópicos relacionados à memória de vítimas e testemunhas, depoimento especial e reconhecimento de pessoas. Regional Champion da International Investigative Interviewing Research Group. Editor associado da International Journal of Police Science and Management. Expert member associado da Convention against Torture Initiative.
CARLOS DELANO GEHRING LEANDRO DE SOUZA
Delegado de Polícia da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, com uma trajetória de 19 anos dedicados à segurança pública. Ao longo de sua carreira, especializou-se em áreas fundamentais para o exercício da atividade policial, como Direitos Humanos e Cidadania, pela Universidade Federal da Grande Dourados; Gestão em Segurança Pública, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; e Psicologia Forense e Jurídica, pela Unileya. Com sólida experiência em investigação e liderança, atuou por seis anos como chefe da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP-MS), unidade estratégica no combate à criminalidade violenta, onde aplicou os postulados da entrevista investigativa. Atualmente, coordena o Núcleo de Recuperação de Ativos da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, voltado à investigação patrimonial e ao enfrentamento das organizações criminosas por meio da descapitalização de bens ilícitos.
FERNANDO GUZZI
Delegado da Polícia Civil de Santa Catarina desde 2017, atualmente coordena a Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Videira. Atua também como professor na Academia da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina desde 2020. Ocupou o cargo de delegado da Polícia Civil do Estado do Paraná de 2016 a 2017. É pesquisador-consultor do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Cognição e Justiça (CogJus). Membro expert associado da Convention against Torture Initiative. Mestrando em Direito no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, onde pesquisa os temas Entrevista Investigativa e Reconhecimento de Pessoas no contexto das reformas policiais e na perspectiva da psicologia e da criminologia. Ao longo de sua carreira, chefiou divisões especializadas em investigação, com foco em crimes cometidos por organizações criminosas, homicídios, roubos, tráfico de drogas, bem como crimes contra crianças e adolescentes. É responsável pelo desenvolvimento de ações, estratégias e programas de treinamento voltados para a padronização da coleta de provas dependentes da memória pelas agências policiais.
NILSON ANDRÉ FARIAS DE OLIVEIRA
Delegado de Polícia no Estado de Mato Grosso desde 2014, atualmente em exercício na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá. Especialista em Gestão Integrada de Segurança Pública, é pesquisador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Cognição e Justiça (Cogjus), com formação voltada para operações de combate ao novo cangaço, antissequestro, operações rurais, técnicas de entrevista e interrogatório do FBI, além de entrevista investigativa pelo próprio Cogjus.
JOSÉ ROBERTO DE OLIVEIRA JÚNIOR
Graduado na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2006). Delegado de Polícia da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (2014). Unidades de lotação: Titular da Delegacia de Polícia de Pedro Gomes/MS (2014 a 2016), Titular da Delegacia de Polícia de Rio Verde de Mato Grosso/MS (2016 a 2018), Titular da Delegacia de Polícia de Rio Negro/MS (2016 a 2018), Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário – DEPAC (2018 a 2022) e Adjunto na Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa – DHPP (2022 a 2024). Atualmente, Titular da Delegacia Especilizada de Polinter e Capturas/MS (2024 até o momento). Diretor Executivo da Associação dos Delegados de Polícia do Mato Grosso do Sul – ADEPOL/MS (2021 até o momento).
14h às 18h - Comunicações Orais (Eixos: Investigação Policial, Prevenção ao Uso de Drogas, Fundamentos, Operacional, Direitos Humanos, Papiloscopia).
15h - Lançamento do livro:
Identificação Humana: Estudos Aplicados.
A primeira turma da Pós-Graduação em Identificação Humana e Segurança Pública da ESPC transformou prática em ciência. O resultado é esta obra coletiva, que reúne estudos aplicados sobre papiloscopia, segurança pública e cidadania.
3º dia : 26/09/2025
8h30 às 9h30 – Palestra com Bleno Carlos Chaves de Castro, Bruna Daniella de Souza Silva Amorim, Felipe Figueiredo Martins.
Tema: "A Gerência Criminal da SIH no contexto da Policia Civil de Goiás"
BLENO CARLOS CHAVES DE CASTRO
Gerente de Identificação Criminal da Superintendência de Identificação Humana da Polícia Civil do Estado de Goiás, com especialização em Crimes Cibernéticos. Atua como professor na Escola Superior da Polícia Civil e possui experiência na coordenação de equipes e unidades especializadas em tecnologia aplicada à identificação humana. Foi Chefe da Seção de ABIS (Automated Biometric Identification System) e Coordenador da Divisão de Pesquisa, Tecnologia e Desenvolvimento da SIH/PCGO. Tem como foco profissional a gestão de pessoas e de unidades policiais, com ênfase na modernização e na eficiência dos processos de identificação criminal
BRUNA DANIELLA DE SOUZA SILVA AMORIM
Papiloscopista Policial de Classe Especial da Polícia Civil do Estado de Goiás, graduada em Biomedicina, mestre e doutora em Medicina Tropical e Saúde Pública pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Ciências Forenses pela Faculdade Oswaldo Cruz (SP). Chefe do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Levantamento Papiloscópico da Superintendência de Identificação Humana (SIH/PCGO), atua também como professora, pesquisadora, tutora EaD, instrutora e orientadora na Escola Superior da Polícia Civil, na Academia da Polícia Militar do Estado de Goiás, na Força Nacional de Segurança Pública, no Ministério da Justiça e na Polícia Federal. Desenvolve atividades em investigações criminais com ênfase em identificação humana, abrangendo identificação facial, identificação criminal, além de pesquisa e desenvolvimento de biotecnologias e inovações aplicadas à perícia papiloscópica.
FELIPE FIGUEIREDO MARTINS
Papiloscopista Policial da Polícia Civil do Estado de Goiás e professor na Escola Superior da Polícia Civil. Participou do desenvolvimento do GIC – Gerenciador de Identificação e Controle. Atuou como Coordenador e Gerente da Gerência de Identificação Criminal da Superintendência de Identificação Humana (SIH/PCGO), contribuindo para a modernização e aprimoramento dos processos de identificação criminal.
9h50 às 10h50 – Palestra com Lais Magno, Gisele Peres, Maiane Souza Candido, Raquel Vaz.
Tema: "Laboratório de Inovação em Identificação Humana: Ideias que transformam a Segurança Pública "
LAIS MAGNO
Licenciada em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), mestre e doutora em Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com pós-doutorado em andamento pela Faculdade de Farmácia da UFG e especialista em Gerenciamento em Segurança Pública. Papiloscopista Policial da Polícia Civil do Estado de Goiás, atualmente exercendo a função de Coordenadora da Divisão de Pesquisa, Tecnologia e Desenvolvimento (DITEC) da Superintendência de Identificação Humana (SIH) e integra o Laboratório de Inovação em Identificação Humana (LABIIH/SIH). Atua também como professora e orientadora na Escola Superior da Polícia Civil e na Academia da Polícia Militar do Estado de Goiás.
GISELE PERES
Dactiloscopista da Polícia Civil do Estado de Goiás, bacharel em História e Direito. Pós-graduada em Direito Administrativo e em Identificação Humana e Segurança Pública. Com 20 anos de atuação na Unidade de Necropapiloscopia de Goiânia, possui ampla experiência técnica e prática na área de identificação humana
MAIANE SOUZA CANDIDO
Papiloscopista Policial da Polícia Civil do Estado de Goiás, graduada em Administração pelo Centro Universitário Projeção e especialista em Ciências Criminais, Investigação Criminal e Psicologia Forense pela UniAmérica. Atua na área de identificação humana, com foco em técnicas investigativas aplicadas à perícia papiloscópica.
RAQUEL VAZ
Papiloscopista Policial de Classe Especial da Polícia Civil do Estado de Goiás e Chefe do Laboratório de Inovação em Identificação Humana (LABIIH/SIH). Doutoranda em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal de Goiás (UFG), biomédica e mestre em Genética pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Professora e orientadora na Escola Superior da Polícia Civil e na Academia da Polícia Militar do Estado de Goiás. Ex-integrante da equipe de Perícia da Força Nacional de Segurança Pública. Possui experiência nas áreas de papiloscopia, identificação humana e projetos de inovação.
11h às 12h – Roda de conversa com o Superintendente de Identificação Humana, Webert Leonardo Lopes da Silva Santos, Ana Paula Vicente e Antonio Maciel Aguiar Filho.
Tema: "CIN em debate: Carteira de Identidade Nacional: O presente e o futuro da identificação no Brasil"
WEBERT LEONARDO LOPES
Delegado de Polícia de Classe Especial da Polícia Civil do Estado de Goiás, graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e especialista em Gerenciamento de Segurança Pública pela Universidade Estadual de Goiás e formação no Curso de Inteligência em Segurança Pública. Destacou-se como professor na Escola Superior da Polícia Civil, ministrando disciplinas como Vitimologia, Atualização Jurídica e Aspectos Práticos da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Consumidor da PCGO e, Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro no curso de especialização em Gestão Estratégica da Polícia Judiciária. Participou da formação de diversas turmas de delegados e coordenou investigações especiais. Atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Identificação Humana (SIH/PCGO), atuando na gestão estratégica das atividades de identificação civil, criminal e necropapiloscópica no âmbito da Polícia Civil.
ANA PAULA VICENTE
Graduada em Odontologia e Direito, é Papiloscopista Policial e professora na Escola Superior da Polícia Civil do Estado de Goiás. Atualmente exerce a função de Gerente de Identificação Civil da Superintendência de Identificação Humana (SIH/PCGO).
ANTÔNIO MACIEL AGUIAR FILHO
Antônio Maciel Dactiloscopista da Polícia Civil do Estado de Goiás, graduado em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Analista Criminal da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), especialista em Perícia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e em Perícia Criminal pela Universidade Paulista (UNIP). Atualmente é Presidente do CONADI – Conselho Nacional dos Órgãos Oficiais de Identificação Civil e Criminal, Autoridade Central Estadual e Coordenador da Divisão de Políticas para Pessoas Desaparecidas. Organizador e coautor dos livros Peritos em Papiloscopia e Identificação Humana (Volumes I, II e III) e autor do livro Documentoscopia Aplicada ao Exame do RG.
14h às 18h – Comunicações Orais (Eixos: Análise Criminal, Gestão, Direitos Humanos, Investigação Policial, Operacional, Papiloscopia.
14h às 18h – Pôster (Direitos Humanos, Prevenção ao Uso de Drogas, Fundamentos em Segurança Pública, Investigação Policial, Inteligência, Operacional, Papiloscopia, Análise Criminal, Gestão.