Nossas Florestas: exposição itinerante

Estamos realizando uma exposição que percorre escolas, universidades, shoppings e eventos em todo o Estado, e que resumidamente apresenta o Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina e seus feitos.

Qualquer pessoa que possui ou administra um espaço com circulação de pessoas para visitação pode receber a exposição ‘Nossas Florestas’, sempre de forma gratuita.


Informações pelo e-mail inventarioflorestal.sc@gmail.com ou pelo telefone (47) 3221-6047.

Em todos esses anos de pesquisa, o IFFSC esteve voltados para o público científico; publicando livros, artigos e etc., mas agora estamos também com os olhos voltados para o público em geral, pessoas interessadas em conhecer o que foi descoberto até agora sobre as florestas catarinenses. Para isso, idealizamos uma exposição com todas as descobertas.

A ideia é trazer de uma forma mais simples o que foi encontrado até agora para informar o público sobre temas e terminologias que envolvem a natureza.


Detalhes sobre o material:

Possui 3 mesas expositivas com materiais utilizados em campo, livros publicados, sementes, madeira e plantas. Além do material gráfico constituído por 13 painéis informativos e outros com fotos do acervo do IFFSC;

Espaço necessário: pelo menos 60 m², coberto e que não bata muito vento.

Os temas abordados são:


Descubra como é feito um inventário florestal

Antes mesmo do IFFSC entrar na história, dois grandes pesquisadores já estudaram as florestas e plantas do Estado de Santa Catarina, entre 1950 e 1970. O projeto IFFSC começou em 2007 com os levantamentos da flora. Como foi feito isso é o que vamos apresentar.


Quanto ainda temos de floresta e outras descobertas

O inventário de florestas inclui o levantamento quantitativo e qualitativo. Aqui mostraremos o quanto de floresta ainda temos no Estado e em que condições elas se apresentam (quais as principais espécies e as principais preocupações).


Tipos de florestas em Santa Catarina

A Mata Atlântica é o bioma em que o Estado de Santa Catarina está inserido, dentro dele ainda são encontrados diferentes tipos de florestas (fitofisionomias). Suas diferenças são causadas por variações do clima, dos solos, do relevo e da localização geográfica, que serão melhor explicadas aqui.


Tipos de plantas

As florestas tropicais e subtropicais, como a nossa, são as que apresentam os mais variados tipos de plantas. Em quatro anos de levantamento das florestas pelo IFFSC foi encontrada uma riqueza elevada de espécies. Apresentaremos aqui as características de cada grupo de planta e o número de espécies que encontramos em cada um.


Epífitos

Os epífitos são plantas típicas de florestas tropicais e subtropicais, que utilizam as árvores como suporte (mas sem prejudicá-las). Existe muita gente por ai apaixonada por esse grupo de plantas, que apresenta uma beleza própria e um jeito todo diferente de sobreviver.


Pteridófitas

Pteridófitas, também chamados de cavalinhas, xaxins, avencas ou samambaias, são plantas bastante conhecidas, pois muitas são utilizadas na decoração de varandas e jardins das casas. Muitas delas não possuem o formato característico das samambaias de casa, sendo que é na floresta que encontramos uma grande variedade de tipos. Vamos mostrar um pouco mais sobre o assunto aqui.


Herbário: uma grande coleção de plantas

O paraíso dos botânicos é o herbário, é onde são guardadas amostras das plantas coletadas em campo. O herbário tem regras próprias; nós vamos mostrar como funciona o Herbário FURB, local onde todas as plantas coletadas pelo IFFSC estão armazenadas.


Sucessão florestal

Você sabia que as florestas degradadas podem se recuperar? Mas este não é um processo rápido, podendo levar séculos. Por isso é importante conservar as florestas. Aqui mostraremos como funciona esse processo de sucessão nas florestas.


A parceria entre plantas e animais

A parceria entre plantas e animais é, muitas vezes, tão específica que a falta de um dos lados pode acarretar na extinção do outro. As plantas fornecem abrigo e alimento aos animais, e os animais participam da reprodução, dispersão das sementes e proteção das plantas; uma parceria de muitos milhões de anos de evolução.


Diversidade genética

A genética está presente em todo ser vivo, é ela a base para a evolução de qualquer espécie ao longo do tempo. Para as plantas não é diferente, a perda de diversidade genética é prejudicial para o futuro das espécies. Saiba o que foi constatado pelo IFFSC sobre a genéticas das espécies ameaçadas de extinção em Santa Catarina.


Usando os recursos da floresta

Um grupo da EPAGRI, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina; em parceria com o IFFSC, visitou as casas de agricultores por todo o Estado, averiguando quais espécies eram mais utilizadas para uso madeireiro, medicinal, alimentício e ornamental. Aqui são expostas as espécies mais citadas pelos agricultores e, quem sabe, com potencial de uso futuro.


Impactos na floresta

Que existem muitas atividades impactantes nas florestas catarinenses, era de se imaginar; mas você sabe quais são as mais comuns? O IFFSC fez esse levantamento e ele está resumido aqui.


O que fazer ?

Apesar de termos perdido uma parte significativa de nossas florestas, ainda temos uma grande riqueza natural, basta saber como lidar com isso. Aqui vão sugestões de ações que poderiam ser realizadas pelo Estado e por nós. Faça sua reflexão sobre o assunto.

Instituições e eventos que expusemos

Epagri / Florianópolis

Centro Administrativo do Governo do Estado / Florianópolis

Shopping Continente / Florianópolis

Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC / Garopaba

Universidade Barriga Verde - Unibave / Orleans

Siderópolis Clube (Prefeitura de Siderópolis) / Siderópolis

Museus de Zoologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC / Criciúma

Shopping Norte / Blumenau

Shopping Neumarkt / Blumenau

Dudalina Camisaria / Blumenau

Dudalina Camisaria / Benedito Novo

Dudalina Camisaria / Presidente Getúlio

Dudalina Camisaria / Luís Alves

Dudalina Camisaria / Terra Boa - PR

Mausoléu Dr. Blumenau / Blumenau

AGROTEC / Itajaí

Feira das Orquídeas / Blumenau

Universidade Estácio de Sá / São José

Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Gaspar

Museu do Instituto Federal Catarinense / Santa Rosa do Sul

Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó / Chapecó

EEB Bom Pastor / Chapecó

Universidade do Oeste de Santa Catarina / Unoesc campus Xanxerê

Universidade Federal da Fronteira Sul / Campus Chapecó

Shopping Pátio Chapecó / Chapecó

EEB Professora Lourdes Ângela Sarturi Lago / Chapecó

Universidade do Oeste de Santa Catarina / Unoesc campus Chapecó

Colégio Exponencial / Chapecó

EEB Cardeal Arcoverde / São Carlos

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC / Lages

Secretaria de Desenvolvimento Regional / São Joaquim

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Curitibanos / Curitibanos

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM / Frederico Westphalen - RS

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM / Santa Maria - RS