HISTÓRIA DO IFBA CAMPUS EUNÁPOLIS
O IFBA foi inaugurado em novembro de 1994 como UNED-Eunápolis, uma unidade descentralizada do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET-BA).
Apenas em março de 1996 deu início as suas atividades acadêmicas, implantando cursos técnicos de 2º grau na área serviços: Enfermagem, Turismo e Hotelaria. Em 24 de abril de 1995 iniciou as atividades, porém apenas as administrativas.
No dia 14 de março de 1996, a UNED - Eunápolis realizou a sua aula inaugural, quando foram assinados convênios de cooperação técnica-financeira com as seguintes instituições: Associação de Amigos e Pais dos Excepcionais (APAE); Associação Casa de Recuperação Nutricional SOS Vida; Centro de Estudos e Pesquisa para o Desenvolvimento do Extremo Sul (CEPEDES); Assistência Médica do Extremo Sul (AMES) e Prefeitura Municipal de Eunápolis. Estes convênios visam a implementação de ações conjuntas que venham a estimular o aprimoramento científico, tecnológico e operacional das partes. De acordo com as fontes documentais, este foi mais um passo rumo a consolidação da UNED - Eunápolis como uma referência em toda a região, não só na construção de uma educação de qualidade como também no oferecimento de serviços que visem uma melhoria na qualidade de vida da população do Extremo Sul da Bahia.
Inicialmente, em virtude do potencial turístico da região, foi criado o curso técnico de turismo, além do curso técnico de enfermagem, visando melhorar a mão de obra prestada nos hospitais locais.
Paralelamente a esses cursos, foi criado pela diretoria outras atividades e cursos aproveitando o espaço físico e a estrutura da escola colocando-os a serviço da cultura e da educação reciclando profissionais e promovendo a cultura. veja a lista 01 Prestando relevante serviço à comunidade e ao mesmo tempo trazendo todos os segmentos sociais para a escola, numa tentativa até de promover as descobertas das potencialidades da UNED e uma mobilização com o objetivo de transformá-la em uma unidade de ensino composta de 2º e 3º graus.
Em outubro de 1995, a UNED assinou um convênio com a Universidade Santa Cruz (UESC) e a Prefeitura Municipal no qual uma turma de profissionais diplomados em diversas áreas fariam o curso de Pós-Graduação, se preparando para virem a ser os futuros professores. Também foi firmado pela escola outro convênio com a Faculdade de Turismo da Bahia, visando a realização de um curso de Pós-Graduação em Administração Hoteleira.
Dando prosseguimento em suas atividades de educação tecnológica, a UNED-Eunápolis abriu inscrição a partir de 09 de outubro de 1995 para os curso de Turismo e Enfermagem. Para o ingresso nesses cursos, nos dias 16 e 17 de dezembro desse mesmo ano foi realizado provas de português e matemática. Sendo o curso regular com duração mínima de 03 anos que dão habilitação em Turismo e Hotelaria. Enquanto os cursos técnicos especiais oferecem oportunidade para habilitação em Turismo e Enfermagem com duração de 04 meses. Porém, estes cursos se destinando a quem já possui o 2º Grau completo e em seu currículos constem apenas disciplinas profissionalizantes.
Fonte: Jornal Clarin (1996, p. 10); boletim UNED - Eunápolis. Ano 1. N 01.abril/96