Recordamos neste tempo, o dia de finados onde temos a oportunidade de rezar e oferecer alguns atos de misericórdia em favor dos nossos mortos. No livro sagrado de (2Macabeus C 12 v 38-45), nós comprovamos como é importante rezar e principalmente oferecer a santa missa pelos fiéis defuntos, para que um dia livres do purgatório, gozem da eternidade sem fim. Sabemos que este lugar de purificação já é garantia do céu, mas é necessário passar por ele para purgar aqueles vícios e maus costumes que em vida não renunciamos por amor a Cristo e aos irmãos. A Igreja em sua sabedoria nos ensina que é válida a oração que fazemos em favor das almas, a mesma reza na oração eucarística, não somente pelos falecidos cuja fé era católica, mas por todos os que morreram, ou seja, Nosso Senhor Jesus Cristo por meio da Santa Igreja quer que todos se salvem e cheguem ao encontro definitivo com o Soberano Pai e Criador de todas as coisas. Somos nós que decidimos como iremos morrer, sim! Somos nós, pois o nosso comportamento aqui na Terra fala muito qual morte queremos para nós. A morte, como diz na Sagrada Escritura no Evangelho de são Mateus( C 24 v 42-44): “Chega como um ladrão e precisamos estar vigilantes, visto que não sabemos o dia nem a hora, como e quando ela virá”. Por isso é fundamental pensar na morte e nos prepararmos para este momento único em nossas vidas. Então, são indispensáveis alguns questionamentos para nós: Como anda nossa vida de oração e intimidade com Deus? E nossa vida sacramental, principalmente o sacramento da confissão? Na dimensão do relacionamento com o outro, temos pedido perdão ou perdoado o nosso próximo? No que se refere ao nosso chamado vocacional, nossas missões e responsabilidades que Deus nos confiou, seja padre, religioso, leigo, matrimonio etc, temos correspondido? E as obras de caridade? Sabemos que na Bíblia está escrito: “A caridade cobre uma multidão de pecados”. (1Pedro C 4 v 8).
Enfim, a oração pelos mortos deve sempre nos lembrar de que um dia também seremos mortos. Por isso é necessário fazermos um exame de consciência e começar a morrer todos os dias, sim! Morrer todos os dias! Cada renúncia e tomada de decisão e rompimento do que não nos faz bem e cada ciclo da vida vivenciado é uma morte, um nascimento e recomeço para a vida em abundancia (João C 10 v 10).
Morte é Encontro! Se aqui eu morro, lá eu vivo. Se aqui eu morro, lá eu nasço. Se aqui eu deixo de existir, lá eu passo a existir. Se aqui eu passo, lá eu permaneço para sempre. Se aqui tudo acaba lá começa. Que nome darei a morte? Se ela me possibilita de me encontrar com o meu Senhor! Bendita seja.
Encerrando-se com uma emocionante peregrinação nas ruas do nossa cidade, a festa da Imaculada Conceição superou as expectativas de todos os paroquianos. Nesses 10 dias de muita celebração e programações virtuais aconteceram muitos momentos engrandecedores da fé de todos os cristãos que acompanharam. Gostaríamos de agradecer a todos as equipes que compõem o CPP (Conselho Pastoral Paroquial) que contribuíram para o abrilhantamento da nossa festa, também vale destacar todos os patrocinadores e Equipe da Comunicação (PASCOM), o nosso muito obrigado. Esperamos todos vocês em 2021 com a fé cada dia mais fortificada e se Deus quiser em um contexto melhor. Paz e Bem.
A beleza da Igreja é o agir do Espírito!
Impulsionada pelo sopro de Deus, a Igreja desde os seus primórdios nos convida a ser missão. Sim! Nossa vida é missão. Percebo que alguns dos nossos entenderam de forma errada o sentido da missão, tentando-a separar da vida, como por exemplo, achar que missão é somente em alguns momentos e etapas da vida. Desde o nosso batismo, assumimos em nosso corpo, ou seja, em nossa vida os sentimentos de Cristo, vai dizer São Paulo na carta aos Filipenses (C 2 v 5).
O Cristão apropriando-se do batismo reconhece a identidade de missionário. No livro de São Marcos o próprio Jesus vai nos falar: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura”. O batizado que descobre essa notícia dentro de si nunca mais é o mesmo, pois, a força do Espírito que habita nele o faz desejar a Eternidade e proclamar aqui na terra essa novidade que muda completamente o nosso estilo de vida e nos dar um novo sentido, sendo capaz de percorrer os caminhos do coração e ir até os confins do universo.
Mas falando em caminho do coração, isso nos lembra de tantas coisas que se refere ao ser humano, obra prima de Deus que necessita fazer esse trajeto. Pois bem! Neste instante te convido a anunciar a Boa Nova ao teu próprio coração, deixando essa Palavra penetrar o íntimo do teu ser, curando o que precisa ser curado, libertando das prisões que são necessárias e te devolvendo o EU cristão que se perdeu diante das situações surgidas. Fazendo esse caminho descobriremos verdadeiramente que nosso itinerário para uma vida de missão é a Palavra de Deus, nela encontramos o sentido Único de nossas vidas.
Diante deste processo que nos faz inclinar o nosso ouvido para dentro de nós, já começamos a perceber que a missão começa a ser realizada, sim! Já começa, pois você mesmo começou a anunciar o Evangelho ao seu próprio eu, permitindo deixar a Santa Palavra entrar no seu coração, daí perceba como você é importante para Deus. Ele precisou de sua ajuda para realizar a missão. Como falei, a missão começa em você (nós) e aparte do seu (nosso) coração. Assim sendo, contagiaremos as pessoas que estão a nossa volta e consequentemente este anúncio irá para o mundo, com isso começamos a descobrir o sentido de nossa vida que é uma grande missão que só você pode fazer.
Portanto, tenhamos coragem de confrontar nossa realidade. Tenhamos ousadia, no bom sentido da palavra, de confrontar-se consigo mesmo. Vale a pena ser missão e trilhar o caminho do coração e no fim descobriremos como nosso Pai São Francisco que somos apenas instrumentos nas mãos de Nosso Senhor e Criador. É Ele quem tudo faz! De nós ele só quer o sim, disponibilidade e coragem para enfrentar os desafios da missão que é a vida.
Coragem para assumir nossa identidade e nossa vida de cristão missionário!
Eis-me aqui, envia-me!
Fr. João Pedro de Lima Costa, OFM.
Nesse tempo de pandemia que estamos vivenciando, as celebrações estão sendo transmitidas pelas redes sociais da nossa paróquia, são realizadas às terças e domingos. O início das transmissões são sempre às 19h. Sigam nossas redes sociais para ficar por dentro das nossas programações.
Devido às recomendações da OMS a nossa secretaria está funcionando em horário reduzido, abrindo apenas de Terça a Sábado, das 08h às 12h. Informamos que é exigido o uso de máscara para entrar no ambiente paroquial.
Nesse último domingo, dia (28/06), foi transmitida a celebração da solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo. A celebração ocorreu na igreja Matriz de Nossa Senhora e foi transmitida pelas plataformas digitais (Youtube e Facebook) da paróquia. Para ficar por dentro de todas as celebrações eucarísticas sigam-nos nas nossas Redes Sociais.
Nessa última Quinta-feira, alguns representantes de nossas pastorais se reuniram remotamente para conversar e planejar os próximos passos de nossa paróquia nesses tempos difíceis de pandemia.
Nessa ultima quarta feira, dia (24/06), a paróquia celebrou a solenidade de São João Batista. E a comunidade de São João da várzea celebrou o tríduo em casa remotamente através das redes sociais.
Paróquia de N Sra da Conceição
Estado: Rio Grande do Norte
Município: Mossoró
Endereço: Av. Alberto Maranhão - 300
Bairro: Alto da Conceição
Cep: 59.600-265
Tel.: (84) 3317-2651
Criação: 15 de agosto de 1941
Nesses tempos difíceis, nosso trabalho de evangelização continua, por isso é tão importante a devolução do Dízimo. A sua oferta pode ser feita por transferência bancária ou pessoalmente na secretaria da nossa paróquia, que esta funcionando com horário reduzido e respeitando todas as recomendações da OMS.
Em nosso canal do youtube temos conteúdos diários, além de transmissões ao vivo das celebrações. Inscrevam-se em nosso canal para ficar por dentro de nossas atividades.
Um dos nossos conteúdo é uma reflexão diária feita pelo nosso pároco Frei Gilmar Nascimento. Estas, são sempre de algum salmo e são postadas sempre às 07:30, para já começarmos o dia alimentando nossa fé.
Em nossa pagina do Facebook temos um contato maior com cada paroquiano de nossa igreja. Além de também transmitirmos as celebrações ao vivo por essa plataforma
Em nosso perfil do Instagram temos publicações diárias, além de uma maior interação com todos os paroquianos. Também estamos fazendo algumas enquetes e sorteios para continuarmos mantendo o contato e alimentando nossa fé mesmo em tempos de isolamento social.
Obrigado por visitar nosso site, caso tenha alguma dúvida pode entrar em contato com nossos agentes em qualquer uma de nossas redes sociais, ou pode clicar no botão ao lado e falar conosco através desse site.