APRESENTAÇÃO

PRESENTACIÓN

  • Pensar o ensino de Geografia é fundamental para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a realidade, pois por meio dessa componente curricular se pode estimular a compreensão da realidade vivida (ou mesmo da ausente) pelos estudantes, promovendo um olhar consciente e capaz de gerar intervenções comprometidas com a qualidade de vida, com o ambiente e com a busca de uma sociedade melhor e mais solidária. Pensando esse panorama e percebendo os inúmeros desafios que emergem da educação de qualidade no atual contexto latino-americano, o I Congresso Latino-Americano de Ensino de Geografia (I CLEG) se propõe a ser um espaço virtual de reflexão e discussão dessa tão relevante dimensão da nossa realidade.

  • O I CLEG é uma iniciativa conjunta do Departamento de Geociências e Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (ProfGeo) e do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Blumenau.

  • O objetivo do I CLEG é fortalecer as discussões sobre ensino de Geografia com ênfase em abordagens inovadoras no ensino de Geografia, Cartografia Escolar e Formação Docente. O evento será realizado de forma online e gratuita, contando com palestras, apresentações de trabalhos e minicursos realizados em Plataformas como YouTube e Google Meet.

  • Espera-se fomentar reflexões e debates sobre o ensino de Geografia na América Latina, bem como fortalecer as redes de relações entre pesquisadores, estudantes e professores de diferentes níveis e modalidades frente a essa temática. Convidamos a todos para se integrarem a nós neste desafio de produzir um ensino de Geografia ainda mais qualificado e transformador das múltiplas realidades que vivemos.

  • Pensar en la enseñanza de la Geografía es fundamental para la formación de ciudadanos críticos y comprometidos con la realidad, ya que puede, a través de este componente curricular, estimular la comprensión de la realidad vivida (o incluso ausente) por estudiantes al promover una mirada consciente y la capacidad generar intervenciones comprometidas con la calidad de vida, con el medio ambiente y con la búsqueda de una sociedad mejor y más solidaria. Pensando en este panorama y dándose cuenta de los innumerables desafíos que surgen de la educación de calidad en el contexto latinoamericano actual, el I Congresso Latino-Americano de Ensino de Geografia (I CLEG) propone un espacio virtual para la reflexión y discusión de esta dimensión tan relevante de nuestra realidad.

  • El I CLEG es una iniciativa conjunta del Departamento de Geociências y Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo), de la Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), del Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (ProfGeo) y del Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), del Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Blumenau.

  • El objetivo del I CLEG es fortalecer las discusiones sobre la enseñanza de la Geografía con énfasis en los enfoques innovadores para la enseñanza de la Geografía; Cartografía escolar y Formación del profesorado y Geografía. El evento será gratuito y se llevará a cabo en línea, con conferencias, presentaciones de trabajos y cursos cortos en plataformas como Youtube y Google Meet.

  • Se espera fomentar reflexiones y debates sobre la Enseñanza de la Geografía en América Latina, así como fortalecer las redes de relaciones entre investigadores, estudiantes y docentes de diferentes niveles y modalidades en relación a esta temática. Invitamos a todos a unirse a nosotros en este desafío de producir una enseñanza de Geografía aún más calificada y transformar las múltiples realidades en las que vivimos.


DATAS IMPORTANTES

FECHAS IMPORTANTES

  • 31/01/2021 a 10/06/2021 - Inscrições para ouvintes/Suscripciones para oyentes

  • 01/02/2021 a 31/03/2021 05/04/2021 (às 14:00*) - Inscrições de trabalhos/Inscripción para presentación de trabajos (Prorrogado)

  • 01/04/2021 a 30/04/2021 - Avaliação dos trabalhos/Evaluación de trabajos

  • 30/04/2021 - Divulgação de resultados preliminares/Difusión de resultados preliminares

  • 15/05/2021 - Prazo máximo para ajustes/Plazo máximo de ajuste

  • 16/05/2021 a 30/05/2021 - Reavaliação de trabalhos/Reevaluación de trabajos

  • 05/06/2021 - Divulgação dos trabalhos aprovados (Versão Final)/Difusión de trabajos aprobados (Versión Final)

  • 01/06/2021 a 10/06/2021- Divulgação da inscrição nos minicursos/Difusión e inscripción en cursos cortos

  • 12/06/2021 - Divulgação das salas virtuais de apresentação/Divulgación de salas de presentación virtuales

  • 14/06/2021 a 17/06/2021 - Realização do evento/Realización del evento

* Horário de Brasília

EIXOS TEMÁTICOS

EJES TEMATICOS

Abordagens inovadoras no ensino de Geografia/Enfoques innovadores en la enseñanza de la Geografía (AIEG)

Cartografia Escolar/Cartografía escolar (CE)

Formação de professores e Geografia/Formación docente y Geografía (FPG)

1ª CIRCULAR

1er CIRCULAR

Circular - I CLEG - português.pdf
Circular - I CLEG - espanhol.pdf