AE Cerco | Auditório 

WORKSHOP

 iCER.R |  Inovação no Ensino das Ciências

Facebook

Link para algumas fotos _ FaceBook

9-17h  |  5 de julho de 2023

Algumas imagens ...

Curso de curta duração (6h) Certificado (Centro de Formação Guilhermina Suggia)

Foi um sucesso

A nova edição está prevista para daqui a 1 Ano

Palestrantes

Luís Belchior Santos

Químico-Físico, FCUP

Alexandre Quintanilha

Biofísico, ICBAS

Alexandre Lima

Geólogo, FCUP

Enquadramento e Objetivos

Atividades e Demo | Hands-On

Este Workshop, educativo e colaborativo surge na área do apoio a instituições educativas e projetos educativos inovadores baseados na melhoria pedagógica e na criação, apoio e suporte de laboratórios e atividades experimentais e é um modelo de intervenção educativa e social em colaboração entre a AE Cerco e a Universidade do Porto. Têm a ambição de criar raízes para a formação de grupos de trabalho que promovam uma maior participação colaborativa entre as instituições de ensino superior e os agrupamentos escolares no perímetro de intervenção da U.Porto.

Tenciona concentrar esforços na formação/motivação de docentes e na criação de grupos de trabalho no ensino secundário que possam colaborar no desenvolvimento e criação de uma infraestrutura partilhada na forma de uma plataforma na WEB “iCERR” (que inclui iCERR.Sense e iCERR.Trace).

O programa deste Workshop inclui 3 lições plenárias que apresentaram diferentes visões, estilos e abordagens do ensino da ciência com o objectivo de promover o debate e reflexão sobre a inovação no ensino. Intercalado com as lições plenárias será organizada uma oficina de atividades experimentais demonstrativas Hands-On.


OFICINAS DE EXPERIÊNCIAS  ATIVIDADES E DEMOS | HANDS-ON  

Como ferramenta de implementação da  Plataforma | iCER.R 

Inteligência, Curiosidade, Envolvimento, Reflexão e Reforço

#01 Jogo Didático para o Ensino da Geologia 

Minerais, rochas e a sua interpretação de forma didática

#02 Reator e Torre de Arrefecimento 

Demonstração e interação com um sistema industrial construído à escala laboratorial, composto por reator e torre de arrefecimentos.  Simulação fundamentos, funcionamento e análise, aquisição e controlo de dados.

#03 Calor de Reações Químicas, Misturas e Propriedades Crioscópicas 

Reações endotérmicas e exotérmicas. Calores de misturas e calor de reação. Escala de temperatura e transições de fase. Oxidação-redução, solvatação, noção de variação de entropia de reação e do universo

#04 Cartografia de Minérios críticos para a Europa 

Matérias primas críticas para a transição energética e sua análise in situ

#05 Biodiesel | Energia verde 

Visualização de transições de fase por microscopia ótica, fusão, cristalização de líquidos subarrefecidos, propriedades do biodiesel, diagramas de fase. Transição energética, combustíveis fósseis e biocombustíveis.

#06Azoto Líquido | Temperatura 

Utilização do azoto líquido como ferramenta de trabalho na experimentação em ciência. Temperatura, transição de fase. Transição vítrea. Equilíbrio líquido-vapor. Combinação de utilização de balões para estudo das propriedades de gases.

#07 Energia Fotovoltaica | H2 

Energia eletromagnética, Conversão de energia, Células fotovoltaicos, células de H2, eletrólise da água, conversão de energia química em energia elétrica.

#08 Montagem Reação / Destilação | CO2

Montagem de reator para reação ácido base (Ácido acético /bicarbonato), equilíbrio químico, indicadores ácido-base, ciclo do CO2

#09 Laboratório de Energia AE CERCO 

Visita e contacto com alguns dos módulos experimentais do Laboratório de Energia da AE_Cerco. Transporte, produção e armazenamento de energia. Energia térmica, Módulo de conversão de energia. interligação entre módulos.  

Plataforma | iCER.R 

Inteligência, Curiosidade, Envolvimento, Reflexão e Reforço

O projeto pedagógico que se propõe introduzir assenta numa visão de atualização e adaptação permanente às necessidades das novas gerações de estudantes, centrada numa abordagem que previlegia o rigor científico dos conteúdos mas que, ao mesmo tempo, promove e intensifique o interesse dos estudantes pelo valor do conhecimento e pela sua auto aprendizagem. Esta estratégia educativa e pedagógica é inspirada e em parte guiada pelo contato com os textos de autores como: Gardner[1] - que defende a teoria da existência de múltiplas formas de inteligência e que promove excelência, envolvimento e ética na educação; Bruner[2] - que defende que o estudante é parte ativa da construção do seu conhecimento e que o professor deve encorajar os estudantes a descobrir o conhecimento e princípios por si mesmos. Neste sentido defende que a principal tarefa do professor é traduzir as informações num formato apropriado ao estado de conhecimento atual de compreensão do aluno (a sequência curricular deve ser organizada de forma a que o aluno construa continuamente sobre o que já aprendeu).


Esta estratégia pedagógica de ensino que se designa iCER.R promove a construção/aumento no estudante de conhecimento baseado na reflexão e na existência de múltiplas formas de inteligência em cada estudante e que, em especial considere o estudante parte ativa da construção do seu próprio conhecimento. 

             

iCER.R | inteligência, Curiosidade, Envolvimento, Reflexão e Reforço

 

Inteligência: 

Reconhecer e valorizar nos estudantes,  as múltiplas formas de inteligência (e.g. lógica-matemática; linguística; intrapessoal; interpessoal; corporal-cinestésica; musical; visual-espacial). Ter a noção de que cada indivíduo deve identificar as suas aptidões e limitações a fim de aprimorá-las ou supri-las.

 

Curiosidade:

Como força motriz para descobrir novos caminhos, para despertar o interesse do estudante pelo conhecimento e para o seu envolvimento voluntário na construção do seu próprio conhecimento. Usar formas de despertar a curiosidade do estudante pelas temáticas com base na apresentação de exemplos práticos, levantando questões, usando demonstrações laboratoriais, valorizando a existência de múltiplas formas de inteligência.

 

Envolvimento:

O envolvimento do estudante em tarefas, atividades, experimentação como forma de levar à participação ativa do estudante. Fazer, ver fazer, testar, experimentar, desmontar, ver como é construído, medir, errar, construir, planear, desenhar, ensinar, mostrar aos outros como é, são algumas das múltiplas formas de envolvimento que devem ser promovidas e exploradas. Programação de trabalho em equipa e o envolvimento dos estudantes em projetos conjuntos que facilitem a integração e envolvimento dos estudantes com diferentes níveis de conhecimento e inteligências. O envolvimento dos estudantes nas tarefas e temáticas contribui para a construção do seu próprio conhecimento e leva a um aumento da curiosidade o que alimenta o ciclo de auto reforço.

 

Reflexão:

A consolidação do conhecimento é feita com base na reflexão sobre os fenómenos, nas respostas às questões, na discussão das ideias, no encorajar os estudantes para descobrir o conhecimento. O conhecimento mais robusto é aquele que é construído pelo próprio, que resulta da reflexão sobre o contacto e envolvimento com os factos, com os resultados das demonstrações e interpretações dos fenómenos. Cabe ao professor promover e criar o envolvimento e atitude participativa do estudante na própria reflexão e de uma forma sequencial indicar caminhos, abrir janelas e envolver o estudante no processo de construção do seu conhecimento.

 

Reforço:

Garantir um nível de reconhecimento adequado aos estudantes é uma tarefa fundamental no ensino. O reforço é uma das melhores ferramentas para manter a motivação dos estudantes. Reforço que deve de ser dado com base no reconhecimento das múltiplas inteligências, reconhecimento do esforço individual, reforço com base na valorização da atitude participativa e na evolução dos estudantes no processo de construção do seu conhecimento.


[1] Gardner , H. (2007) Five Minds of the Future. Cambridge: Harvard Business Review Press.

[2] Bruner, J, (1996) The culture of Education. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.


Programa Detalhado

8h30 9h10 Receção / Check-in 

Boas vindas & Formação de Equipas. Apresentação do esquema de Rotação de Equipas 

9h10 9h45 | Sessão Inaugural 

Mário Vieira (Presidente Conselho Geral AECP) 

Manuel António Oliveira (Diretor AECP)

João Nuno Tavares (Coordenador, Casa das Ciências) 

Luís Belchior Santos (FCUP) 

"Apresentação dos objetivos e contextualização do Workshop. Descrição da implementação prática da estratégia pedagógica de ensino  iCER.R "

9h45 10h30 | PL1.  Lição Plenária 

Alexandre Quintanilha (Biofísico, ICBAS) 

"A função principal da educação é transformar espelhos em janelas"   

10h30 10h45 | Coffee break     

10h45 – 12h00 | WS1_ Workshops        

WS_Slot #1 | ATIVIDADES E DEMOS | HANDS-ON    (3 Módulos | Demos )

12h00 – 14h00 | Almoço (livre) 


14h0015h00 | WS2_ Workshops 

WS_Slot #2 | ATIVIDADES E DEMOS | HANDS-ON    (3 Módulos | Demos )

15h00 – 15h45 | PL2_ Lição Plenária 

Alexandre Lima (Geólogo, FCUP) 

"O Ensino para enfrentar o desafio da Transição Energética"      

15h45 – 16h00 | Coffee break     

16h00 16h45 | WS3_ Workshops 

WS_Slot #3 | ATIVIDADES E DEMOS | HANDS-ON    (3 Módulos | Demos )

16h45  | Encerramento 

Momento Musical |  AE_Cerco   

Inscrição


Link de inscrição      Inscrições Fechadas


iCER.R  |  créditos:  


Organização:

Luís Belchior Santos (FCUP) | Chair

Manuel António Sousa Oliveira (AE Cerco, Diretor)

Paulo Manuel Viegas Fereira (AE Cerco, vice-Diretor)

André Filipe Antunes Guterres (AE Cerco)

Ana Cristina Fernandes Teixeira (AE Cerco)

Alexandre Lima (FCUP)

Ana Lobo Ferreira (FCUP)


Oficina de Experiências (Monitores):

Luís Belchior Santos (FCUP)

Alexandre Lima (FCUP)

André Filipe Antunes Guterres (AE Cerco)

José Carlos Costa (FCUP)

Carlos Lima (FCUP)

Rodrigo Silva (FCUP)

Alexandre Alves (FCUP)

Artur Farinha (FCUP)

Carlos Miranda (FCUP)

Isabel Teixeira (FCUP)

Dulce Lima (FCUP)

Ricardo Ribeiro (FCUP)

Filipa Dias (FCUP)

Rita Carvalho (FCUP)

Nuno Dias (FCUP)

Soraia Silva (FCUP)


Creditos institucionais: