Apresentação
A pandemia de COVID 19 agravou a desigualdade educacional historicamente observada no Brasil, criou novos problemas e está exigindo de nós outras formas de luta pelos direitos dos estudantes e dos trabalhadores da educação.
Para além da agudização das desigualdades educacionais, a pandemia escancarou a triste realidade da fome, da precariedade no atendimento em saúde, das muitas violências sofridas por mulheres e crianças, do desemprego e da morte, especialmente entre os moradores das periferias pobres já submetidos às piores condições de vida em nosso país.
Que papel tem a escola diante dos problemas sociais tão graves?
Como ela deve ser organizada afim de contribuir para a transformação dessa realidade e a construção de um país mais justo e inclusivo, em que os trabalhadores, que constroem as riquezas, tenham o direito à vida plena realizado? Quais condições materiais, currículos e modos de gestão escolar seriam mais potentes para que a escola seja espaço de vida e de defesa da vida, em contraposição às perspectivas de morte colocadas em movimento pelo projeto político genocida que ganha espaço no Brasil e no mundo?
Buscando debater questões desta ordem, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), por meio do seu Organismo de Base dos Educadores realiza entre os dias 27 e 28 de maio de 2022 a "A 1ª Semana de Educação Augusto Buonicore".
Augusto Buonicore foi um comunista e historiador que muito contribuiu para a compreensão da história das lutas sociais no Brasil. Foi um pesquisador e militante comprometido com superação das injustiças e opressões de todas as ordens. Este evento se realiza, também, em sua homenagem.
Organismo de Base dos Educadores do PC do B
Informações Gerais
Devido ao número de inscrições e preferências, o evento será realizado somente online por meio do link abaixo:
Haverá transmissão ao vivo pelo youtube!