O Herbário HUAM

O Herbário da Universidade Federal da Amazônia possui uma coleção com enfase na flora da Amazônia e recebe os visitantes com interesse na pesquisa botânica e treinamento dos alunos de graduação em técnicas de herborização e taxonomia. 

HISTÓRICO

O Herbário  da Universidade Federal do Amazonas – HUAM -  foi fundado pelas coletas realizadas no projeto "Levantamento Fitossociológico na Estação Ecológica de Anavilhanas –AM e Ilha de Maracá-RR" com o apoio do Convênio FUA/INPA/SUBIM Nº026/79, sob a Coordenação do Professor Alberto Knob e colaboração das biólogas Otávia Cunha dos Santos e Maria Rosalba da Costa Bilby, em Novembro de 1979.  Nessa época o herbário foi temporariamente alocado em uma pequena sala do antigo Bloco D passando posteriormente para o Bloco E, onde atuava o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFAM. Porém, desde 2015 tem um amplo espaço no novo prédio do ICB.

O Herbário foi criado para dar apoio aos projetos coordenados pelos professores da área de botânica e para dar apoio didático às disciplinas ministradas para os cursos de Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Engenharia Florestal, Agronomia e Farmácia.  Atualmente, além dessas disciplinas apoia também os Cursos de Engenharia de Pesca, Geologia, Química e alunos dos cursos de Pós-graduação da UFAM, que desejam depositar o testemunho dos seus trabalhos científicos.

A coleção está Credenciada como Instituição Fiel Depositária junto ao CGEN e é relacionada ao Departamento de Gestão do Patrimônio Genético e Conhecimentos Tradicionais da PROTEC - UFAM, que tem a atribuição de auxiliar os curadores na gestão das coleções biológicas. 

1979 a 1981 - Levantamento Fitossociológico na Estação Ecológica de Anavilhanas –AM e Ilha de Maracá-RR;

1987 a 1989 - Programa de Resgate e Aproveitamento Seletivo da Flora da Usina Hidrelétrica de Balbina;

1991 a 1995 - Levantamento Florístico e Entomo-Herpetológico de Cinco Clareiras no Campo Petrolífero de Urucu” e “Levantamento Florístico de Áreas Destinadas às Clareiras de Perfuração/Produção no Campo Petrolífero de Urucu”;

1998 a 1999 - Coletas por bolsistas do “Projeto Trilhas do Campus da UFAM”  através do Programa Trainees, coordenado pelo Prof. Dr. Antônio Carlos Webber e Prof. Dr. Marcelo Gordo;

2004 a 2006 - Faz parceria com o Projeto “Potenciais Impactos no Transporte de Gás e Óleo da Amazônia” PIATAM/tema flora, principalmente em vegetação de várzea;

2007 a 2018 - Coletas dos estagiários do Projeto "Revitalização do Herbário da Universidade Federal do Amazonas" pelo extinto programa Bolsa Trabalho.

Em maio de 2012 -  O Herbário contou com uma força tarefa do pesquisador Mike Hopkins  curador do Herbário INPA, para a fotografia e informatização, no programa BRAHMS, de mais de 5000 exemplares. 

Em maio de 2017 - O Herbário foi registrado no Index Herbariorum, sob o acrônimo HUAM. A inclusão de um herbário no Index Herbariorum exige a localização física, o endereço da Web, informações de contato e áreas de especialização do pessoal associado, além do número mínimo de cinco mil espécimes depositados no acervo. Estas informações são disponibilizadas livremente a todos os cientistas, sendo uma forma de reconhecimento internacional da coleção biológica.  Além disso o HUAM também está associado a Rede Brasileira de Herbários.

Em outubro de 2017 - Realização de minicurso de técnicas de coleta, herborização e herbário para a XXX Semana da Biologia SEMBIO da UFAM - Acesse as fotos do curso!

Em novembro de 2018 - Realização de minicurso para a IX Semana de Ciências Naturais. Profa. Fernanda Cabral e Bióloga Deisy Saraiva.

Em novembro de 2019 -  Comemoração dos 40 anos do HUAM!

Em janeiro de 2020 - Início do Projeto  Revitalização e Digitalização do acervo HUAM EDITAL Nº 008/2019 – COLEÇÕES BIOLÓGICAS/MUSEUS

Em Setembro de 2021 - Inicia o primeiro evento de Extensão para popularização da botânica! O SETEMBRO BOTÂNICO!

Em 2022, 2023 e 2024 - Workshop Digitalizando Coleções Científicas (Edição 2024)

Galeria de Curadores

Curadora

Bióloga Maria Rosalba Bilby

2007- Atual

Curador

Prof. Dr. Jefferson da Cruz

2003-2007

Curador

Prof. Dr.  Antonio Webber

1996-2003

Fundador e Curador

Prof.  Alberto Knob

1979-1996

Subcuradora

Profa. Dra. Maria Anália Duarte de Sousa

2018-Atual

Subcurador

Prof. Dr. Jefferson da Cruz

2015-2018

Subcuradora

Profa. Dra. Veridiana Scudeller

2013- 2015

OBJETIVOS

Logo e Planta símbolo

Até 2021, o herbário utilizava uma logomarca inspirada na da sua instituição mantenedora, a UFAM. Porém, após o Setembro botânico em 2021, a coleção adotou a Matisia cordata Bonpl., vulgarmente conhecida como Sapota-do-solimões, como sua planta símbolo. 

Esta planta símbolo foi escolhida não apenas por suas características visuais distintas, mas também devido ao profundo significado cultural associado. Seus frutos, apreciados por sua beleza, sabor doce e versatilidade na culinária local, têm um lugar especial nas tradições e na alimentação das comunidades amazônicas. Sua presença na cultura alimentar não só destaca sua importância como recurso alimentício, mas também reforça os laços entre as pessoas e a natureza ao seu redor.

Foi a partir deste evento que também se adotou a nova logomarca para o HUAM, retratando uma exsicata da Matisia cordata, cuidadosamente envolta por mãos acolhedoras. Essa representação transmite a ideia de cuidado e respeito pela rica biodiversidade amazônica preservada pelo herbário. As mãos representam o trabalho dedicado dos profissionais do herbário na preservação da flora amazônica, enquanto a exsicata simboliza a riqueza e a diversidade de espécies vegetais cuidadosamente catalogadas e estudadas. 

INFRAESTRUTURA

O herbário, vinculado ao Departamento de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (Campus Universitário, Setor Sul, Manaus), está localizado no térreo do Bloco ICB I, nas salas 9 e 11.

A sala 9 conta com uma área de 80m² (8x10m), abriga a coleção do HUAM. Essa coleção inclui 45 armários de aço estáticos, onde são armazenadas as coleções de exsicatas, xiloteca e carpoteca e um armário estático de aço destinado coleção de tipos nomenclaturais. A sala dispõe de 8 mesas de granito para o manuseio das amostras. Entre os equipamentos eletrônicos, há uma estação fotográfica com câmera, computador e estúdio fotográfico, além de dois computadores, três laptops e uma impressora. Também estão disponíveis duas lupas e um microscópio. O ambiente é climatizado por três aparelhos de ar-condicionado e dois desumidificadores.

A sala 11 inclui uma copa de 3,2x3,5m, uma sala de montagem de 3,5x5,8m, uma sala de duplicatas e a Curadoria de 3,5x4m, todas com 3,5m de altura. Essas salas abrigam a coleção úmida e a biblioteca. E estão equipadas com mesas de granito para manuseio e processamento do material, freezer para descontaminação de amostras, armários de aço e prateleiras de madeira para armazenamento de materiais de campo e montagem. Há dois computadores e uma impressora para processamento de dados. Estes ambientes são climatizados por três aparelhos de ar-condicionado. 

A coleção (sala 9) e as salas de preparação e curadoria (sala 11) são interligadas por uma porta interna.

O herbário conta ainda com uma sala externa de 2,80x3,40m com uma estufa elétrica e uma estufa de lâmpadas para preparação e secagem de materiais botânicos.

As instalações do ICB são protegidas patrimonialmente, com rondas realizadas por seguranças terceirizados. A segurança contra incêndio é garantida por um sistema de extintores e mangueiras anti-incêndio instalados externamente às salas 9 e 11. Além disso, produtos químicos e inflamáveis são armazenados em salas separadas, garantindo a segurança da coleção.



ATRIBUIÇÕES E PROCEDIMENTOS

O seguinte fluxograma mostra nas caixas AMARELAS as procedimentos executados pela equipe do Herbário HUAM. As caixas BRANCAS são relacionadas as atividades que a equipe do HUAM treina e instrui, mas não tem a obrigação de executar.  A equipe do herbário conta com somente dois técnicos e por isso não é capaz de se comprometer com tais atividades.

As atividades de informatização e digitalização estão sendo paulatinamente executadas dentro do Projeto de Revitalização e Digitalização do Acervo do Herbário da Universidade Federal do Amazonas - HUAM do Edital FAPEAM 008_2019.

O número de registro ou tombamento de uma coleta só ocorre se as condições da exsicata estiverem de acordo com o padrão do herbário e as informações da coleta estiverem informatizadas.