História da Música

ENCONTRE AQUI A SUA MÚSICA

A música nada mais é que a arte de combinar harmoniosamente os sons afim de torna-los expressivos, podendo desta maneira variar suas características de acordo com a cultura e sociedade onde ela se encontra.

A música surgiu a milhares de anos, tendo indícios de que era produzida desde a pré-história através dos sons dos movimentos corporais acompanhados por sons vocais como uma forma de completar a possessão do animal na sua essência, ou seja sua alma, provavelmente como consequência da observação e reprodução dos sons da natureza. Com o surgimento da música os humanos procuraram respostas sobre que não entendiam, fazendo surgir crenças espirituais e posteriormente religiões, desta maneira a música tornou-se para algumas culturas um meio de se relacionar com o divino, pois acreditavam que os sons haviam sido dados por uma divindade, porém há uma correspondência direta com o cosmos e com o movimento dos planetas, surgindo desta maneira as primeiras lendas sobre a sua origem.

Há vestígios de uma flauta feita de osso que data o ano de 60.000 a.C. e harpas e liras do ano de 3.000 a.C. na Mesopotâmia.

A palavra Música é de origem grega e vem de musiké téchne, a arte das musas, na Grécia Antiga apenas a música e a poesia eram consideradas manifestações artísticas da maneira como as compreendemos atualmente

DESDE O SEU SURGIMENTO ATÉ OS DIAS ATUAIS, A MÚSICA PASSOU POR MUITOS ESTÁGIOS, ESTILOS E GÊNEROS

ANTIGUIDADE

Os primeiros textos apresentam a música como atividade ligada à magia, à saúde, à metafísica e até à política das civilizações, tendo papel frequente em rituais religiosos, festas e guerras. As cosmogonias de várias destas civilizações possuem eventos musicais relacionados à criação do mundo e suas mitologias frequentemente apresentam divindades ligadas à música.

http://4.bp.blogspot.com/-bd-53w5y1hQ/VCdxuJejy5I/AAAAAAAABhw/WynsQ0X_cCM/s1600/manesse_music.jpg

IDADE MÉDIA

A música esteve ligada, principalmente, à religião (cristianismo) e a Igreja Católica. Os principais temas musicais desse período estiveram relacionados a passagens bíblicas, vida de santos, rezas e orientações religiosas. Geralmente, essas músicas eram tocadas em igrejas e nos mosteiros

https://gizmodo.uol.com.br/wp-content/blogs.dir/8/files/2015/01/9018484719_39860ff36a_k2.jpg

MODERNIDADE

Música moderna é o nome que se dá às tendências musicais que surgiram durante o período da primeira metade do século XX, após o romantismo, e que possuem caráter quase exclusivamente experimental. Entre essas tendências incluem-se o impressionismo, o expressionismo, o dodecafonismo, o atonalismo, entre outras.

https://independente.sfo2.digitaloceanspaces.com/2017/05/musica-e-ciencia-696x301.jpg

CONTEMPORANEIDADE

Música contemporânea é a música dos séculos 20 e 21, feita após o movimento impressionista e os vários nacionalismos. Pode-se dizer ainda que músicas contemporâneas são aquelas cujo compositor se encontra ainda vivo na época do locutor. Não há uma tendência uniforme na música contemporânea.

CRIADO POR LEONARDO BORGES E IGOR IGLESIAS