Bisonte Magdaleniense polícromado, Museu Nacional e Centro de Pesquisas de Altamira, Cantabria, Espanha.
O que vais aprender no subdomínio 2, ao nível de conhecimentos, capacidades e atitudes?
Distinguir o modo de vida das comunidades recoletoras do das comunidades agropastoris, nomeadamente das castrejas;
Compreender que o processo de sedentarização implicou uma maior cooperação interpessoal, criando as bases da vida em sociedade;
Identificar os povos que se instalaram na Península Ibérica, relacionando esse fenómeno com a atração exercida pelos recursos naturais;
Aplicar o conceito de fonte histórica, partindo da identificação de vestígios materiais;
Identificar/aplicar os conceitos: utensílio, recoleção, nómada, sedentário.
Síntese esquemática
(Para uma melhor visualização e uso, clica na seta do canto inferior direito)
Vocabulário histórico e geográfico
Agricultura; Anta (ou dólmen); Arqueologia; Arte megalítica; Arte parietal; Arte rupestre; Atividade económica; Biface; Bronze; Caçadores-recoletores; Castro; Cestaria; Colónia; Comunidade agropastoril ; Comunidade recoletora; Comunidades de caçadores-recoletores, Cremação, Cromeleque, Cunhagem; Excedentes; Exportação; Feitoria(s); Fonte histórica; Megalítico; Menir; Monumento megalítico; Neolítico; Nómada(s); Nomadismo; Olaria; Paleolítico; Pastoreio; Pastorícia; Recoleção; Recolector; Recurso natural; Sedentário(s); Sedentarismo; Sílex; Tecelagem; Técnica de fumeiro; Utensílio; Víveres.
Procura, no Glossário Histórico, o significado do vocabulário relacionado com este subdomínio (a preto), bem como dos conceitos mais importantes (a vermelho).
Áudio resumo
Acede ao resumo sobre o tema "Primeiros povos na Península", 5:16 m
Entrevistas a personagens da História e Geografia de Portugal com recurso à Inteligência Artificial
Aprende a utilizar as tecnologias ligadas à Inteligência Artificial, de forma autónoma e de acordo com os teus objetivos de pesquisa. Ao dialogares com uma determinada personagem histórica, terás oportunidade de conhecer a sua época a partir do seu ponto de vista.
Para saberes mais:
Visita o Museu e o Parque Arqueológico do Vale do Côa:
O Parque Arqueológico do Vale do Côa e o Museu do Côa são um recurso pedagógico importante para escolas de todos os graus de ensino. Os conteúdos abordados são relevantes para as várias áreas do saber. Os Serviços Educativos da Fundação Côa Parque desenvolvem várias actividades em oferta e a transmissão do conhecimento aos diversos públicos escolares.
Visita o Portal do Arqueólogo:
Disponibilizam-se aqui informações sobre um conjunto de sítios arqueológicos visitáveis, que foram selecionados pelas suas condições de conservação, importância histórico-cultural e enquadramento paisagístico. Na seleção destes sítios arqueológicos privilegiaram-se as condições de acesso e a informação disponível no local.