Serviço da Mala-Posta entre Lisboa e Coimbra, século XIX, pintura de José Pedro Roque.
Vocabulário histórico e geográfico relacionado com o subdomínio 12
Alternância de culturas – no mesmo terreno que antes ficava em pousio um ou mais anos, cultivavam-se, agora, batatas, hortaliças ou legumes, que não desgastam tanto a terra.
Americano – carro de transporte público, puxado por duas ou mais parelhas de mulas ou cavalos e que se deslocava sobre carris.
Analfabeto – pessoa que não sabe ler e nem escrever.
Apregoar – anunciar publicamente, e em voz alta, o que está a vender. Os vendedores ambulantes percorriam as ruas a “apregoar” os seus produtos, de forma cantada, tentando atrair a clientela.
Baldio – terreno por cultivar e que pertence à comunidade.
Banheiros – indivíduos que nas praias, ensinavam a nadar e a dar mergulhos, auxiliando as crianças e os adultos mais receosos do mar.
Brasileiros (abrasileirados) – nome dado aos emigrantes para o Brasil, que quando voltavam ricos às suas terras de origem, investiam em terras e casas luxuosas.
Caixa de rapé – pequenas caixas, de vários formatos, feitios e bolsas, onde se cheirava o rapé (tabaco moído), muito comum em todos os grupos sociais e géneros, geralmente nos cafés, salões ou ambientes privados.
Cartilha Maternal – obra de natureza pedagógica, escrita pelo poeta e pedagogo João de Deus, publicada em 1876, que servia como método de ensino da leitura às crianças.
Chora – carro de transporte público, de quatro rodas puxado por cavalos.
Crescimento da população – aumento do número de habitantes de um país ou de uma região, num determinado período.
Direito de morgadio – direito que o filho mais velho tinha de herdar todas as terras dos pais, evitando, assim, a fragmentação das propriedades.
Emigração – movimento da população que se desloca do seu país de origem para outro.
Esfolhada (desfolhada) – trabalho agrícola de retirar as folhas que cobrem as espigas dos cereais.
Estradas macadamizadas – sistema de pavimentação de estradas por meio de brita e saibro, que era recalcado com um cilindro.
Êxodo rural – saída das populações dos campos para as cidades.
Fontismo – período de governo de Fontes Pereira de Melo, que ficou conhecido pelo grande desenvolvimento na rede de transportes e comunicações do país.
Greve – interrupção voluntária do trabalho por parte dos trabalhadores, geralmente com o objetivo de reivindicar aumento de salários ou melhores condições de trabalho.
Indústria – atividade económica, surgida na Revolução Industrial, que tem como finalidade, transformar matérias-primas em produtos comercializáveis.
Indústria mecanizada – conjunto de atividades de produção e transformação de matérias-primas, utilizando as máquinas.
Indústria metalomecânica – uso de metais para fabricar ferramentas, instrumentos, alfaias agrícolas, gradeamentos, peças diversas para máquinas.
Indústria metalúrgica – aquela que faz a purificação e o tratamento de metais (ferro, cobre, aço).
Mala-posta (diligência) – serviço de transporte de passageiros e da mala do correio. Era uma carruagem fechada, puxada por duas parelhas de cavalos, que nos percursos longos, eram substituídos por outros, em estações preparadas para o efeito.
Manufaturas - produtos produzidos à mão, geralmente por artesãos que trabalhavam nas suas oficinas.
Mão de obra – conjunto de trabalhadores necessários para a execução de uma obra.
Máquina a vapor – máquina que transforma o vapor da água quente em energia.
Maquinofatura – produtos feitos à máquina, geralmente por operários nas fábricas. Caracterizavam-se por serem produzidos em série, em maior quantidade e a preços mais baixos.
Matéria-prima – substância ou material essencial à fabricação de um produto.
Mobilidade – facilidade de deslocação de pessoas de um lado para o outro. Na 2.ª metade do século XIX, o aumento da mobilidade deveu-se à modernização dos transportes.
Mobilidade social – possibilidade de mudança de pessoas de um determinado estrato social para outro mais elevado.
Mondar – arrancar as ervas nocivas junto dos cereais.
Morgadio – terras herdadas pelo filho mais velho (primogénito).
Numeramento – contagem da população portuguesa, efetuada desde o século XVI, até 1864. Estimava-se o número de habitantes a partir da contagem do número de fogos (casas) de uma localidade.
Operariado – novo grupo socioprofissional que surgiu no século XIX, formado pelos operários fabris. Como não possuíam nada, além da sua prole (filhos), também eram designados de proletariado.
Operário – trabalhador de uma fábrica.
Pasquins – jornais saídos da imprensa artesanal que falavam da desgraça alheia, muitas vezes, difamadores, em formato de panfleto ou manifesto, distribuídos nos cafés ou afixados em locais públicos.
Passeio Público – no século XIX, quando foi inaugurado, era um jardim público delimitado por um gradeamento, funcionando como local de encontro das pessoas, sobretudo aos fins de semana, para ouvir música, passear e conversar.
Penas corporais – penas físicas, como açoites e corte de membros, causando muita dor e sofrimento.
Pousio – período em que a terra fica a descansar, não sendo nada plantado e nem semeado, para que possa recuperar os nutrientes necessários.
Recenseamento (censo) – inquérito feito à população com a contagem do número de habitantes e recolha de dados (sexo, idade, naturalidade, estado civil, morada, profissão, etc.), para se obter um conhecimento real sobre a população.
Regeneração – movimento criado pelos governos liberais da 2.ª metade do século XIX, que se caracterizou pelo desenvolvimento e modernização do país.
Roda dos enjeitados – recolha e assistência de bebés e crianças abandonadas, geralmente, colocadas num cilindro giratório de madeira, colocado nas paredes exteriores do convento, para serem criados pelas freiras.
Telefone – sistema de telecomunicações capaz de transmitir som através de sinais elétricos e acústicos. No fim do século XIX, já havia rede telefónica em Lisboa e no Porto.
Telégrafo – meio de comunicação através de um conjunto de fios ou cabos elétricos, por onde era possível enviar mensagens através do código Morse.
Terra baldia – terra pertencente à comunidade e que geralmente não estava cultivada.