Sou Natural de São Paulo –SP, mora desde 1999 em Itajaí – SC. Cientista Social de formação onde estuda a Política da Criança e do Adolescente, Adolescência e Sociologia das Emoções. Também tem formação em Lisenced Master Practitioner em PNL. Sócio fundador do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Catarina – CEDECA-SC.
Atuo desde 2000 com formações, palestras e assessorias para a Rede dos Direitos da Criança e do Adolescente com foco para CMDCAS, Medidas Socioeducativas (formação e planejamento de rede), Educação (escolas, entidades e acolhimentos institucionais) atuando também com o tema Trabalho Infantil (formação e planejamento de rede).
Atualmente venho estudando sobre o tema emoções, (sociologia das emoções e pedagogia emocional) e lança seu novo curso com seus estudos e apontamentos.
Uma super palestra! Para pais, mães e responsáveis. Mas também para profissionais como professores(as), educador(a) social, técnicos de organizações governamentais e não governamentais. A palestra é uma grande “viagem” pelo “mundo” do adolescente. No conteúdo iremos falar sobre a fisiologia, a sociologia e também as conexões que faz o adolescente ser um adolescente. Para quem tem, ou trabalha com adolescente é muito importante esta palestra!
Qual é o papel do CMDCA? Nesta formação iremos falar da importância do CMDCA para o Sistema de Garantia dos Direitos. Como fazer uma boa reunião, como realizar controle social, as comissões e FIA. Para quem é do CMDCA, esta é a formação tem que chegar até seu município.
O que é ser um(a) educador(a) social? Neste curso iremos falar muito sobre isso. Refletindo sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente, conversando sobre disciplina, auto estima, e técnicas que ajudam a motivação do público atendido, o educador ou a educadora social que fará este curso terá uma nova visão e postura frente aos seu trabalho. Ideal para educadores sociais de acolhimento institucional, organizações não governamentais, educadores de CRAS, CREAS. Um super curso que quem é educador social não pode perder!
Este curso é voltado para professores e equipe técnica da educação. Um curso onde falaremos como literalmente trabalhar direitos humanos com crianças e adolescentes. Além de falar e sensibilizar os profissionais sobre como ser uma verdadeira autoridade em sala de aula ou no espaço educativo. Um curso cheio de informação, contextos, alegria e muita sensibilidade e afeto. Se o município precisa sensibilizar os professores e aperfeiçoar a didática no espaço educativo, este curso ajudará muito, pode ter certeza!
Esta formação é dividida em duas partes. Planejamento com o departamento competente responsável pela politica de erradicação do trabalho infantil no município, fazendo o planejamento dos eixos na qual o departamento deve atuar. A segunda parte é a formação com a rede sobre o tema trabalha infantil com o objetivo de definir (e acabar com mitos) o que é trabalho infantil, formas de identificação, encaminhamentos, etc. Se o seu município precisa atuar neste tema, o planejamento e a formação da rede irão trazer grandes mudanças!
Um sistema de proteção (formado por pessoas) precisa entender a sua função. Sem dar aula de curso de direito, mas falando sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, vamos falar com as organizações governamentais e não governamentais sobre as funções do ECA, as funções dos “atores” que compõe esse sistema. O município que tem dificuldade de trabalhar em rede, que percebe que precisa melhorar sua comunicação, precisa levar ter este curso.
Sabemos que a fase da adolescência é cheia de desafios! O Programa de Inteligência Emocional para Adolescentes é um super curso usando técnicas de Programação Neuro linguística (PNL). Um curso dinâmico cheio de interação, reflexões falando sobre liderança e temas ligados ao “mundo adolescente” como: família, amigos, estudo, namoro, profissão, e muito mais! Um curso que muda a vida do adolescente! Este curso pode ser voltado para alunos de escola, adolescentes que frequentam organizações não governamentais, que estão no CRAS ou no CREAS e também para adolescentes em acolhimento institucional.
Este é um curso que tem como objetivo aperfeiçoar o serviço das medidas socioeducativas em regime meio aberto do município. A formação é para a equipe técnica da assistência social e também para as organizações governamentais e não governamentais que recebem o(a) adolescente. O que é a medida? Como fazer na pratica o socioeducativo? Com muita informação e sensibilização iremos falar, dar exemplos e planejar ações para fazer a mudança do adolescente que cumpre sua medida. A cidade que precisa aperfeiçoar a sua rede em relação as medidas socioeducativas, precisa ter este curso.