Evolução do escudo do Jazz Foto:Logo-world.com
O Utah Jazz é uma franquia da conferência Oeste da NBA situada em Salt Lake City. O Jazz durante sua história acumulou dois vice campeonatos (1997 e 1998), mas ainda não conquistou títulos.
A franquia foi fundada em 1974 em New Orleans, e para homenagear a cidade, que é reconhecida como a capital mundial do Jazz, o nome escolhido foi New Orleans Jazz. A equipe durou seis anos na cidade, onde acumulou campanhas medianas e nenhuma participação em playoffs.
Afundado financeiramente e tendo sede em New Orleans, que era a cidade com o maior imposto dos Estados Unidos na época, os diretores decidiram que a cidade não era mais viável para o Jazz. A franquia foi parar em Utah, Salt Lake City, que já havia tido um time de basquete. Após a mudança, o comparecimento de público diminuiu bastante, devido ao marketing ruim na área.
Em dois drafts seguidos, o Utah Jazz selecionou John Stockton e Karl Malone, a dupla que mudaria a história da franquia. Na década de 90, com o novo técnico Jerry Sloan, o Jazz teve a melhor fase de sua história. Foram três Finais de conferência, e mesmo perdendo todas, a equipe foi se mostrando mais forte a cada ano. Stockton e Malone finalmente chegaram às Finais da NBA em 1997 e 1998, perdendo as duas para o Bulls de Michael Jordan.
Utah Jazz da época de 90 Foto:NBA.com
Markkanen e Clarkson são os principais nome do atual Jazz Foto:NBA.com