História
Evolução do escudo dos Kings Foto:Logo-world.net
O Sacramento Kings é uma franquia da conferência Oeste da NBA situada na Califórnia. Eles possuem um título da liga, conquistado em 1951, ainda como Rochester Royals.
A equipe entrou na liga em 1948, com o nome de Rochester Royals. Três anos depois, o Royals conquistaria seu primeiro e único título da história. Passado os anos, a franquia se mudou três vezes em menos de 30 anos, passando por Cincinnati, Kansas City, até se estabelecer em Sacramento no ano de 1986. O apelido também mudou, agora se chamavam Kings.
No início dos anos 2000, os Kings eram um dos melhores times da liga, atingindo seu máximo na temporada de 2002. O time titular era formado por Mike Bibby, Doug Christie, Peja Stojakovic, Chris Webber e Vlade Divac. Eram candidatos reais ao título. Superando Jazz e Mavs, a equipe chegou na Final da conferência Oeste, e o adversário era o Lakers de Kobe e Shaq.
A final foi marcada de muito equilíbrio e uma arbitragem tendeciosa a favor do time do Lakers, no jogo 6 que o time de Sacramento fecharia a série se vencesse, foram marcadas inúmeras faltas controversas contra o Kings, que fizeram o time perder o jogo e depois ser eliminado. Acabava ali o sonho do segundo título.
O Kings passou 16 anos sem ir aos playoffs, era o maior jejum da liga. Comandado pelo técnico Mike Brown - que foi eleito técnico do ano - o Sacramento Kings fez uma campanha maravilhosa para voltar aos playoffs em 2023. Apesar de cair na primeira rodada, a equipe voltou a ser competitiva e a esperança para um futuro melhor aumentou.
Foto:Sgclark.com
Rochester Royals campeão da NBA em 1951 Foto:NBA.com
Elenco da campanha histórica em 2002 Foto:NBA.com
Volta aos playoffs em 2023 Foto:NBA.com