Escudo dos Bulls Foto:Logo-world.net
O Chicago Bulls é uma franquia da conferência Leste da NBA, situada em Chicago, Illinois. Fundado em 1966, eles possuem seis títulos da NBA, todos na década de 90.
Os Bulls tiveram tanto sucesso durante os anos 90, que foram responsáveis por popularizar a NBA em todo o mundo. Eles são conhecidos por terem uma das maiores dinastias da liga, vencendo seis títulos da NBA entre 1991 e 1998. Todas as seis equipes foram lideradas por Michael Jordan, Scottie Pippen e pelo técnico Phil Jackson.
São a única franquia da NBA a vencer vários campeonatos e nunca perder uma série de Finais em sua história. Muitos especialistas e analistas consideram o Bulls de 1992 uma das maiores equipes da história.
Foto:Sgclark.com
Michael Jordan e o primeiro título do Bulls em 1991 Foto:NBA.com
Terceiro título consecutivo em 1993 Foto:NBA.com
Os seis títulos do Bulls Foto:NBA.com
O início dessa história começa em 1984, quando com a terceira escolha do draft, o Bulls seleciona Michael Jordan. O gerente geral Jerry Krause e o novo proprietário Jerry Reindorsf decidem reconstruir a franquia em torno de Jordan. Logo no seu primeiro ano, ele leva a equipe de volta aos playoffs, sendo eliminado na primeira rodada. Com isso, Jordan leva o prêmio de novato do ano. O Bulls chegaria nos playoffs em todos os anos do final da década de 80, porém, sem sucesso de título. Caíram duas vezes para os Celtics e três vezes para o Pistons, esse último seu principal rival. Embora sem títulos, Jordan conquistou muitos prêmios individuais, liderando a liga em pontos e sendo eleito MVP em 1987.
Chega a década de 90, e com ela, uma troca que mudaria toda a história. O treinador Doug Collins foi substituído pelo assistente técnico Phil Jackson. Na temporada de 1991, os Bulls registraram 61 vitórias (recorde da franquia) e disputou os playoffs, onde venceu o Knicks na primeira rodada, derrotou o Philadelphia 76ers nas semifinais e eliminou o atual campeão Pistons nas Finais de Conferência Leste. Eles venceram as Finais da NBA em cinco jogos contra o Los Angeles Lakers, liderado por Magic Johnson.
Os Bulls conquistaram o bicampeonato na temporada de 1992, depois de conquistar outro recorde de vitórias com 67. Eles derrotaram o Miami Heat na primeira rodada, os Knicks na segunda rodada e o Cleveland Cavaliers nas Finais da Conferência Leste. Eles derrotaram o Blazers nas Finais da NBA.
Na temporada de 1993, os Bulls venceram o tricampeonato após derrotar o Hawks, Cleveland Cavaliers e Knicks nas três primeiras rodadas dos playoffs e o Phoenix Suns de Charles Barkley nas Finais.
Após o título de 93, Jordan se aposentou do basquete, devido ao assassinato do seu pai. Ele perdeu a vontade de jogar basquete e foi se aventurar no baseball, esporte que jogava na infância junto de seu pai. Durante um ano e meio, o Bulls foi liderado por Pippen, sendo derrotados em sete jogos na segunda rodada dos playoffs de 1994. A aventura de Jordan no baseball não deu certo, então, no final da temporada regular de 95, o Bulls ganhava um grande reforço. Jordan ajudou o time a se classificar para os playoffs. No entanto, os Bulls não conseguiram vencer o eventual campeão da Conferência Leste, Orlando Magic. Após essa temporada a franquia conseguiu uma troca pelo ala-pivô Dennis Rodman.
Os Bulls de 1996 foi o primeiro time da NBA a vencer 70 jogos ou mais. Jordan conquistou a tríplice coroa, vencendo os prêmios de MVP da NBA, MVP do All Star Game e o MVP das Finais. Krause foi nomeado Executivo do ano e Phil Jackson ganhou o Prêmio de Treinador do ano. Nos playoffs, a equipe triunfou sobre o Heat na primeira rodada, o Knicks na segunda rodada, o Orlando Magic nas finais da Conferência Leste e os Sonics nas Finais da NBA.
Na temporada de 1997, os Bulls derrotaram o Bullets, Hawks e o Heat nas três primeiras rodadas dos playoffs a caminho de vencer seu quinto título da NBA contra o Jazz.
O ano de 1998 foi de turbulência para os Bulls: muitos especularam que essa seria a última temporada de Michael Jordan com a equipe; o futuro de Phil Jackson com a equipe também foi questionável, pois seu relacionamento com o gerente geral da equipe, Jerry Krause, era de crescente tensão; Scottie Pippen estava procurando uma prorrogação significativa do contrato que ele achava que merecia. Apesar dessas turbulências, eles ainda tiveram uma temporada notável com um recorde final de 62–20. Michael Jordan seria nomeado MVP pela quinta e última vez.
Nos playoffs, os Bulls venceram o Nets, Hornets e o Pacers antes de vencer o Utah Jazz nas Finais da NBA, dando aos Bulls seu sexto campeonato em oito anos. Jordan seria nomeado MVP das Finais pela sexta vez em sua carreira e se aposentou pela segunda vez em 1999. Era o fim da dinastia.
Um dos maiores técnicos da história e reponsável por dirigir o Bulls nos seis títulos da franquia.
Maior jogador da história do basquete e maior nome da história do Bulls. Líder em jogos, pontos, rebotes e assistências da franquia. 5x MVP e 6x FMVP.
Grande parceiro de Jordan nos seis títulos do Bulls. Defensor nato e segundo maior nome da história da franquia.
Gerente geral do Bulls responsável por montar o time da dinastia dos anos 90.